Eventos

Detalhes

Início

09 Jun 2022 – 18h00


Fim

09 Jun 2021 – 19h30


Local

Online


Contacto

(+351) 226 153 320


Email

drn@apq.pt

No âmbito da primeira edição da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade (Parceria APQ – PEA – IPP), a Comissão Científica está a dinamizar um seminário final para os alunos envolvidos, alargado a todos os associados da APQ.

Este evento irá realizar-se no dia 9 de junho de 2022, pelas 18h, subordinado ao tema “O Líder da Qualidade no Século XXI”, em formato exclusivamente online.

Não perca a oportunidade de rever o evento aqui:

Consulte o programa>>

Conheça os oradores>>

Não perca esta oportunidade! Inscreva-se AQUI!

Programa

 

18h00 Sessão de Abertura
  José Carlos Pereira | APQ
  Armando Silva | PEA – IPP
18H30 Mesa Redonda
Cláudia Pereira | Diretora Corporativa da Qualidade, Sustentabilidade e Melhoria Contínua na Colquímica Adhesives
Cristina Almeida | Senior Manager, ECI Quality na Yazaki
João Geraldes | CEO da 2B-On | BUSINESS, TECHNOLOGY & DIGITAL MARKETING CONSULTING.
Tiago Pereira | Diretor de Qualidade Ambiente e Segurança do Grupo Polisport
Paulo Sampaio | Moderador | Vice-Presidente da Direção Nacional da APQ

Oradores

José Carlos Pereira

José Carlos Pereira

Comissão Científica da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade - APQ

Armando Silva

Armando Silva

Comissão Científica da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade - PEA - IPP

Paulo Sampaio

Paulo Sampaio

Moderador | Vice-Presidente da Direção Nacional da APQ

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira

Diretora Corporativa da Qualidade, Sustentabilidade e Melhoria Contínua | Colquímica Adhesives

Cláudia Pereira é licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É também, Técnica Superior de Segurança e Saúde no Trabalho.

Trabalhou 21 anos na Toyota Caetano Portugal, dos quais 10 foram passados na Fábrica de Ovar (área industrial), onde exerceu o cargo de Diretora da Qualidade, Ambiente e Segurança. Participou em diversas ações de formação promovidas pela Toyota Motor Corporation e Toyota Motor Europe na área da Qualidade, Sustentabilidade e Melhoria Contínua. Esteve envolvida na implementação de diversos projetos de melhoria contínua, nomeadamente: built-in-quality, círculos de controlo da qualidade, Toyota Prodution System, sistema de gestão Kaizen Lean, etc.

Durante 11 anos foi Diretora Corporativa da Qualidade, Ambiente, SST e Melhoria Contínua da Toyota Caetano Portugal – Grupo Salvador Caetano, onde foi responsável pela coordenação de sistemas de gestão e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável e melhoria contínua, nomeadamente Carbon Disclosure Project (CDP), Toyota Environmental Challenge 2050, Ecovadis e participação na Equipa Pan-europeia de Sustentabilidade Toyota Motor Europe. Quanto à melhoria contínua contínua coordenou: Toyota Business Practices, Gestão Kaizen Lean, 5S, P-FMEA, outros, ex.: Matriz X, Hoshin Kanri, Kaizen de projeto.

Foi também responsável pela coordenação do sistema de gestão multi-site corporativo de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Energia (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001).

Atualmente é Diretora Corporativa da Qualidade, Sustentabilidade e Melhoria Contínua na Colquímica Adhesives, onde coordena a equipa corporativa da Qualidade, Sustentabilidade e Melhoria Contínua em Portugal, EUA e Polónia, nomeadamente, Colquímica Sustainability Challenge 2030, BSCD-Portugal, Carbon Neutrality, UN Global Compact, Sedex, etc.

