FORMAÇÃO

Enquadramento

A produtividade em Portugal é baixa, em grande parte devido ao facto das pessoas executantes (operadores de máquinas, pessoal de manutenção, p.ex), trabalharem muitas vezes sem objetivos, isto é, não conhecerem de forma clara o que se espera deles, isto é saber “onde estão” e “para onde devem ir”. Falta em muitas empresas um sistema eficaz de controlo da gestão operacional que permita avaliar continuamente a qualidade do desempenho daqueles, de forma que as chefias assumam atitudes que criem motivação nos seus subordinados, elogiando e criticando construtivamente.

Destinatários

Quadros e gestores de empresas industriais das áreas de actividade: Produção, Manutenção e Qualidade. Quadros e gestores de empresas prestadoras de serviços (áreas: saúde, distribuição de energia eléctrica, gás e água, tratamento de lixos urbanos e de efluentes líquidos, etc.)

Objetivos

– Com o apoio do EXCEL, este curso divulga um método que combina três outros métodos conhecidos em Gestão para viabilizar a melhoria contínua nas Organizações, promovendo a motivação dos seus colaboradores através de hierarquias de objectivos operacionais alinhados com os objetivos estratégicos daquelas, traduzidos por hierarquias de indicadores – cada um construído com a sua colaboração –, de forma a que se sintam responsáveis pelo cumprimento destes objetivos, isto é, saberem em cada momento “onde estão” e saberem para “onde devem ir” (o que a Organização espera de cada um).

Conteúdos Programáticos

Objetivos operacionais e funcionais alinhados com os objetivos estratégicos da Organização.
1.Medidas de avaliação (indicadores) da prossecução de objetivos.
2.Disponibilidade.
3.Ciclo: Dados; Informação; Conhecimento; Apoio à Decisão.
4.Eficiência Operacional de um Equipamento (OEE).
O método hierárquico multicritério (AHP – Analytic Hierarchy Process) na avaliação contínua do desempenho operacional.
1.Ponderação de objetivos em cada nível da estrutura hierárquica.
2.Comparação entre pares de importâncias (ou preferências).
3.Análise de coerência dos julgamentos.
Medição da prossecução dos objetivos (métricas)
1.Conversão das métricas numa escala de mérito e mérito global usando uma função polinomial de 3º grau.
2.Tratamento de dados provenientes do SCADA (GTC).
3.Frequência, duração e magnitude das derivas de sinal.
4.Análise de sensibilidade dos resultados a variações das métricas como meio de priorizar medidas de melhoria.
5.Análise da tendência de indicadores usando alisamento exponencial.
6.Exemplos de aplicação em MS-EXCEL.

Preços

Preço Sócios Colectivos 91.00 EUR
Preço Sócios Individuais 112.00 EUR
Preço Não Sócios 140.00 EUR

Nome do Curso

Avaliação do Desempenho da Gestão Operacional

Versão

1 – Formação presencial/em sala (turma)

Duração

08h00

IN COMPANY

Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?

Contacte-nos e peça uma proposta AQUI