Eventos

Não perca a oportunidade de participar no 45º Colóquio da Qualidade da APQ!
0
0
0
0
Dias
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Seg

Detalhes

Início

11 Nov 2021 – 09h30


Fim

11 Nov 2021 – 18h30


Local

Lisboa, LISPOLIS


Contacto

(+351) 214 996 210


Email

manuela.goncalves@apq.pt

O Colóquio da Qualidade, evento anualmente organizado pela APQ, vai realizar-se a 11 de novembro de 2021, data que este ano é convencionada internacionalmente como o Dia Mundial da Qualidade. Nesta que é a sua 45ª edição, o Colóquio tem como tema principal “A Qualidade na Era da Transformação Digital” e será realizada em formato híbrido – presencial em Lisboa, na LISPOLIS e com transmissão online.

Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais e debaterem temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional, neste que é um ano marcado por adversidades verdadeiramente excecionais, que impõem exigências acrescidas também aos profissionais da Qualidade.

Qual o papel da Qualidade no processo de transformação digital que está a acontecer? Quais são os últimos desenvolvimentos neste âmbito? As Ferramentas da Qualidade, como as conhecemos, são adequados para os contextos digitais? O que estão a fazer as organizações portuguesas no âmbito da Qualidade 4.0? Qual é a estratégia para a Qualidade 4.0, quer no contexto nacional quer internacional?

Estas e outras questões serão objeto de discussão e partilha, tratando-se de um evento aberto a todas as organizações e profissionais da área da Qualidade e Excelência, desde decisores de topo, gestores da Qualidade, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais e duradouros. Em simultâneo, aproveitam esta oportunidade para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e comprovar o seu impacto.

Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.

Não perca esta oportunidade!

.

Comissão organizadora

  • Paulo Sampaio (Chairman, Vice-Presidente da APQ)
  • Francisco Barroca (Vice-Presidente da APQ)
  • Marina Guerra (Vice-Presidente da APQ)
  • Odete Fernandes (Vice-Presidente da APQ)
  • Fernando Reis (Secretário-Geral da APQ)
  • Carla Cunha (Equipa APQ)
  • Sandra Vasconcelos (Equipa APQ)

Programa

 

09h30 Sessão de Abertura
  André de Aragão Azevedo (Secretário de Estado para a Transição Digital)
  António Mira dos Santos (Presidente do Instituto Português da Qualidade)
  Pedro Saraiva (Presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade)
10h00 Sessão Plenária – Taking Charge of Quality’s Direction in a Time of Turbulent Disruption
Gregory Watson (Expert in Quality, Reliability and Industrial Engineering) Apresentação
Moderador: Odete Fernandes
 
10h45 Pausa para café
11h00 Mesa Redonda – O papel da Qualidade na transformação digital das organizações portuguesas
  Carlos Ribas (Bosch)
  Luísa Neto (Instituto Nacional de Administração)
  Pedro Duarte (CIP, Conselho Estratégico para a Economia Digital)
  Moderador: Paulo Sampaio
12h30 Almoço livre
14h30 Sessão Plenária – Projeto  “Shift2Future”: Acelerar a Transição Digital das Empresas
  Júlia Tomaz (IAPMEI) Apresentação + Vídeo
  Moderador: Bruno Vieira
15h15 Sessão Plenária – Qualidade 4.0 na prática
  Qualidade Preditiva | Paulo Silva Nunes (Siemens, S.A. – Digital Industries)
  Transformação Digital Grupo EDA | Rui Andrade (Eletricidade dos Açores, S.A.) Apresentação
  O percurso do ISS, I.P. | Conceição Ferraz (Instituto da Segurança Social, I.P.) Apresentação
  Desafios e Oportunidades para a Qualidade na Era Digital | Ricardo Castelbranco (KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A.)
  Moderador: Francisco Barroca
16h15 Pausa para café
16h30 Sessões Paralelas:
  > Sessão Paralela 1 – Projetos de Melhoria (com streaming)
  Melhoria da performance das equipas de armazém através da implementação de uma cultura de melhoria Contínua/Kaizen | Ana Folgosa, João Cardoso, Marisa Miguel (Alliance Healthcare) Apresentação
  Intelligent Operations | Ricardo Henriques, André Jacques, Pedro Tavares (EDP Comercial) Apresentação
  Implementação de um sistema de tickets para Manutenções Curativas e Preventivas | Ana Mota, Nuno Pereira (LIPOR) Apresentação + Vídeo
  Otimização do Mizusumashi e Implementação do Sistema Kanban na Secção de Soldadura da Silencor | João Coutinho, Sara Ferreira (SILENCOR) Apresentação
   Telemetria Residencial da Herdade da Aroeira | Paulo Gonçalves, Jorge Marques, Paula Adão, Amílcar Saraiva (SMAS Almada) Apresentação
  Moderador: Marina Guerra
  > Sessão Paralela 2 – Dissertações de Mestrado | Teses de Doutoramento (sem streaming)
  Modelo para analisar o impacto da implementação dos sistemas de gestão no âmbito das normas ISO 9001 e ISO 14001  | Mónica Cabecinhas
  Desenvolvimento de um modelo preditivo de indicadores de desempenho em Sistemas de Gestão Integrada suportado em redes neurais artificiais | Fábio Freitas
  A Relação entre Qualidade e Inovação nas Empresas | Raíssa Heringer
  Monitorização, Deteção e Diagnóstico de falhas baseada em Redes Causais | Rodrigo Paredes
   A qualidade multidimensional e as medições da qualidade nas organizações | Catarina Cubo
  Moderador: Rui Ramos
17h30
Cerimónia de Prémios e Reconhecimentos – APQ Awards
18h00 Testemunho
  Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo
  Moderador: Pedro Saraiva
18h30 Sessão de Encerramento