Coordena também a Certificação Corporativa ISO - ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001; as práticas de qualidade e excelência organizacional, digitalização da qualidade 4.0, auditorias de qualidade (IRCA, VDA 6.3), e o desenvolvimento do programa Kaizen Lean.

Cristina Almeida

Cristina Almeida

Senior Manager, ECI Quality | Yazaki

Licenciada em Engenharia e Gestão da Qualidade (UFP/FCT). Técnica Superior de Segurança no Trabalho.
A sua carreira profissional desenvolve-se numa multinacional da indústria automóvel, onde atualmente desempenha funções de direção ao nível Corporativo. Durante todo o seu percurso profissional foi na área da Qualidade que exerceu a maioria das suas funções, acumulado também responsabilidades nas áreas da Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Ambiental, Gestão de Instalações Industriais e Responsabilidade Social.
Tem no trabalho um dos seus principais pilares. Vive a “Qualidade” com uma entrega total, pois é assim que consegue desenvolver muitas das valências que mais gosta, tais como:
• criar valor para as pessoas e para as organizações onde está presente;
• potenciar o trabalho em equipa (multidisciplinares);
• focalizar as energias para a resolução dos problemas (foco na melhoria continua),
• promover a aposta na prevenção de falhas identificando previamente todos os riscos.
Valoriza o relacionamento interpessoal contribuindo assim para um maior espírito de colaboração, cooperação e foco na Qualidade. É otimista por convicção e tem como regra principal de vida: “tratar sempre os outros como gosta de ser tratada”.
Acredita na importância do Gestor da Qualidade e na necessidade de envolver os gestores de topo nas áreas relacionadas. Só assim as empresas poderão atingir o sucesso, tão desejado, de forma eficaz e sustentável.
Tem experiência como docente nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão de Recursos Humanos.
Participa ativamente em diversas organizações relacionadas com estas valências, nomeadamente como formadora, dando suporte técnico em diversas estruturas de trabalho e ainda em regime de voluntariado em grupos de resposta social e IPSS.
João Geraldes

João Geraldes

Business, Technology & Digital Marketing Consulting | CEO da 2B-On

Doutorado pela Universidad da Extremadura de Badajoz na área de Organização e Competitividade, Mestre em Gestão no ISG e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas no ISCTE.Atualmente é Diretor do Instituto Superior de Ciências da Administração, Managing Partner da 2B-On | SOCIAL BUSINESS CONSULTING e da TSG, BUSINESS & TECHNOLOGY CONSULTING,Diretor da Pós Graduação de Gestão Hospitalar do Instituto Superior de Gestão. Leciona ainda na Ordem dos Farmacêuticos a Pós-Graduação de Marketing Digital e é docente também no Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica em Marketing Digital, acumulando experiência lectiva desde 1990 (27 anos).É Presidente da Assembleia da OV-Associação Portuguesa de Profissionais de Vendas e Presidente da Direção da Associação de Proprietários de São Marcos desde 1995). É membro efetivo da Ordem dos Economistas com o nº 10723. Co-Autor do Livro “Excelência Organizacional” e responsável pelo capítulo de Marketing Digital. Foi Diretor Geral na Novabase e no Grupo Portugal Telecom (PTM.com), Diretor de Marketing e de Vendas da Futurekids, Comnexo, Oni Telecom, New Boston Select, Data Recover Center, Diretor de Vendas do Grupo Timestamp e Diretor de Marketing da Timestamp, Sistemas de Informação,SA e Diretor Comercial da WinTrust, entre outras.
Tiago Pereira

Tiago Pereira

Diretor de Qualidade Ambiente e Segurança | Grupo Polisport

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho;
Tem trabalhado desde 2013 em torno da Qualidade, Operações, Lean e Industrialização na área do mobiliário, produtos desportivos, saúde e indústria alimentar.
Foi formador internacional da Decathlon na área de gestão de projectos.
Neste momento é Director de Qualidade Ambiente e Segurança do Grupo Polisport líder mundial de produção de porta bebés para bicicletas.