Eventos

Não perca a oportunidade de participar no 44º Colóquio da Qualidade da APQ!
0
0
0
0
Dias
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Seg

Detalhes

Início

12 Nov 2020 – 14h00


Fim

12 Nov 2020 – 19h20


Local

Online


Contacto

(+351) 22 615 33 20


Email

drn@apq.pt

O Colóquio da Qualidade, evento organizado pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), vai realizar-se a 12 de novembro de 2020, data que este ano é convencionada internacionalmente como o Dia Mundial da Qualidade. Esta que é a sua 44ª edição, o Colóquio tem como tema principal “Qualidade e Excelência: Liderar a transformação, aproveitar as oportunidades” e será realizada em formato exclusivamente online.

Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais e debaterem temas atuais da Gestão da Qualidade e Excelência Organizacional, neste que é um ano marcado por adversidades verdadeiramente excecionais, que impõem exigências acrescidas também aos profissionais da Qualidade.

Como podem os líderes e gestores da Qualidade e Excelência influenciar significativamente as iniciativas de transformação individuais e coletivas? Quais as ferramentas e estratégias da qualidade e excelência apropriadas para transformar as organizações, aumentar o valor e sustentar resultados excelentes e duradouros? Como aproveitar as oportunidades que as crises comportam, em especial na fase de pandemia que atravessamos ?

Estas e outras questões serão objeto de discussão e partilha, tratando-se de um evento aberto a todas as organizações e profissionais da área da Qualidade e Excelência, desde decisores de topo, gestores da Qualidade, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais e duradouros. Em simultâneo, aproveitam esta oportunidade para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e comprovar o seu impacto.

Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.

Não perca esta oportunidade!

Programa

 

14h00 Sessão de Abertura
Francisco Frazão Guerreiro – Presidente da Direção, APQ
Eurico Brilhante Dias – Secretário de Estado da Internacionalização
14h15 Liderar a transformação através do Modelo EFQM 2020
Keynote Speaker | Gianluca Mulè – Chief Operations Officer, EFQM
António Pereira – Plant General Manager, Bosch Security Systems
Moderador | Luís Fonseca – Presidente da Direção, APQ DRN
15h00 Transformação Digital e Inovação nas Empresas
Miguel Sá Pinto – Diretor, CEiiA
Nuno Martins Cavaco – Coordenador do Pilar 2 – Transformação Digital do Tecido Empresarial, Estrutura de Missão Portugal Digital 
Rui Fonseca – CEO, Altronix
Moderador | José Carlos Pereira – Vice-Presidente da Direção, APQ DRN
16h00 Pausa
16h15 Mesa Redonda – O “novo normal” na Qualidade
Avelino Brito – Director General, Asociación Española para la Calidad
Carlos Teixeira – Presidente Conselho Administração, Porcelanas Costa Verde
Francisco Barroca – Diretor Geral, CERTIF – Associação para a Certificação
Joana dos Guimarães Sá – Diretora Desenvolvimento, APCER
Moderador | Rafael Campos Pereira – Vice-Presidente Executivo, AIMMAP
17h45 Pausa
18h00 O papel do Kaizen na Melhoria da Estratégia do Negócio
Euclides Coimbra – Managing Partner, Kaizen Institute Western Europe
Moderador | Luís Fonseca – Presidente da Direção, APQ DRN
18h20 Regressa Líder: Recursos de Liderança para o “Novo Normal”
António Sacavém – Partner, Trainer & Exec. Coach, ASCA
Moderador | José Carlos Pereira – Vice-Presidente da Direção, APQ DRN
18h50 Customer Service: Novos desafios, novas técnicas?
Carla Carvalho Dias – KeyNote Speaker, Author, Certified Coach & Top Management Business Consultant
Moderador | Luís Fonseca – Presidente da Direção, APQ DRN
19h20 Sessão de Encerramento