Oradores

Gregory Watson

Gregory Watson

Expert in Quality, Reliability and Industrial Engineering

Is a past-President and Honorary Member of the International Academy for Quality (IAQ) and a past-President of the American Society for Quality (ASQ). He is a Fellow of ASQ, the Institute for Industrial and Systems Engineers, the Royal Statistical Society, and the International Statistical Institute. He has received the Georges Borel Medal from EOQ, the Deming Distinguished Service Award from the Union of Japanese Scientists and Engineers, and the Distinguished Service Medal from ASQ. He has been elected an Honorary Member by the national quality associations of seven countries who are members of the EOQ. Dr. Watson has published 12 books and over 600 articles, speeches, and videos.

Carlos Ribas

Carlos Ribas

Representante da Bosch em Portugal

Carlos Ribas é o representante da Bosch em Portugal, desde 1 de agosto de 2015, função que acumula com a administração da Bosch Car Multimedia em Braga. Nasceu em Portugal, mas viveu grande parte da sua vida no estrangeiro, nomeadamente na República do Congo, Bélgica, França, Japão e Estados Unidos. Formado em engenharia eletrónica, tem ainda formação em liderança e gestão global obtida no Japão e em ‘Global Leadership Executive’ pela Universidade de Carnegie Mellon, Pittsburgh, EUA. Começou a sua carreira na Hoechst, passou pela Yazaki e está na Bosch desde 2003. Depois de passar pela Bosch em Braga, estreou-se em outubro de 2010 como responsável da fábrica da Bosch em Mondeville, em França, dedicada à produção de componentes eletrónicos e mecânicos para a indústria automóvel. Tem sido orador frequente em diversos eventos e debates sobre inovação e investimentos em Portugal e membro de júris em teses de doutoramentos, inclusive no estrangeiro. As suas prioridades estratégicas passam pela permanente aposta na inovação e desenvolvimento de produtos altamente tecnológicos e pelo crescimento sustentado das atividades da Bosch em Portugal, nas três unidades de produção (Braga – Multimédia Automóvel, Aveiro – Termotecnologia e Ovar – Sistemas de Segurança) e área de serviços partilhados a partir de Lisboa. Para Carlos Ribas «assegurar o crescimento sustentado das atividades da Bosch em Portugal através da formação contínua dos colaboradores, da aquisição de competências e da criação de conhecimento, respeitando valores e preservando o meio ambiente, são as prioridades».
Júlia Tomaz

Júlia Tomaz

Direção de Capacitação Empresarial do IAPMEI

Júlia Tomaz, gere o Departamento de Valorização e Capacitação Empresarial do IAPMEI, sendo responsável pela implementação de iniciativas de reforço de competências junto do tecido empresarial, sob a marca “Academia de PME”.
Neste contexto, a temática da transição digital faz parte da agenda de capacitação, em colaboração estreita com as entidades da envolvente empresarial.
Luísa Neto

