Eventos

Detalhes

Início

06 Jul – 17h30


Fim

06 Jul – 19h00


Custo

Associados: Gratuito

Não Associados: 30€


Local

Online


Contacto

(+351) 967 045 774


Email

andreia.marques@apq.pt

O relatório da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas de 1987 apresenta a definição de Sustentabilidade como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social.” Esta definição é suportada nas dimensões ambiental, social e económica, o desenvolvimento sustentável assenta na consideração conjunta de cada uma destas dimensões. Este conceito holístico de prosperidade tem vindo a ser integrado na estratégia e ação das organizações / empresas, através da sua capacidade de gestão das suas atividades e de criar valor a longo prazo, ao mesmo tempo que cria benefícios sociais e ambientais para os seus parceiros (colaboradores e famílias, fornecedores, clientes, acionistas, governo e sociedade de uma forma geral).

As preocupações ambientais e o caminho para o desenvolvimento sustentável colocam um grande desafio, mas também representam uma grande oportunidade para as empresas. A gestão tradicional das empresas encontra-se numa mudança de paradigma onde o foco atual é como conciliar o crescimento empresarial a longo prazo com um desenvolvimento económico sólido, um ambiente saudável e a inclusão social.
A sustentabilidade tornou-se, assim, uma preocupação dominante para as empresas, que assumem agora um papel preponderante no caminho para uma gestão coerente e responsável com o seu impacte económico, social e ambiental.

Com este webinar pretendemos dar a conhecer o caminho que duas empresas estão a percorrer nesta jornada da sustentabilidade empresarial e desmistificar a complexidade que possa estar associada a este tema.

Não perca esta oportunidade! Inscreva-se AQUI!

Programa 

17h30 Sessão de abertura
  Paulo Sampaio – APQ

Moderação |  Isabel Silva e Cláudia Pereira – EPSA

17h40 Apresentações
Ricardo Pinto | COMBOCAL – Fábrica De Componentes De Borracha P/ Calçado Lda.

Rui Pedro | Cork Supply

18h15
 Q&A

Não perca esta oportunidade! Inscreva-se AQUI!

Oradores

Rui Pedro Silva

Rui Pedro Silva

Sustainability and Process Engineering Manager

Como Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mais tarde Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia (Universidade do Porto), assume hoje as funções de Diretor de Sustentabilidade e Engenharia de Processo na Cork Supply Portugal. A sua experiência com a indústria da cortiça já acumula 17 anos, iniciando com a área da investigação e desenvolvimento, produção e engenharia de processo e recentemente sustentabilidade. Considerando que a implementação da metodologia LEAN na Cork Supply é um caso de sucesso, no qual acompanhou de perto, assumindo desde 2015 as funções de diretor de Engenharia de Processo | LEAN. Desde 2021 passou a acumular as funções da direção de sustentabilidade, considerando que o LEAN quase que assume a visão holística da sustentabilidade baseado em dois princípios fundamentais de respeito pelas pessoas e sociedade e melhoria contínua.
Ricardo Pinto

Ricardo Pinto

Diretor de vendas / Gestor ambiental

Ricardo Pereira Pinto é mestre em Engenharia de Polímeros na Universidade do Minho, tem 25 anos e é natural de Felgueiras. Atualmente, é diretor de vendas e gestor ambiental na Combocal Lda. A empresa foi fundada em 1985 e dedica-se à produção de solas monocolores e bicolores em borracha vulcanizada através das técnicas de compressão e injeção. Tem uma produção diária na ordem dos 6000 pares.