CERTIFICAÇÃO EQUASS
EQUASS
O EQUASS – European Quality in Social Services é uma iniciativa da EPR – European Platform for Rehabilitation, que providencia serviços de carácter abrangente na área da certificação da qualidade, os quais se encontram em consonância com os requisitos europeus em matéria de qualidade no âmbito dos serviços sociais.
O EQUASS tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do sector dos serviços sociais, promovendo o compromisso dos prestadores de serviços com a qualidade e a melhoria contínua, constituindo-se como um instrumento de garantia da qualidade reconhecido pelos utilizadores dos serviços a nível europeu. Pretende contribuir para a criação de um mercado europeu e para a modernização dos serviços sociais de interesse geral, no qual os prestadores de serviços tenham a possibilidade de se diferenciarem, utilizando a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva.
As organizações que evidenciem a conformidade com os critérios definidos são certificadas por um período de 3 anos.
Figura 1 – Princípios da Qualidade EQUASS
EQUASS Assurance
As organizações com certificação EQUASS Assurance mostram a conformidade com os 50 critérios baseados nos Princípios da Qualidade. Possuem abordagens e sistemas sólidos e claros que são bem compreendidos pelos colaboradores e utilizadores dos serviços. Abordagens e sistemas são colocados na prática diária em todas as partes relevantes da organização. As organizações com certificação EQUASS Assurance têm resultados tangíveis e relevantes nos conceitos fundamentais do modelo EQUASS. Esses resultados são baseados em indicadores válidos que são relevantes no contexto nacional.
EQUASS Assurance
As organizações com certificação EQUASS Excellence mostram a conformidade com os 50 critérios baseados nos Princípios da Qualidade. Possuem abordagens e sistemas sólidos e claros que são bem compreendidos pelos colaboradores e utilizadores dose serviços. Abordagens e sistemas são colocados na prática diária em todas as partes relevantes da organização. Possuem sistemas de auditoria interna e avaliam o sucesso da implementação. As organizações com certificação EQUASS Excellence têm resultados tangíveis em todos os princípios do modelo EQUASS. A análise de tendências é realizada com base em informações mensuráveis. Os seus resultados são baseados em indicadores válidos que são relevantes no contexto nacional e internacional. Uma organização com certificação EQUASS Excellence está envolvida em ações de benchmarking e benchlearning sistemático com o objetivo de melhorar os seus serviços e os resultados da organização.
O processo de certificação para este nível, incluindo a realização da auditoria, decorre em língua portuguesa, no entanto, por se tratar de uma certificação europeia, o relatório de auditoria é elaborado e disponibilizado à organização candidata apenas na língua inglesa.
Para se candidatar à Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais e receber o respetivo Formulário de Candidatura, descarregue a Ficha de Registo e devolva-a para o e-mail equass@apq.pt.
Documentos para Download
EQUASS Assurance 2018 – Princípios, Critérios e Indicadores da Qualidade
EQUASS Assurance 2018 – Visão Geral
Auditor Profile and Nomination Process (Documento em falta)
EQUASS Assurance 2018 – Ficha de Registo
Consultores Qualificados
Para se tornar um Consultor EQUASS reconhecido, concluir uma formação de consultor EQUASS com sucesso.
Para consultar os profissionais que atualmente se encontram reconhecidos como Consultores EQUASS siga o seguinte link: Bolsa de Consultores EQUASS
Auditores Qualificados
Para se tornar um Auditor EQUASS reconhecido é necessário:
- concluir uma formação de auditor EQUASS com sucesso,
- realizar uma auditoria-sombra com um auditor experiente e elaborar um relatório sobre essa experiência.
Para consultar os profissionais que atualmente se encontram qualificados como Auditores EQUASS siga o seguinte link: Bolsa de Auditores EQUASS
Organizações Certificadas
Para consultar as organizações que atualmente se encontram certificadas pelo Modelo EQUASS siga o seguinte link: Organizações Certificadas
Links
EQUASS – http://www.equass.be
EPR, European Platform for Rehabilitation – www.epr.eu
– Fundação Montepio “Qualidade nas IPSS”
A APQ e a Fundação Montepio celebraram, em 2015, um protocolo de cooperação visando o apoio a entidades da economia social na implementação de sistemas da Qualidade e correspondente certificação, de acordo com o referencial EQUASS Assurance, que a APQ representa em Portugal. O projeto envolve um diagnóstico inicial, seguido de um período de formação e consultoria, a realizar por uma entidade consultora selecionada para o efeito, permitindo conduzir a organização à sua certificação pelo referencial EQUASS Assurance. Com esta parceria, a APQ e a Fundação Montepio pretendem aumentar a capacitação das entidades portuguesas ligadas à economia social, reforçando as suas capacidades de gestão e melhorando o seu nível de resposta e de satisfação das suas partes interessadas.