Luísa Neto

Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Nacional de Administração (INA)

Luísa Neto (Lisboa, 1971), Presidente da Comissão Instaladora do INA, I.P., é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e doutora e agregada em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde desde 1995 assegurou unidades curriculares na área do Direito Público nos vários ciclos de estudos, e é membro do Centro de Investigação Jurídico-Económica. Colabora com outras instituições científicas e universitárias nacionais e internacionais. Orientadora de várias teses de doutoramento e dissertações de mestrado, já concluídas e em curso. Membro de vários júris académicos, bem como de júris de seleção para acesso à magistratura, julgados de paz e de recrutamento para cargos de Direção intermédia na Administração Pública. Membro do painel de avaliação de concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia de bolsas de formação avançada (doutoramento e pós-doutoramento) em Ciências Jurídicas. Organizadora e oradora em variados seminários, conferências e colóquios nacionais e internacionais. Autora de várias publicações científicas de Direito Público, nacionais e estrangeiras. Na vida académica exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Diretora dos 2.º e 3.º Ciclos de Estudos em Direito da FDUP, Vice-Presidente do Conselho Científico da FDUP, Presidente do Conselho Pedagógico da FDUP, membro do Conselho de Representantes da FDUP, membro da Assembleia da UP e do Senado da UP. Exerceu, entre outras, as seguintes funções não académicas: membro do Conselho Pedagógico do Centro de Estudos Judiciários, designada por eleição da Assembleia da República; membro do Conselho Nacional de Saúde Pública; membro da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; advogada com inscrição (voluntariamente suspensa desde novembro de 2006) na Ordem dos Advogados.

Maria da Conceição Ferraz

Maria da Conceição Ferraz

Diretora do Gabinete de Auditoria, Qualidade e Gestão de Risco, do ISS, IP

Maria da Conceição e Sá Duarte Ribeiro Ferraz, licenciada em Direito pela UCP, Pós-Graduada em Relações Internacionais pelo ISCSP, exerceu funções como técnica superior do CRSSSLVT entre 1997 e 2001, data em que ingressou no ISS, I.P. No ISS, I.P, para além de funções técnicas, coordenou as áreas de Ilícitos Criminais, de Contra-Ordenações, de Verificação de Incapacidades e Conselho Médico, órgão que preside desde 2004. Detentora de formação específica para dirigentes, entre 2004 e 2007 dirigiu o Gabinete de Avaliação Procedimental e Normativa. De 2007 a 2012 foi diretora do Gabinete de Qualidade e Auditoria. Desde 2012 exerce funções como diretora do Gabinete de Auditoria, Qualidade e Gestão de Risco deste Instituto. É titular de formação específica na área do Controlo Interno, Gestão de Risco, Gestão e Prevenção da Fraude e Corrupção, bem como em Qualidade e Auditoria, incluindo Especialização nestas áreas. Integrou/coordenou grupos de trabalho e equipas de projeto no ISS, I.P, ou em sua representação. Formadora e preletora em diferentes matérias, com particular relevância em Ética, Prevenção de Riscos, Auditoria Interna, Proteção de Dados, e Gestão da Qualidade.
Paulo Silva Nunes

Paulo Silva Nunes

Head of Digital Industries Customer Services da Siemens, S.A.

Paulo Nunes é o responsável pela área de negócio Customer Services desde Janeiro de 2021, onde se inclui a área de engenharia de automação a qual liderou desde 2014. Engenheiro eletrotécnico, com pós-graduação em Gestão de Energia, certificação em Gestão de Projetos, tem ainda formação em Gestão Financeira, Gestão de Negócios e Recursos Humanos. Iniciou a sua carreira na área técnica de comissionamento de sistemas de comando e controlo de instalações de produção, transporte e distribuição de energia, instalações ferroviárias e instalações industriais com experiência internacional, nomeadamente na Alemanha e Macau. Desde 2002 está ligado à área da Gestão de Projetos e de Recursos Humanos. O seu objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipa com vista aos grandes desafios atuais da indústria, de forma a proporcionar serviços de elevado valor acrescentado para os clientes Siemens através da automatização e digitalização de processos.
Pedro Duarte

