Eventos
Detalhes
Início
07 Nov – 09h00
Fim
07 Nov – 18h30
Local
Online, Presencial (Lisboa)
Contacto
214 996 210
manuela.goncalves@apq.pt
O Colóquio da Qualidade, evento anualmente organizado pela APQ, vai realizar-se no Fórum Tecnológico da LISPOLIS, em Lisboa, a 7 de novembro de 2024. Nesta que é a sua 47ª edição, o Colóquio tem como tema principal “Qualidade de todos e para todos” e será realizada em formato híbrido – presencial e com transmissão online.
Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade única para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais, permitindo debater temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional, nesta que continua a ser uma fase desafiante e que impõe exigências acrescidas a todos os profissionais, muito em especial à “comunidade da Qualidade”.
Pessoas, Cultura e Felicidade | Da Conformidade ao Desempenho | Inteligência Artificial & Data Analytics | Qualidade e Desenvolvimento Sustentável
Estas e outras questões serão objeto de discussão, partilha e respostas durante o colóquio, nestes tempos desafiantes e de constante mudança.
Este grande evento da APQ está aberto a todas as organizações e profissionais de todas as áreas, desde decisores de topo, gestores, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais, sustentáveis e com maior previsibilidade. Em simultâneo será, também, uma oportunidade exclusiva para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e medir o seu impacto.
Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.
Não perca esta oportunidade!
Comissão Organizadora:
- Paulo Sampaio (Chairman, Presidente APQ)
- Tiago Marques Pereira (Co-Chairman, APQ/DRN)
- Ana Andrade
- André Carvalho (Vice-Presidente APQ)
- Carla Cunha (APQ)
- José Carlos Pereira (Vice-Presidente APQ)
- José Luís Graça (IPQ)
- José Veiga (YAZAKI SALTANO, APQ)
- Pedro Cardoso (BOSCH, Vice-Presidente APQ)
Programa
09h00 | Receção aos participantes |
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09h30 | Sessão de Abertura |
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José Rui Ferreira, Secretário de Estado da Economia (a confirmar) | ||
João Pimentel, Presidente IPQ | ||
Paulo Sampaio, Presidente APQ | ||
10h00 | Sessão Plenária 1 | Qualidade: Pessoas, Cultura e Felicidade | |
Ricardo Costa, Chairman BERNARDO DA COSTA | ||
Pedro Ramos, CEO KEEPTALENT | ||
Patrícia Santos, Chairwoman ZOME | ||
MODERADORA: Ana Mendonça, RH & HAPINESS expert | ||
10h45 | Pausa para café |
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11h15 | Mesa-Redonda 1 | Qualidade: da Conformidade ao Desempenho |
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António Aragão Frutuoso, COO and Co-owner SIA WISE | ||
Lígia Pode, CEO OVARGADO | ||
Filipa Garcia, CEO GARCIAS | ||
MODERADOR: Francisco Barroca, Diretor Geral CERTIF | ||
12h00 | Almoço livre |
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14h00 | Sessão Plenária 2 | Qualidade do Futuro: Inteligência Artificial & Data Analytics |
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Paulo Ferreira dos Santos, CEO UBIRIDER | ||
Tiago Sacchetti, Diretor Ibérico BOSCH INDUSTRY CONSULTING | ||
Pedro Aguiar, CEO AH BUSINESS | ||
MODERADOR: Frederico Carvalho, CEO & Founder DIGITALFC | ||
14h45 | Mesa-Redonda 2 | Qualidade e Desenvolvimento Sustentável |
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Bruno Marques, Diretor QAS FERPINTA | ||
Miguel Moreira, Co-Funder e CEO INFUSÕES COM HISTÓRIA | ||
Hélder Marinho Ferreira, CEO FITNESS UP | ||
MODERADOR: Mário Parra da Silva, Presidente APEE / United Nations Global Compact Network Portugal | ||
15h30 | Pausa para café |
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15h45 | Projetos de Melhoria Sessão paralela com transmissão online |
Dissertações de Mestrado / Teses de Doutoramento Sessão paralela sem transmissão online |
(Candidaturas até 30/setembro) | (Candidaturas até 15 outubro: mestrado e doutoramento) | |
MODERADOR: Pedro Vaz Sousa, BEX Manager Klöckner Pentaplast |
MODERADOR: (a confirmar) | |
16h30 | Cerimónia de Prémios e Reconhecimentos – APQ Awards |
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17h30 | Testemunho |
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Luís Portela, Presidente Fundação BIAL | ||
18h00 | Sessão de Encerramento |
Oradores Confirmados
Ana Mendonça
RH & HAPINESS expert
Desenvolveu a sua carreira profissional e projetos de consultoria, ao longo dos últimos 24 anos, sempre em ambiente multinacional em vários setores de atividade, nomeadamente Farmacêutica, IT & Telecomunicações, Aviação, Consultoria, Retalho, Comunicação, Industria, Instituição Financeira, Automóvel entre outros e como consultora trabalhou igualmente em empresas nacionais.