Oradores

António Pereira

António Pereira

Plant General Manager, Bosch Security Systems

  • Plant General Manager na Bosch Security Sistems, Ovar, desde 2017, cargo que ocupa atualmente;
  • Entre 2014 e 2017 assumiu o cargo de Industrialization Director na Bosch Car Multimedia Portugal, SA;
  • De 2007 a 2014 foi Production Director na Bosch Car Multimedia Portugal, SA;
  • Ingressou na Bosch há 12 anos, ao longo dos quais desempenhou diversas funções com diferentes responsabilidades;
  • Licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, curso que frequentou entre 1989 e 1994. Tem uma Pós Graduação em Avaliação e Gestão de Projetos e Inovação, também lecionada pela Universidade do Minho, e uma formação em Organizational Management emitida pela MIT Sloan School of Management, em Cambridge, Massachusetts.

António Sacavém

António Sacavém

Partner, Trainer & Exec. Coach, ASCA

  • Partner, Trainer e Exec. Coach (PCC by ICF) na António Sacavém Communication Academy
  • Autor e Power Talker em Conferências Nacionais e Internacionais
  • Professor Auxiliar na Universidade Europeia e IPAM
  • Professor Convidado na Universidade Católica

Avelino Brito

Avelino Brito

Director General, Asociación Española para la Calidad

  • From September 2019, Managing Director of the Spanish Association for Quality AEC.
  • Mechanical Engineer, MBA, and Certificate in Corporate Governance. With more than 30 years professional experience, I´ve been a consultant, an Information Systems Manager, and finally, the Managing Director of AENOR, the Spanish standardization institution and a reference certification and training services provider in Spain.
  • I have held several relevant positions in the Quality Infrastructure environment, such as the President of the Council of Latin American Foundation for Quality (FUNDIBEQ), Member of the Council of the International Standards Organization (ISO), and Member of the Council of the Spanish National Accreditation Entity (ENAC) and the Spanish National Metrology Centre (CEM).

Carla Carvalho Dias

Carla Carvalho Dias

KeyNote Speaker, Author, Certified Coach & Top Management Business Consultant

  • Carla Carvalho Dias é licenciada em Engenharia Mecânica no ramo de Termodinâmica & Fluidos.
  • Com uma experiência profissional de mais de 2 décadas, começou por se especializar em reestruturação e reorganização empresarial, levando a efeito projetos em Portugal, Espanha, Itália, Suíça e Angola. Hoje é International KeyNote Speaker com presença marcada em todos os Continentes.
  • Autora de 2 best sellers em serviço e cultura de serviço, encontra-se a produzir o terceiro livro desta vez focado nos bastidores ou backstage do serviço ao Cliente tendo por base a apresentação que fez no TEDx em que participou em Espanha, case studies apresentados em Singapura e Boston (adiado para 2021 em virtude da Pandemia) no congresso Frontiers in Service e projectos de implementação de cultura de serviço implementados nos últimos 6 anos.
  • Tem como missão de vida: Melhorar o serviço em Portugal e no Mundo!

Carlos Teixeira

Carlos Teixeira

Presidente Conselho Administração, Porcelanas Costa Verde

  • Natural do Porto.
  • Desde 2011 Presidente do Conselho de Administração das Porcelanas da Costa Verde.
  • Membro do Conselho de Administração do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
  • Com 32 anos de experiência como Diretor de Exportação nas Porcelanas da Quinta Nova, passando a Diretor Comercial da mesma em 1990, acumulando a responsabilidade de vários mercados da Vista Alegre.

Euclides Coimbra

Euclides Coimbra

Managing Partner, Kaizen Institute Western Europe

  • Euclides Coimbra é Senior Partner e Managing Director do Kaizen Institute Western Europe.
  • Tem uma vasta experiência em processos de Mudança Cultural e iniciativas de Transformação Kaizen Lean.
  • Nos últimos anos tem estado essencialmente focado na coordenação e desenvolvimento de novas áreas bem como na gestão de projectos globais de grande dimensão.
  • Autor de dois livros: 'KAIZEN in Logistics and Supply Chains' e 'KAIZEN: Uma Estratégia de Melhoria, Crescimento e Rentabilidade'.