Entidades apoiadas:
2016/2017 – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA)
2017/2018 – Comunidade Vida e Paz
2018/2019 – Associação Vale de Acor
– DeSqual
Projeto Europeu em Transferência de Inovação
Outubro de 2013 – Setembro de 2015
A comissão Europeia valoriza a criação e a implementação de uma estrutura sólida do sistema de gestão da Qualidade nos projetos da Qualidade para a Educação e Formação Profissional (EFP), como por exemplo, o EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training). O sistema da Qualidade, uma vez estabelecido e implementado na organização prestadora de EFP, pode ser avaliado por revisão por pares e/ou por uma avaliação externa independente. Experiências realizadas na última década referem, que muitos prestadores de EFP enfrentam no seu dia – a – dia, o desafio para manterem os requisitos de desempenho de acordo com a estrutura do EQAVET de modo a assegurar a sustentabilidade dos seus sistemas da qualidade. O principal objetivo do DeSqual foi assegurar a Qualidade sustentável nos prestadores de EFP para pessoas com deficiência, a nível europeu. A sustentabilidade seria alcançada, melhorando e influenciando comportamentos de Qualidade dos profissionais, a consciência da Qualidade de todos os colaboradores e a cultura da Qualidade da organização prestadora da EFP.
Metodologia
O desenvolvimento e teste de um Programa Modular de formação para a garantia da qualidade sustentável, feito à medida das necessidades e iniciativas de melhorias propostas pelas organizações participantes no projeto, prestadores de EFP para pessoas com deficiência, é um programa adaptado de projetos de sucesso já existentes (exemplo: resultados do programa NLQAVET), e pode ser utilizado por todas as organizações prestadores de EFP que implementaram com sucesso o EQAVET na sua estrutura da Qualidade ou o seu sistema da Qualidade segundo o modelo EQUASS – European Quality in Social Service. Questões muito práticas que têm impacte na cultura da qualidade dos prestadores de EFP são levadas em conta designadamente: empowerment e qualidade de vida dos utilizadores do serviço; envolvimento dos profissionais na melhoria contínua; identificação e avaliação das necessidades e expectativas da sociedade; avaliação da criação de valor das parcerias; e aspetos do planeamento estratégico e planeamento anual sustentáveis. Os participantes na formação irão transferir os conhecimentos, experiências, competências e ferramentas para dinamizar a prática diária da organização fornecedora de EFP. O programa de treino também pode ser usado por organizações que prestam serviços sociais, se pretenderem implementar um sistema de acordo com o modelo EQUASS.
Valor Acrescentado
Entrada de inovação proveniente de experiências no setor social, no setor do ensino e formação profissional, no setor da indústria e no setor de saúde social, representado por um número de parceiros europeus. O programa de formação desenvolvido neste projeto teve impacte tanto nacional como internacional. O DeSqual também facilitou a transferência de inovação entre os diferentes setores, criando um contexto de aprendizagem mútua.
DeSqual
O projeto realça que a Qualidade nas organizações é constituída por elementos visíveis (sistema da qualidade e comportamento da qualidade) e elementos invisíveis, (consciência da qualidade e cultura da qualidade). Ambos os elementos contribuem para a organização alcançar a sua missão. Uma organização pode ser comparada a um navio, com partes visíveis e invisíveis, ambas cruciais. Na parte visível existem sistemas e marinheiros que asseguram que o navio mantém o controlo de seu curso e chega ao seu destino, os funcionários desempenham a sua atividade e têm ferramentas e instrumentos que podem ser usados para atingir a sua missão. Mas, não há garantia de que estas ferramentas serão utilizadas de forma adequada (parte invisível).
Fases do Projeto
Figura 1 – Fases do Projeto DeSqual
Fase 1 – Avaliação das necessidades
- Definição de consciência da Qualidade, comportamento da Qualidade e cultura da Qualidade
- Identificação de factores chave de sucesso para aumentar a consciência, comportamento e cultura da Qualidade
- Identificação dos elementos que influenciam os fatores-chave de sucesso
- Levantamento das necessidades e das Iniciativas de Melhoria propostas pelos 10 parceiros – principais entradas para o núcleo do Currículo
Fase 2 – Concepção do Curriculum
- Conceção do currículo (programa modular)
- Conceção do Programa Train-The-Trainer (EPR, APQ, SINASE, eQual Consulting)
Fase 3 – Selecção de Materiais
- Identificação de materiais e formatos para o currículo
- Selecionar materiais e formatos para as Workshops dos prestadores de Formação e Educação Profissional e para o programa Train-the-Trainer.
Fase 4 – Formação dos Formadores
- Programa de treino para os gestores / consultores da qualidade
- Formação inicial 2 dias
- Reunião de Seguimento 1 dia
Fase 5 – Experimentação
- Implementação do currículo nos 10 parceiros de Educação e Formação Profissional
Fase 6 – Divulgação
- Disponibilização dos resultados do projecto para os prestadores de Educação e Formação Profissional e público em geral
Para uma melhoria no acesso ao programa feito sob medida, os parceiros do projecto contribuiram para a tradução dos materiais de formação, dos exercícios e informação considerada relevante.
A conferência final realizou-se em Setembro de 2015 na Holanda (Nijmegen) e foi um marco importante para a divulgação dos resultados.
A avaliação do projeto, assim como os resultado alcançados podem ser consultados em:
Coordenação do EQUASS em Portugal:
Carla Cunha
carla.cunha@apq.pt
APQ
Pólo Tecnológico de Lisboa
Rua Carlos Alves, 3 – 1º dto
1600-515 Lisboa
Tel. (351) 21 499 62 10
Fax (351) 21 495 84 49
E-mail: equass@apq.pt