Fortemente orientada para as pessoas e para negócio, desenvolveu competências em gestão de pessoas, talentos e processos de desenvolvimento de carreiras, Coaching & mentoring e Felicidade Organizacional.
Bruno Marques
Diretor Qualidade e Ambiente FERPINTA
Licenciado em Engenharia de Materiais, pela Universidade de Aveiro e pós-graduado em Sistemas de Gestão da Qualidade, pelo ISQ, desenvolveu, ao longo da sua carreira profissional, as competências técnicas, estratégicas e de liderança que lhe permitem, ao dia de hoje, ser um pilar importante, não só na FERPINTA como nas restantes empresas do Grupo FERPINTA, a par de um forte contributo em inúmeras comissões técnicas e associações de particular relevância, conferindo-lhe uma parte ativa na revisão de produtos e processos, que se revelam essenciais ao crescimento e à inovação no setor da metalurgia e metalomecânica.
Filipa Garcia
CEO GARCIAS
É aos dias de hoje na Garcias, uma Mulher que defende a evolução contínua, cada vez mais digital e tecnológica, o contínuo crescimento da empresa, a sustentabilidade e um ambiente cada vez mais propício ao bem-estar dos seus funcionários. A Garcias tem atualmente cerca de 350 colaboradores, 11 bases logísticas, 8 lojas abertas ao público e uma liderança inovadora com olhar constante no futuro.
Francisco Barroca
Diretor Geral CERTIF
Na APQ foi, igualmente, Vice-Presidente da Direção em vários mandatos e Presidente da Assembleia Geral.
Foi Vice-Presidente do IPQ, período em que foi responsável pelas áreas da normalização, certificação e cooperação, membro do Júri do PEX-SPQ e da certificação de auditores, tendo participado em vários Grupos Interministeriais. Foi Presidente do Eurocer-building (Associação Europeia dos Organismos de Certificação na área da Construção) e Presidente da APCER.
Frederico Carvalho
CEO & Founder DIGITALFC
Hélder Marinho Ferreira
CEO FITNESS UP
Mentor e investidor “Private Equity”.
Especialista em escalar e desenvolver negócios.
Proprietário e responsável por liderar a rede de ginásios FITNESS UP do zero a líder de mercado, com mais de 50 ginásios espalhados de Norte a Sul do País e com mais de 120.000 clientes.
João Pimentel
Presidente do Conselho Diretivo do IPQ
José Carlos Pereira
Vice-Presidente APQ
Lígia Pode
CEO OVARGADO
Desde tenra idade, Lígia Pode da Cruz Coelho, percorreu os corredores da Ovargado de mão dada com o pai, Filipe Pode, fundador da empresa. Ainda jovem, começou a trabalhar nas férias de verão nas linhas de enchimento de pacotes de ração, como punição pela sua rebeldia. Foi sendo promovida, tendo passado pelos serviços administrativos e departamento comercial da empresa. Já munida de uma Licenciatura em Gestão e Marketing e uma especialização em Economia e Gestão Empresarial, tornou-se Administradora da Empresa em 2001, onde, aliada aos ensinamentos e valores passados na sua educação familiar, gere a Ovargado com garra, dinamismo e uma dedicação extrema ao sucesso da Empresa. De uma inteligência incomum, focada nos objetivos, decidida, de espírito inovador e criativo lidera a sua equipa de forma determinada. É Mãe de 3 filhos, comunicativa e sensível aos problemas dos outros. É uma mulher empreendedora que valoriza a simplicidade, a humildade, o respeito e também os pequenos prazeres da vida.