Eurico Brilhante Dias

Eurico Brilhante Dias

Secretário de Estado da Internacionalização

  • Doutorado e Mestre em Ciências Empresariais pelo ISCTE-IUL (2007 e 1999, respetivamente), e Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA Lisboa – atual Universidade Europeia de Lisboa (1995).
  • Foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, Vice-Presidente da Comissão dos Assuntos Europeus e membro da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.
  • Professor Auxiliar na ISCTE Business School (desde 2000); Professor na Universidade Europeia, ao abrigo de protocolo com o ISCTE-IUL (2013-2017); Professor do Instituto Politécnico de Setúbal, na Escola Superior de Ciências Empresariais, ao abrigo de protocolo com o ISCTE-IUL (2013); e Assistente Estagiário, Assistente e Professor Auxiliar no ISLA Lisboa (hoje Universidade Europeia) – (1995-2000 e em 2009-2011).
  • Investigador Associado da Business Research Unit – ISCTE (desde 2000); Perito Externo da Executive Agency for Small and Medium Enterprises, Comissão Europeia (ao abrigo do Programa COSME – Horizonte 2020 – 2017); Investigador Associado da Business Research Unit – ISCTE (desde 2000); Membro do Conselho Geral do ISCTE –IUL (2013-2017); Diretor da Licenciatura de Gestão do ISCTE-IUL (2014-2016) e Membro do Centros de Estudos INOUT Global ISCTE (2001-2006).
  • Foi Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP (2010-2011); Membro Executivo do Conselho de Administração da AICEP Global Parque (2007-2010); Membro do Conselho de Administração da ADRAL (2007-2008); Membro da Comissão de Peritos para o Desenvolvimento do Programa Portugal Logístico (2006); Consultor de Empresas na Logistema e Diretor da Unidade Logisformação (1999-2001).
  • Foi Secretário de Estado da Internacionalização do XXI Governo Constitucional a partir de 14 de julho de 2017.

Francisco Barroca

Francisco Barroca

Diretor Geral, CERTIF – Associação para a Certificação

  • Diretor Geral da CERTIF – Associação para a Certificação
  • Vice-Presidente da APQ
  • Vice-Presidente do Conselho Geral da CIP

Desempenhou, anteriormente, funções como:

  • Presidente da Eurocer-building (Associação Europeia dos Organismos de Certificação na área da Construção)
  • Presidente da APCER
  • Vice-Presidente do IPQ
  • Assessor Principal do IPQ

Gianluca Mulè

Gianluca Mulè

Chief Operations Officer, EFQM

  • Gianluca joined EFQM in 2006. He has managed the training department and had initially worked with EFQM as analyst to develop cases and to link teaching inputs to best practice. Gianluca began his career as a process engineer in the oil & gas sector with Technip Italy.
  • He subsequently completed his background with training in the field of quality management and has gained experience of process and service sectors through roles in the quality departments of API, a refinery company in Italy, and Trenitalia, the main Italian railway operator.
  • Gianluca is a graduate in Chemical Engineering from the university of Rome 'La Sapienza'.

Joana dos Guimarães Sá

Joana dos Guimarães Sá

Diretora Desenvolvimento, APCER

  • Diretora Executiva Desenvolvimento de Produto na APCER, Associação Portuguesa de Certificação e Business Unit Leader da Forest.
  • Representa a IQNet (The International Certification Network) na ISO/TC 176 Sistemas de Gestão da Qualidade, onde é co-convener do Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 (ISO 9001 APG) e práticas de auditoria de acreditação AAPG do IAF (International Accreditation Forum), papers publicados na website da ISO/TC 176. NA CT 80 a Comissão Portuguesa “espelho” da TC 176 assegura a coordenação do GT 1, responsável pela representação junto da SC2, relativa à ISO 9001 e ISO 9004.
  • Representa Portugal no Grupo de trabalho 1 da ISO TC/ 279 Gestão da Inovação, grupo responsável pela publicação da ISO 56002 Linhas de Orientação para Sistemas de Gestão da Inovação, estando ligada à normalização deste tema desde a criação da primeira norma portuguesa em 2006.
  • Auditora Coordenadora de Qualidade, Ambiente, Segurança, Inovação, Gestão Florestal, Cadeia de Custódia.

