FORMAÇÃO
Enquadramento
Num mundo progressivamente interligado, dinâmico e complexo, com as inerentes perturbações significativas, multifacetadas e de origem diversa, ao normal funcionamento das empresas e da sociedade, o desenvolvimento de uma adequada capacidade das organizações para lidar com incidentes e crises tende a ser cada vez mais relevante para o seu sucesso sustentado. Adicionalmente, a rápida difusão de notícias e a correspondente necessidade de uma atempada e proativa gestão da comunicação, frequentemente determinante no desenrolar e desfecho de uma crise, não tende a coadunar-se com faltas de preparação individual e em equipa. Por forma a ajudar as organizações na conceção e desenvolvimento continuado da sua capacidade de gestão da crise, foi recentemente publicada a norma ISO 22361, em cujo desenvolvimento a CT195 (no âmbito da APQ) esteve ativamente envolvida desde o início. Neste contexto, a partilha dos mais recentes desenvolvimentos merecedores de consenso internacional para a edificação de uma capacidade organizacional de gestão da crise é especialmente oportuna.
Objetivos
– Distinguir os principais conceitos e aspetos envolvidos na Gestão da Crise em articulação com as demais disciplinas que contribuem para a resiliência organizacional (gestão do risco, continuidade do negócio, cibersegurança, emergência, etc.)
– Conhecer os princípios, quadro e processo envolvidos na conceção, implementação e desenvolvimento continuado de uma capacidade organizacional de Gestão da Crise, com base na ISO 22316.
– Aprofundar conhecimentos sobre a preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional.
– Obter noções básicas sobre os aspetos específicos da liderança, tomada de decisão e comunicação numa crise.
– Sensibilizar para a relevância do treino prático, adequada conceção e realização de exercícios em equipa, validação de capacidades e implementação de lições aprendidas, no âmbito da melhoria contínua.
– Conhecer os princípios, quadro e processo envolvidos na conceção, implementação e desenvolvimento continuado de uma capacidade organizacional de Gestão da Crise, com base na ISO 22316.
– Aprofundar conhecimentos sobre a preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional.
– Obter noções básicas sobre os aspetos específicos da liderança, tomada de decisão e comunicação numa crise.
– Sensibilizar para a relevância do treino prático, adequada conceção e realização de exercícios em equipa, validação de capacidades e implementação de lições aprendidas, no âmbito da melhoria contínua.
Conteúdos Programáticos
A. Gestão da Crise e resiliência organizacional: conceitos e articulação disciplinar
B. Capacidade de Gestão da Crise (ISO 22361) – Conceção e implementação
1.Princípios, quadro e processo
2.Melhoria contínua
C. Preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional
1.Aspetos gerais – Enquadramento, escalada e coordenação
2.Plano de Gestão da Crise (PGC) – Conteúdos
3.Equipa de Gestão da Crise (EGC) – Papéis e responsabilidades
D.Liderança, desafios e orientações para a tomada de decisão numa crise
E.Comunicação na crise
F.Treino, exercícios e melhoria contínua (componente interativa prática)
B. Capacidade de Gestão da Crise (ISO 22361) – Conceção e implementação
1.Princípios, quadro e processo
2.Melhoria contínua
C. Preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional
1.Aspetos gerais – Enquadramento, escalada e coordenação
2.Plano de Gestão da Crise (PGC) – Conteúdos
3.Equipa de Gestão da Crise (EGC) – Papéis e responsabilidades
D.Liderança, desafios e orientações para a tomada de decisão numa crise
E.Comunicação na crise
F.Treino, exercícios e melhoria contínua (componente interativa prática)
Preços
Preço Sócios Colectivos | 91.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 112.00 EUR |
Preço Não Sócios | 140.00 EUR |
Nome do Curso
Desenvolvimento da Capacidade Organizacional de Gestão da Crise e a ISO 22361
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Duração
08h00
IN COMPANY
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