Organismo de Normalização Setorial (ONS/APQ)

A APQ foi reconhecida pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo com funções de Normalização Setorial no domínio da Garantia da Qualidade em 1986, coordenando atualmente 5 Comissões Técnicas.

Iniciou esta atividade com a coordenação da Comissão Técnica (CT) 80 – “Garantia da Qualidade”, criada em 1981 e até então coordenada pelo IPQ. A natureza das atividades desenvolvidas e o teor dos assuntos que vinham sendo tratados levaram a que, em 1992, fosse proposta e aceite a alteração do domínio do ONS/APQ e, consequentemente o âmbito da CT 80 para “Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade”, em consonância com as discussões que se desenvolviam, no plano internacional, quanto ao aprofundamento dos conceitos ligados à Qualidade.

Em finais de 1998, a APQ viu o seu âmbito como ONS alargado ao domínio da Acreditação com a criação da CT 147 “Critérios de Avaliação de Entidades”, em 2009 ao domínio da Gestão do Risco com a criação da CT 180 “Gestão do Risco” e, em fevereiro de 2015, ao domínio da Segurança nas Organizações e na Sociedade, com a criação da CT 195. Em Dezembro de 2018, o âmbito do ONS/APQ foi novamente alargado ao domínio da Governação das Organizações, com a criação da CT 213.

Qualquer uma destas Comissões Técnicas coordenadas pelo ONS/APQ é uma referência nacional no domínio da normalização, uma vez que desenvolvem atividades de relevância indiscutível para as organizações portuguesas, independentemente do setor de atividade.

Todas as Normas em vigor no âmbito destas Comissões Técnicas podem ser consultadas no Catálogo de Normas do IPQ.

Organigrama do ONS/APQ