José Carlos Pereira

José Carlos Pereira

Vice-Presidente da Direção, APQ DRN

  • Membro da direção da APQ Norte.
  • MBA Executivo em Gestão Empresarial.
  • Business Expert, consultor, formador.
  • “Speaker” – área comercial e negócios internacionais.

Luis Fonseca

Luis Fonseca

Presidente da Direção, APQ DRN

  • Luis Fonseca é Docente e Investigador em Qualidade, Gestão, Sustentabilidade e Engenharia e Gestão Industrial. Luis Fonseca é Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL (2012), tem um MBA pelo IEP/ESADE (1993), é Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade (UNL/ISQ, 1987) e é licenciado em Engenharia Eletrotécnica (UP, 1982). É Professor no ISEP – P. Porto, investigador do CIDEM e Presidente da Delegação Norte da Associação Portuguesa para a Qualidade (2015-2021). Tem a qualificação de Membro Sénior e especialista em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros e de Fellow Member da ASQ – American Society for Quality.
  • Esteve ligado durante 15 anos à atividade de certificação de sistemas, tendo exercido as funções de Vice-presidente da rede IQNet e de Assessor e Diretor Geral da APCER. Desempenhou ainda funções de Administração, Gerência, Engenharia, Planeamento da Produção, Controlo do Processo e Gestão da Qualidade em diversas multinacionais e PME´s nacionais.

Miguel Sá Pinto

Miguel Sá Pinto

Diretor, CEiiA

  • Miguel Sá Pinto é responsável pela relação com investidores no CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
  • Começou a sua carreira na indústria, tendo exercido vários cargos de direção e administração ao longo dos anos. Foi consultor de gestão por mais de dez anos, administrador do IAPMEI, I.P. e da Metro do Porto, S.A.
  • Licenciado em Engenharia Mecânica pela Unviversidade do Porto, Mestre em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e com MBA pela Catholic Business School, completou a sua formação com vários programas avançados para executivos, de onde se destacam os realizados na HBS - Harvard Business School e no MIT - Sloan School of Management.

Nuno Martins Cavaco

Nuno Martins Cavaco

Coordenador do Pilar 2 - Transformação Digital do Tecido Empresarial, Estrutura de Missão Portugal Digital

  • Doutorado em Engenharia Industrial (dissertação em Competitividade Sustentável) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA).
  • Mestre em Transportes na área da Logística, pelo Instituto Superior Técnico.
  • Pós-Graduado em E-Business, pelo ISEG
  • Licenciado em Engenharia de Produção Industrial pela FCT NOVA.
  • Exerce funções de consultoria empresarial há mais de 25 anos.
  • Para além de Docente Universitário na FCT NOVA, reúne experiência profissional em consultoria empresarial, quer no setor público quer privado, em vários domínios, nomeadamente em planeamento estratégico e monitorização corporativa; eficiência operacional e redução de custos; compras estratégicas e eletrónicas; otimização organizacional e gestão da mudança; assim como em modelos de excelência e sustentabilidade.
  • Regista um percurso profissional assente na carreira académica e na consultoria, tendo assumido funções como Subdiretor para o Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da FCT NOVA, Partner na LCG Consulting, Sócio-fundador da Leadership Business Consulting e consultor sénior na DHV MC e na Deloitte.
  • Atualmente, integra a equipa da Estrutura de Missão Portugal Digital, sendo o Coordenador do Pilar 2 (Transferência Digital do Tecido Empresarial) do Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.

Rafael Campos Pereira

Rafael Campos Pereira

Vice-Presidente Executivo, AIMMAP

  • Rafael Campos Pereira é casado e pai de quatro filhos.
  • É licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto.
  • Atualmente desempenha os cargos, entre outros, de Vice-Presidente Executivo da AIMMAP - Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, de Vice-Presidente da Direção e do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, de Administrador do CATIM – Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e de Presidente do Conselho de Administração do CERTIF – Associação para a Certificação.
  • É sócio da Sociedade de Advogados Campos Pereira, Alhinho, Carvalhaes, Mesquita & Associados.
  • Presença assídua em diversos órgãos de comunicação social, onde escreve sobre um vasto conjunto de temas.

