Eventos

Detalhes

Local

Online

Contacto

(+351) 967 045 774


Email

andreia.marques@apq.pt

Depois da pandemia COVID-19, Sustentabilidade e Digitalização deixaram de ser tendências, tornando-se componentes obrigatórios na Gestão. A regulamentação e necessidades de compliance relacionados com Sustentabilidade aumentaram exponencialmente mas, mais importante do que isso: o perfil do consumidor e mercado em geral mudaram muito, levando a que as grandes marcas mundiais desenhassem e implementassem Estratégias de Sustentabilidade, ainda antes de os Reguladores terem formalizado as novas regras do jogo atualmente em vigor (e,g, novas técnicas contabilísticas, novas obrigações de relato, novo ambiente fiscal). Este novo enquadramento inclui dados que até hoje não eram utilizados ou sequer registados, sendo que, em muitos casos, é já claro que a sua recolha e tratamento só é possível com o devido apoio tecnológico.

A sobrevivência das empresas, incluindo PME, está neste momento dependente de os Gestores perceberem a importância de “Transformarem” as suas empresas, através da implementação de Sustainable Finance, ESG, CSR, Data Science e de Tecnologia 4.0. Contudo, mais do que um risco, estes instrumentos representam uma oportunidade para as empresas poderem desenvolver vantagens competitivas, apoiando o seu crescimento e aumento de rentabilidade.

Este webinar não é sobre Engenharia Ambiental nem Filantropia. Trata-se de um evento para Gestores e pretende mostrar às empresas como Sustentabilidade (ESG) e Digitalização devem ser encarados como instrumentos de Gestão em cada uma das Áreas Funcionais da empresa: Financeira (Corporate Finance, Tesouraria, Contabilidade, Fiscalidade), Tecnologias de Informação, Compras, Marketing, Logística, Produção e Recursos Humanos.

Oradores

Pedro Silva

Pedro Silva

CFO da consultora WisdBoard

CFO experiente e Contabilista Certificado, Licenciado em Economia pela Nova Business School e possuindo formação pós-graduada e certificações em várias áreas, nomeadamente: Mercados Financeiros (ISCTE), Sustentabilidade (GRI) e Data Science (MIT). Contruiu uma carreira internacional em várias indústrias, como a farmacêutica, materiais de construção e bens de consumo (FMCG).

Integrou vários Conselhos de Administração, apoiando os CEO no desenho e implementação de Estratégias empresariais, tendo a seu cargo a gestão de stakeholders externos (e.g. auditores, bancos, ministérios, autoridades fiscais, fornecedores, clientes, seguradoras, alfândegas, investidores).

Profissional hands-on acostumado a recrutar, formar e liderar equipas financeiras, adotando um estilo de liderança de proximidade, focado na atração e retenção de talento. Antes de assumir cargos de Direção, desempenhou funções em todas as áreas financeiras (e.g. Controlo de Gestão, Tesouraria, Contabilidade e Fiscalidade), tendo trabalhado em Sedes de Grupos, mas também nas operações/fábricas, adquirindo desta forma uma experiência diversificada, onde se inclui: auditorias, governance, fiscalidade, desenvolvimento de shared servisses, implementações de ERP / BI tools (e.g. SAP, Primavera, Power-BI), consolidação de contas, custeio industrial, implementação de controlos internos e roadmaps de digitalização (e,g, Machine Learning, blockchain e Inteligência Artificial).

Rui Assis

Rui Assis

General Manager da PME Equanto

COO e General Manager experiente. Consultor Especialista em Retalho; Liderança de Equipas de Alto Rendimento, Negociação Profissional e Gestão de Empresas. Tem como fator de motivação especial a criação de valor para as empresas, acionistas, marcas e sobretudo o crescimento das equipas (pessoas) numa perfeita harmonia entre os vários stakeholders. Na sua filosofia de vida, encontra a sua realização profissional na otimização dos recursos, coordenação da recuperação económica e crescimento sustentável das empresas assim como a evolução das suas equipas.

Adepto do conhecimento interdisciplinar, que vai das ciências sociais, gestão e até ao Marketing, é licenciado em Antropologia pelo ISCTE e Mestre em Direção Comercial e Marketing pela Universidade S.Pablo Business School em Madrid. Com certificações em várias outras áreas, tais como Liderança, Negociação, Gestão de Empresas, construiu uma carreira em multinacionais ligadas a distribuição de bens de consumo (FMCG): Auchan e Intermarché, onde integrou várias Direções de Compras. Assume agora responsabilidades no Board of Directors da Equanto, SA: maior agroindústria de transformação de produtos biológicos em Portugal (PME) com certificação IFS, que detém a marca Origens Bio (líder em várias categorias Bio).

Líder próximo das equipas, gere o reconhecimento pela sua própria exemplaridade, com capacidade de entregar consistentemente resultados extraordinários em situações de alta pressão com autoconfiança e criatividade e com energia comprovada na resolução rápida de problemas e negócios difíceis e em situações de alta pressão, com eficácia.
Formador qualificado, ganhou o prémio da negociação, pelo INV, pela performance em contratos nacionais e internacionais. Professor convidado em algumas Pós-Graduações e palestras em várias Universidades sob o tema: “a ética vende”, encara o associativismo como um dever de missão social, assumindo cargos de direção na ACIS: Associação Comercial e Industrial de Arruda dos Vinhos e Vilafranca e Conselheiro no Concelho de Segurança da Câmara de Arruda dos Vinhos, com o objetivo de aliar a experiência e conhecimento obtido às necessidades das PME, ao serviço das populações.