Transformar-se não é uma opção, é uma necessidade!

Desde a sua criação que o Modelo EFQM tem sido uma referência para as organizações desenvolverem uma cultura de melhoria e inovação. Agora, o novo modelo EFQM (versão 2020) foi reinventado para ajudar as organizações a gerirem as mudanças, a impulsionarem o desempenho e a prepararem-se para o futuro.

Ajudamos a prepará-lo para o Futuro, saiba como!

A APQ desenvolveu um Programa de Formação|Ação que visa apoiar as organizações reconhecidas (ou simplesmente orientadas pelo Modelo de Excelência da EFQM 2013) que pretendem transitar para o novo Modelo EFQM 2020.

Não se trata de um Programa estanque mas apenas um Guia Orientador a partir do qual desenhamos conjuntamente com a organização um Programa Final à medida das suas necessidades:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO | AÇÃO DE APOIO NA  TRANSIÇÃO PARA O NOVO MODELO EFQM 2020

Objetivos do Programa

No final do Programa os participantes estarão aptos a:

  • Conhecer o novo Modelo EFQM 2020 e as principais diferenças face à versão 2013.
  • Compreender os temas estruturantes do novo Modelo e identificar o perfil da organização.
  • Identificar os Gaps existentes face à versão do Modelo EFQM 2020.
  • Identificar e caracterizar as partes interessadas e os fatores chave de sucesso e de risco no ecossistema.
  • Compreender a necessidade de combinar o pensamento e ação de longo prazo com a gestão de curto prazo.
  • Planear e avaliar o processo de transição para o novo Modelo EFQM 2020.
  • Compreender a medição / ação inerente ao processo de transformação da organização.

Empresas Alvo

  • Empresas reconhecidas pelo Modelo 2013 (atualmente ou no passado) e que pretendam renovar o reconhecimento pelo Modelo 2020
  • Empresas não reconhecidas mas orientadas pelo Modelo 2013 e que pretendam transitar para o Modelo 2020

Fases do Programa

O Programa é constituído por 3 fases, cada uma das quais constituída por um ou mais workshops:

  • Aprendizagem e Diagnóstico
  • Dos conceitos para a ação
  • Da ação para a transformação

1. Aprendizagem e diagnóstico (Duração estimada: 2,5 dias)

  • Workshop 1: Formação no Modelo EFQM 2020
  • Workshop 2: Perfil da Organização nos temas estruturantes (cultura, liderança, transformação e performance, flexibilidade e adaptabilidade, futuro)
  • Workshop 3: Análise de Gap – prática simulada
Workshop 1 Objetivos Gerais: Dar a conhecer o novo Modelo EFQM 2020 e as principais diferenças face à versão 2013.
Destinatários: Gestão de Topo, Direção, Chefias intermédias e Equipas de Melhoria.
Workshop 2 Objetivos Gerais: Sensibilizar para os temas estruturantes do novo Modelo e identificar o perfil da organização.
Destinatários: Gestão de Topo, Direção, Chefias intermédias e Equipas de Melhoria.
Workshop 3 Objetivos Gerais: Treinar os formandos na identificação de Gaps existentes através de um exercício de prática simulada de avaliação da organização (por exemplo, com base no seu último Relatório de Gestão e/ou Relatório de Feedback).
Destinatários: Equipas de Melhoria que gerem os planos de melhoria e dinamizam os processos de autoavaliação e de transformação organizacional.

2. Dos conceitos para a ação (Duração estimada: 1,5 dias)

  • Workshop 4: Caracterização do ecossistema na Organização
  • Workshop 5: A transformação e a gestão da mudança suportados na abordagem com o modelo EFQM 2020
  • Workshop 6: O caminho para a Excelência – roteiro adaptado à organização
Workshop 4 Objetivos Gerais: Identificar e caracterizar as partes interessadas e os fatores chave de sucesso e de risco no ecossistema de cada organização.
Destinatários: Direção, Chefias intermédias e Equipas de Melhoria.
Workshop 5 Objetivos Gerais: Compreender a necessidade de combinar o pensamento e ação de longo prazo (dos programas de transformação) com a gestão de curto prazo (para obter resultados).
Destinatários: Direção, Chefias intermédias e Equipas de Melhoria.
Workshop 6 Objetivos Gerais: Treinar os formandos na avaliação e no planeamento do processo de transição para o novo Modelo EFQM 2020
Destinatários: Equipas de Melhoria que gerem os planos de melhoria e dinamizam os processos de autoavaliação e de transformação organizacional.

3. Da ação para a transformação (Duração estimada: 1 dia)

  • Workshop 7: Como avaliar: alinhamento e medição / ação do processo de transformação e de gestão da mudança suportado no modelo EFQM 2020
Workshop 7 Objetivos Gerais: Dar a conhecer o novo Modelo EFQM 2020 e as principais diferenças face à versão 2013.
Destinatários: Gestão de Topo, Direção, Chefias intermédias e Equipas de Melhoria.

Para obter mais informações ou solicitar uma proposta, não hesite em contactar a APQ através do e-mail formacao@apq.pt.