Foi publicada pelo IPQ, no passado dia 15 de fevereiro, a versão portuguesa da norma “ISO 22136 – Segurança e resiliência – Resiliência organizacional – Princípios e atributos“. Esta norma estabelece os princípios e fornece orientações para potenciar a resiliência organizacional das organizações através da antecipação e gestão dos riscos e vulnerabilidades a que estas se encontram expostas.

A resiliência organizacional é a capacidade de uma organização para absorver e adaptar-se num ambiente em mudança, permitindo-lhe atingir os seus objetivos e sobreviver e prosperar. Organizações mais resilientes podem antecipar e responder a ameaças e oportunidades decorrentes de mudanças repentinas ou graduais do seu contexto interno e externo. Reforçar a resiliência pode ser uma meta organizacional estratégica e é o resultado de boas práticas de negócio e duma eficaz gestão do risco” – NP ISO 22316: 2021

A Comissão Técnica responsável pela elaboração da versão portuguesa deste documento é a CT 195 «Segurança nas organizações e na sociedade», cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa para a Qualidade (ONS/APQ).

Poderá adquirir este documento no site do IPQ.

Associados APQ têm 10% desconto na aquisição de normas