A pandemia que o mundo enfrentou, durante o ano de 2020, fez com que a palavra resiliência tenha entrado no léxico de todas as empresas, de todas organizações e da sociedade em geral. A capacidade de resposta perante um evento disruptivo deste género foi um fator de grande relevo para a forma como todos lidamos com os impactos negativos associados à pandemia e para a sustentabilidade e continuidade das organizações.

Durante o ano de 2020 foi publicada, pelo IPQ, a revisão de duas normas que constituem uma excelente ferramenta de orientação e suporte para a garantia da continuidade do negócio e para a resiliência das organizações:

– NP EN ISO 22300: 2020 – Segurança e resiliência – Vocabulário;

– NP EN ISO 22301: 2020 – Segurança e resiliência – Sistemas de gestão da continuidade do negócio – Requisitos.

O processo de revisão destas normas (publicadas pela ISO em 2019), no seio do Technical Committee da ISO “TC 292 Security and Resilience”, contou com a participação ativa da CT195, nomeadamente através dos diversos contributos enviados e da participação de peritos da CT195 nos trabalhos de revisão. Após a publicação destas duas normas pela ISO, a CT195 efetuou a sua tradução para português assegurando, desta forma, a transposição das mesmas para o sistema normativo nacional.

David Martins, 30/12/2020