Foi recentemente publicada a Norma NP EN ISO 20387:2022 “Biotecnologia. Biobanco. Requisitos gerais para as atividades do biobanco”.

A Comissão Técnica responsável pela elaboração da versão portuguesa deste documento é a CT 147 – Critérios de avaliação de entidades, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa para a Qualidade (ONS/APQ).

Este Documento especifica os requisitos gerais de competência, imparcialidade e funcionamento consistente dos bancos do material biológico incluindo requisitos de controlo de qualidade para assegurar a qualidade apropriada do material biológico e da coleção de dados. É aplicável a todas as organizações que realizam atividades de armazenamento de matéria biológico, incluindo material biológico derivado de organismos multicelulares (exemplo, humano, animal, fungos e plantas) e microrganismos para investigação e desenvolvimento.

É utilizado para confirmar ou reconhecer a competência dos bancos do material biológico pelos seus clientes, autoridades regulamentadoras, organizações e esquemas que utilizam avaliação entre pares, organismos de acreditação e outros. Não se aplica a material biológico utilizado na produção de géneros alimentícios e alimentos para animais, laboratórios que realizam análises para a produção de géneros alimentícios e alimentos para animais e/ou para uso terapêutico.

Poderá adquirir este documento no site do IPQ.

Associados APQ têm 10% desconto na aquisição de normas