Eventos

Detalhes

Início

26 Out 2022 – 18h00


Fim

26 Out 2022 – 19h00


Custo

Associados: Gratuito

Não Associados: 30€


Local

Online


Contacto

(+351) 967 045 774


Email

andreia.marques@apq.pt

Sobre

O uso intensivo, pouco eficiente e inconsequente dos recursos planetários naturais trouxe-nos a uma realidade de crescente escassez de matérias-primas, subida contínua dos seus custos e elevada emissão de gases de efeito de estufa, agravando a crise climática global.

Neste momento de transição, a indústria tem um papel fundamental a desempenhar, uma vez que 45% de emissões mundiais estão associadas ao fabrico de produtos, e para garantir a simultânea recuperação da economia, é imperativo adotar estratégias verdadeiramente disruptivas, nomeadamente a implementação da Economia Circular.

Trata-se de uma reestruturação significativa da lógica produtiva e que obriga a um pensamento sistémico no que respeita aos processos que existem desde a 1ª revolução industrial, mas que também apresenta benefícios incontestáveis, não apenas económicos, mas também ambientais direcionadas ao cumprimento das metas climáticas definidas no Acordo de Paris.

Com este webinar pretendemos dar a conhecer o contexto atual da Economia Circular assim como as recomendações no caminho para implementação desta transição nas empresas.

Programa

18h00 Sessão de abertura
  Moderação | Isabel Silva e Cláudia Pereira – EPSA
18h10 Apresentações
Viviana Pinto |Responsável de Grupo de Economia Circular do INEGI
18h50
 Q&A

Não perca esta oportunidade! Inscreva-se AQUI!

Oradora:

Viviana Pinto | Responsável de Grupo de Economia Circular do INEGI

Doutorada em Engenharia Física pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, colabora com o INEGI desde 2009, tendo experiência consolidada na execução e gestão de projetos de consultoria e de projetos I&D nacionais e europeus e na coordenação de candidaturas a projetos financiados. Do ponto de vista tecnológico, tem experiência no desenvolvimento de materiais nanocompósitos de base polimérica biodegradável. Foi Assistente Convidada na FEUP entre 2011 e 2017 e gestora de Inovação e consultora em Inovação em PMEs e startups.

Atualmente é a responsável do grupo de Economia Circular do INEGI, tendo-se especializado na definição estratégica e implementação de modelos de negócio e estratégias circulares, no planeamento e execução de planos de ação de Economia Circular e na definição e cálculo de indicadores de circularidade. É ainda co-coordenadora de cursos de Formação Avançada do INEGI para a Economia Circular e representante do INEGI na coordenação da Comissão Científica do Pacto Português para os Plásticos

Oradores

Viviana Pinto

Viviana Pinto

Responsável de Grupo de Economia Circular do INEGI

Como Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mais tarde Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia (Universidade do Porto), assume hoje as funções de Diretor de Sustentabilidade e Engenharia de Processo na Cork Supply Portugal. A sua experiência com a indústria da cortiça já acumula 17 anos, iniciando com a área da investigação e desenvolvimento, produção e engenharia de processo e recentemente sustentabilidade. Considerando que a implementação da metodologia LEAN na Cork Supply é um caso de sucesso, no qual acompanhou de perto, assumindo desde 2015 as funções de diretor de Engenharia de Processo | LEAN. Desde 2021 passou a acumular as funções da direção de sustentabilidade, considerando que o LEAN quase que assume a visão holística da sustentabilidade baseado em dois princípios fundamentais de respeito pelas pessoas e sociedade e melhoria contínua.