Luís Portela
Presidente da Fundação BIAL
Em 1994 criou, com Bial e o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Fundação Bial, com o objetivo de incentivar a investigação sobre o ser humano, tanto sob o ponto de vista físico como espiritual. Foi também presidente do Health Cluster Portugal e do Conselho Geral da Universidade do Porto, vice-presidente da Fundação de Serralves e membro da Direção da COTEC - Portugal.
Publicou dez livros, entre os quais os best sellers “Ser Espiritual” (33ª edição) e “Da Ciência ao Amor” (15ª edição). Em 2021 retirou-se da vida profissional, para se dedicar à Fundação Bial, a que preside, à leitura, à escrita e à família.
Entre outras distinções, tem três condecorações de Estado: Comendador da Ordem do Mérito, Grã-Cruz da Ordem do Mérito e Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. Foi distinguido com quatro doutoramentos Honoris Causa pelas Universidades de Cádis, Porto, Coimbra e Lisboa. Recebeu os Prémios “Neurociências da Louisiana State University” e “Universidade de Lisboa”, e foi eleito Membro Honorário da Parapsychological Association of the American Association for the Advancement of Science.
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Mário Parra da Silva
Presidente, APEE / United Nations Global Compact Network Portugal
Presidente da UN GCNP – United Nations Global Compact Network Portugal
Presidente da Aliança ODS Portugal
Secretário-Geral da UNA Portugal – Associação Unidade das Nações
Miguel Moreira
Co-Funder e CEO INFUSÕES COM HISTÓRIA
Formado em Educação Física e Desporto, em Treino de Alto Rendimento Desportivo e em Luxury Brand Management.
Sente um respeito incondicional pelas regiões do Românico e do Douro, pelo que o ambiente e a envolvência destes ecossistemas, permitiram-no perceber que a Natureza nos oferece inúmeras oportunidades, tais como Aromas e Sabores de excelência que, combinados com a História e a Gastronomia destes territórios, resultaram na criação da Infusões com História.
Fundada em 2017, a marca Infusões com História respira o ar puro da Montanha e colhe da Natureza as matérias-primas que estão na sua origem. O Projeto pretende recuperar o legado de Portugal e despertar experiências sensoriais, com um sentido de missão: a valorização dos territórios, dos seus produtos e produtores. A Sustentabilidade, o Comércio Justo e a ponte com a Alta Gastronomia são os pilares basilares da marca.
Patrícia Santos
Chairwoman ZOME
Paulo Ferreira dos Santos
CEO UBIRIDER
O Paulo tem uma formação diversificada que combina empreendedorismo, inovação, pensamento estratégico, tecnologia e competências de gestão que ele usa para liderar a UbiRider na transformação do panorama da mobilidade através de soluções de software inovadoras.
O Paulo é licenciado em Informática de Gestão e mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico. Fundou 5 empresas diferentes.
Paulo Sampaio
Presidente da APQ
Pedro Aguiar
CEO AH BUSINESS
Em termos académicos destaca-se o facto de ser Professor Especialista em Marketing (Tese: “A marca como instrumento integrador na gestão das organizações”); no IPAM é professor no mestrado de Marketing, no mestrado de Gestão de Saúde (cadeira de Empreendedorismo e Inovação) e Licenciatura em Gestão de Marketing. Tem também a docência nas PG’s em Gestão de Marketing, Health Care Marketing e Inovação, PG de Sales Management e PG de Inteligência Artificial no Marketing nestas duas últimas além de docente é também o respetivo coordenador. É professor e cocoordenador no Curso de Especialização em Marketing dos Alimentos da fundação Verakis. Professor no Mini MBA do IET. Foi durante 12 anos professor no MBA Internacional em Marketing no CEDEPE (Brasil). Foi também professor na PG de Gestão da ANJE.
Pedro Ramos
CEO KEEPTALENT
É atualmente Membro do Board do IFTDO (The International Federation of Training and Development Organization). Foi Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas (APG) nos últimos anos, Membro do Conselho Estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil) e Embaixador para a Lusofonia da Associação DCH – Diretivos de Capital Humano em Portugal. Exerceu nos últimos anos também o cargo de Vice-Presidente da Associação Lusofonia Digital.
Enquanto DRH foi um dos mais influentes em Portugal, no Brasil e em África e é referido em vários fóruns e estudos internacionais na área de Gestão de Pessoas.
