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Projetos Especiais

Fundação Montepio “Qualidade nas IPSS” (em curso)

A APQ e a Fundação Montepio celebraram, em 2015, um protocolo de cooperação visando o apoio a entidades da economia social na implementação de sistemas da Qualidade e correspondente certificação, de acordo com o referencial EQUASS Assurance. O projeto envolve um diagnóstico inicial, seguido de um período de formação e consultoria, a realizar por uma entidade consultora selecionada para o efeito, permitindo conduzir a organização à sua certificação. Com esta parceria, a APQ e a Fundação Montepio pretendem aumentar a capacitação das entidades portuguesas ligadas à economia social, reforçando as suas capacidades de gestão e melhorando o seu nível de resposta e de satisfação das suas partes interessadas.

Entidades apoiadas:

2016/2017 – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA)
2017/2018 – Comunidade Vida e Paz
2018/2019 – Associação Vale de Acor
2019/2021 – ACAPO; Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)

DeSqual (terminado)

Projeto Europeu em Transferência de Inovação
Outubro de 2013 – Setembro de 2015

Desenvolvimento e teste de um Programa Modular de formação para a garantia da qualidade sustentável, feito à medida das necessidades e iniciativas de melhorias propostas pelas organizações participantes no projeto, prestadores de EFP para pessoas com deficiência, sendo este um programa adaptado de projetos de sucesso já existentes (exemplo: resultados do programa NLQAVET), que pode ser utilizado por todas as organizações prestadores de EFP que implementaram com sucesso o EQAVET na sua estrutura da Qualidade ou o seu sistema da Qualidade segundo o modelo EQUASS – European Quality in Social Service. O programa de formação desenvolvido neste projeto teve impacte tanto nacional como internacional. O DeSqual também facilitou a transferência de inovação entre os diferentes setores, criando um contexto de aprendizagem mútua.

O projeto realçou que a Qualidade nas organizações é constituída por elementos visíveis (sistema da qualidade e comportamento da qualidade) e elementos invisíveis, (consciência da qualidade e cultura da qualidade). Ambos os elementos contribuem para a organização alcançar a sua missão. Uma organização pode ser comparada a um navio, com partes visíveis e invisíveis, ambas cruciais. Na parte visível existem sistemas e marinheiros que asseguram que o navio mantém o controlo de seu curso e chega ao seu destino, os funcionários desempenham a sua atividade e têm ferramentas e instrumentos que podem ser usados para atingir a sua missão. Mas, não há garantia de que estas ferramentas serão utilizadas de forma adequada (parte invisível).

A conferência final deste projeto realizou-se em Setembro de 2015 na Holanda (Nijmegen) e foi um marco importante para a divulgação dos resultados.

A avaliação do projeto, assim como os resultado alcançados podem ser consultados em:
http://www.desqual-leonardo.eu

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