Pedro Duarte

Presidenete do Conselho Estratégico da Economia Digital da CIP

Pedro Duarte é licenciado em Direito (Católica), MBA (Católica Porto Business School) e Mestrado em “Economia Internacional e Estudos Europeus” (ISEG - Universidade de Lisboa). É atualmente doutorando em Estudos de Desenvolvimento (ISEG, com conclusão prevista no ano letivo 2020/2021). Auditor do Curso de Defesa Nacional, tendo concluído o Programa de «Cibersegurança e Gestão de Crises do Ciberespaço» (Instituto de Defesa Nacional). Lidera o Departamento de «Corporate, External & Legal Affairs» da Microsoft Portugal desde junho de 2011 e integra o European Government Affairs Team na Microsoft. Foi membro eleito do Parlamento Português (1999-2011), membro da Assembleia Parlamentar da NATO e Secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional. Foi Diretor Nacional da primeira campanha Presidencial do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa (2016). É Presidente da Assembleia-Geral da ASSOFT (Associação Portuguesa de Software), Membro da Direção da Câmara de Comércio Americana em Portugal e, desde janeiro de 2018, preside ao Conselho Estratégico da Economia Digital da CIP.

Ricardo Castelbranco

Ricardo Castelbranco

Diretor da Qualidade do Grupo Kirchhoff

Ricardo Castelbranco, Licenciado em Engenharia Física, Pré-Bolonha, pela Universidade de Aveiro. Pós-graduado em Engenharia da Qualidade pelo ISQ. Desempenhando presentemente funções como Director da Qualidade do Grupo KIRCHHOFF-Automotive, para a Região Europa-Ásia. Anteriormente, Director de Engenharia e Qualidade no mesmo Grupo, para as suas Unidades em Portugal. Experiências profissionais anteriores incluem responsabilidades nas áreas da Direcção de Engenharia, da Engenharia do Processo, e da Engenharia da Qualidade, noutros Tier1’s da área de estruturas de assentos para automóveis.

Inscrições

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL*
1ª inscrição 2ª inscrição Inscrições Adicionais
Associado Coletivo Escalão 0 50€ | 75€ 40€ | 60€
Escalão 1 50€ | 75€
Escalão 2 50€ | 75€
Escalão 3 Gratuita 50€ | 75€ 40€ | 60€
Associado Individual 50€ | 75€*
Associado Desempregado 40€**
Não Associado 100€ | 150€*

*Campanha Especial Participação Presencial – válida até 15 de Outubro – 33% de desconto nas inscrições presenciais (não acumulável com outros descontos já em vigor).

>> Inscrições participação PRESENCIAL

PARTICIPAÇÃO ONLINE Inscrições Gratuitas Inscrições Adicionais
Associado Coletivo Escalão 0 1 Inscrição 30€
Escalão 1 3 Inscrições
Escalão 2 5 Inscrições
Escalão 3 7 Inscrições
Associado Individual 30€*
Associado Desempregado Gratuito**
Não Associado 60€*

>> Inscrições participação ONLINE.

NOTA 1: As inscrições gratuitas não são acumuláveis.
NOTA 2: Só os Associados com quotas em dia poderão usufruir dos preços especiais de Associado APQ.

* Caso seja estudante tem desconto de 50% (Mediante envio por e-mail de documento comprovativo da situação de estudante e comprovativo de pagamento).

** Mediante apresentação de documento que comprove a situação de desemprego.

A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.

Modalidades de Patrocínio

PLATINA | 4000€ + IVA

  • 5 inscrições presenciais + 15 inscrições gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de 1 página na Revista Qualidade
  • Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 40 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 28 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o
    site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

OURO | 2500€ + IVA

  • 3 inscrições presenciais + 12 inscrições gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da
    organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 30 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 21 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista
    Qualidade e em outros meios de comunicaçã
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

PRATA | 1000€ + IVA

  • 2 inscrições presenciais + 8 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da
    organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • 14 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

BRONZE | 500€ +IVA

  • 1 inscrição presencial + 4 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 7 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido de 11 de Novembro de 2021 até final de 2022.

Galeria

Patrocinadores


PATROCINADORES

Platina

Ouro

Prata

Bronze

APOIOS