É, ainda, autor de várias obras sobre Liderança e Gestão de Pessoas. Publicou obras recentes como a obra “PESSOAS & NEGÓCIOS – Mobilizar para a Obtenção de Resultados”, bem como é coautor das obras “Conta-me Estórias – Storytelling na Gestão de Pessoas” (2 volumes já publicados) e “Sharing My Change – Viagem pela Gestão da Mudança” publicados em Portugal e no Brasil. Coordenador da obra “Gestão de Empresas com Pessoas a Bordo” (2022) e “Gestão das Pessoas de A a Zen” (2023).
Recebeu ao longo da sua carreira vários prémios e distinções de excelência pelo seu exercício de funções enquanto Gestor de Pessoas. Recebeu recentemente o Prémio CARREIRA RH pelos mais de 27 anos de gestão de topo enquanto DRH, assim como o reconhecimento de “Personalidade de Gestão de Pessoas da Lusofonia 2021”, bem como vários prémios de Excelência RH individuais e coletivos pela sua intervenção enquanto Líder e Gestor de Pessoas. Já em 2024 recebeu a Medalha de Ouro da IFTDO pelo trabalho realizado no Mundo na Área da Gestão de Pessoas.
Pedro Vaz Sousa
BEX Manager Klöckner Pentaplast
Ricardo Costa
Chairman Grupo Bernardo da Costa
Com uma carreira marcada pelo comprometimento com o desenvolvimento econômico e social, Ricardo Costa serve como Cônsul Honorário do Kosovo em Portugal, fortalecendo os laços diplomáticos e comerciais entre os dois países.
Pioneiro no bem-estar organizacional, Ricardo é o criador do primeiro Departamento da Felicidade em Portugal, iniciativa que visa promover um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, colocando o bem-estar dos colaboradores como uma prioridade estratégica.
Tiago Sacchetti
Diretor Ibérico BOSCH INDUSTRY CONSULTING
Condições de Participação:
* NOTA 1: Só os Associados com quotas em dia poderão usufruir dos preços especiais de Associado APQ.
** NOTA 2: O valor de estudante só é válido mediante envio por e-mail de documento comprovativo da situação de estudante e comprovativo de pagamento.
*** CAMPANHA ESPECIAL – PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL: Para usufruir deste desconto, a inscrição terá de ser paga até dia 30 de Setembro. Após esta data, o preço da inscrição atualiza para o valor em vigor, sem desconto.
A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.
Inscrições:
Formato Presencial | Utilize o Formulário de Inscrição PRESENCIAL
Formato Online | Utilize o Formulário de Inscrição ONLINE
Cancelamentos:
Qualquer desistência deverá ser comunicada para o email manuela.goncalves@apq.pt, até ao dia 31 de Outubro. Até esta data haverá um reembolso de 75%. Após esta data não haverá lugar a reembolso.
Qualquer participante inscrito poderá ser substituído, mediante a apresentação de declaração da organização a que pertence.
Modalidades de Patrocínio
Clique e faça o download do documento das Modalidades de Patrocínio aqui!
PLATINA | 2.000€ + IVA
- 5 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 5 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Possibilidade de colocação de um espaço promocional no local do evento
- Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de 1 página na Revista Qualidade
- Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
- Colocação de documentação/brinde na bolsa entregue aos participantes presenciais
- 28 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações PowerPoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
- Relatório Final do Evento
OURO | 1.700€ + IVA
- 3 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 3 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
- Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 15 exemplares da revista
- Colocação de documentação/brinde na bolsa entregue aos participantes presenciais
- 21 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações PowerPoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
- Relatório Final do Evento
PRATA | 1.000€ + IVA
- 2 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 2 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 10 exemplares da revista
- Colocação de documentação/brinde na bolsa entregue aos participantes presenciais
- 14 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações PowerPoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
- Relatório Final do Evento
BRONZE | 500€ +IVA
- 1 inscrição presencial gratuita (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 1 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Colocação de documentação/brinde na bolsa entregue aos participantes presenciais
- 7 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações PowerPoint
- Relatório Final do Evento
* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido de 7 de Novembro de 2024, até final de 2025.
Local do evento
Fórum Tecnológico da LISPOLIS
Saiba como chegar:
Estrada do Paço do Lumiar, n.º 44
1600-546 Lisboa