Rui Fonseca

Rui Fonseca

CEO, Altronix

  • Aos 13 anos, depois de deixar os estudos, por necessidade, teve que prematuramente iniciar a sua vida profissional, passando esta por Lavador de carros, Ajudante de Mecânico de automóveis, Operador de máquinas bordados, Mecânico de máquinas têxteis e mais tarde Responsável Geral vendas, Diretor de Marketing e Responsável Compras. As dificuldades iniciais que ultrapassou promoveram o desenvolvimento e crescimento do espírito impulsionador e empreendedor de fazer acontecer e de valorizar o capital humano. Atualmente é o CEO da Altronix, empresa líder de mercado e CEO da AUTOID, S.L. em Espanha.
  • Licenciado em Gestão e Marketing, Pós Graduado em Direção Comercial, frequenta atualmente o Mestrado em Gestão Empresarial na FEP.
  • Vice Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação da Trofa em regime de voluntariado.
  • Membro do conselho executivo da AEBA-Associação Empresarial do Baixo Ave.
  • Embaixador na Universidade Nova de Lisboa.
  • Membro do Conselho Estratégico na Empower Brands Community e do Conselho Editorial na revista Start & Go.
  • Docente em duas faculdades (IPAM e ISCAP).
  • Em 2019 foi reconhecido como Herói PME ficando em primeiro lugar nacional.

Inscrições

Inscrições Gratuitas Inscrições Adicionais
Sócios Coletivos Escalão 0 1 Inscrição

Link para inscrição

30€

Link para inscrição

Escalão 1 3 Inscrições

Link para inscrições

Escalão 2 5 Inscrições

Link para inscrições

Escalão 3 7 Inscrições

Link para inscrições

Sócios Individuais 30€*

Link para inscrição

Sócio Desempregado Gratuito**

Link para inscrição

Não Sócio 60€***

Link para inscrição

* Caso seja estudante tem desconto de 50% (Mediante apresentação de documento comprovativo da situação de estudante)

** Mediante apresentação de documento que comprove a situação de desemprego

*** Caso seja estudante tem desconto de 50% (Mediante apresentação de documento comprovativo da situação de estudante)

A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.

 Condições especiais de participação para os não associados que pretendam aderir como associados da APQ até 31 de dezembro de 2020!

Condições de Patrocínio

SPONSOR GOLD | 2500€ + IVA

  • 15 inscrições gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 30 exemplares da revista
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 21 horas de formação gratuitas *
  • Colocação do logótipo e apresentação da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Convite eletrónico | Personalizado com o logótipo do patrocinador
  • Inserção do logotipo no canto inferior direito, em permanência durante a emissão
  • Passagem em rodapé dos logotipos dos patrocinadores
  • Inserção de separador antes das apresentações powerpoint
  • Criação de genérico no início de cada painel, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Criação de vídeo promocional do evento, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

SPONSOR SILVER | 1000€ + IVA

  • 10 inscrições gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
  • 14 horas de formação gratuitas *
  • Colocação do logótipo e apresentação da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Convite eletrónico | Personalizado com o logótipo do patrocinador
  • Passagem em rodapé dos logotipos dos patrocinadores
  • Criação de genérico no início de cada painel, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Criação de vídeo promocional do evento, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
  • Relatório Final do Evento

SPONSOR BRONZE | 500€ +IVA

  • 5 inscrições gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores).
  • 7 horas de formação gratuitas *
  • Colocação do logótipo e apresentação da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Convite eletrónico | Personalizado com o logótipo do patrocinador
  • Passagem em rodapé dos logotipos dos patrocinadores
  • Criação de genérico no início de cada painel, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Criação de vídeo promocional do evento, com inserção dos logotipos dos patrocinadores
  • Relatório Final do Evento

* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido até final de junho de 2021.

Patrocinadores


Ouro

Prata

Bronze

Apoios