FORMAÇÃO
Enquadramento
Face às crescentes ameaças a que os ecossistemas organizacionais estão sujeitos e, no âmbito da gestão de serviços, da segurança da informação, da cibersegurança, da proteção de dados pessoais e da gestão de sistemas de inteligência artificial, a componente de deteção de eventos e de incidentes é vital para a eficácia dos sistemas de gestão da alarmística e para a celeridade das respostas para repor as operações e para a recuperação dos sistemas de gestão. Complementarmente, a investigação dos erros não conhecidos e das causas raiz desconhecidas permitem incrementar a gestão do conhecimento e a sustentabilidade das respostas a situações não planeadas.
Destinatários
Líderes e Gestores de equipas de processos de mudança, Responsáveis pela transformação digital, Gestores de serviços, Gestores de serviços de IT, Gestores de incidentes, Gestores de problemas, Gestores e Técnicos de processos organizacionais, de IT e projetos de automação de workflows.
Todos os profissionais que se encontrem envolvidos em processos ou em projetos de mudança organizacional.
Todos os profissionais que se encontrem envolvidos em processos ou em projetos de mudança organizacional.
Objetivos
Saber e saber-fazer desenvolvendo competências para as seguintes atividades:
– Definir os indicadores chave para a gestão dos incidentes, no âmbito das interrupções não planeadas, da redução da qualidade dos serviços e dos eventos com potencial impacto para os clientes e para os utilizadores.
– Registar a classificar incidentes.
– Gerir o risco e priorizar a resposta aos incidentes.
– Implementar, monitorizar e melhorar o circuito da gestão de incidentes.
– Garantir o alinhamento de gestão de incidentes com gestão de problemas e com a gestão da continuidade do negócio.
– Analisar as tendências nos padrões de incidentes e de problemas e manter uma base de conhecimento dos erros conhecidos.
– Definir os indicadores chave para a gestão dos incidentes, no âmbito das interrupções não planeadas, da redução da qualidade dos serviços e dos eventos com potencial impacto para os clientes e para os utilizadores.
– Registar a classificar incidentes.
– Gerir o risco e priorizar a resposta aos incidentes.
– Implementar, monitorizar e melhorar o circuito da gestão de incidentes.
– Garantir o alinhamento de gestão de incidentes com gestão de problemas e com a gestão da continuidade do negócio.
– Analisar as tendências nos padrões de incidentes e de problemas e manter uma base de conhecimento dos erros conhecidos.
Conteúdos Programáticos
A implementação dos processos de gestão de incidentes e de gestão de problemas.
As boas práticas no âmbito do ITIL e da ISO20000-1.
O alinhamento da gestão de incidentes e de problemas entre instrumentos de gestão (ISO9001, ISO27001, ISO20000, ISO22301, ISO22361, QNRCS, NIS2, DORA, EU AI Act, …)
Exemplos práticos da gestão de incidentes e de problemas e do alinhamento com a gestão de crise e a gestão da continuidade do negócio.
A gestão dos indicadores-chave dos processos de gestão de incidentes e de problemas.
A análise de tendências.
O desenho, manutenção, revisão e atualização da base de conhecimento de incidentes, problemas e erros conhecidos.
As boas práticas no âmbito do ITIL e da ISO20000-1.
O alinhamento da gestão de incidentes e de problemas entre instrumentos de gestão (ISO9001, ISO27001, ISO20000, ISO22301, ISO22361, QNRCS, NIS2, DORA, EU AI Act, …)
Exemplos práticos da gestão de incidentes e de problemas e do alinhamento com a gestão de crise e a gestão da continuidade do negócio.
A gestão dos indicadores-chave dos processos de gestão de incidentes e de problemas.
A análise de tendências.
O desenho, manutenção, revisão e atualização da base de conhecimento de incidentes, problemas e erros conhecidos.
Preços
| Preço Sócios Colectivos | 160.00 EUR |
| Preço Sócios Individuais | 180.00 EUR |
| Preço Não Sócios | 300.00 EUR |
Acções
1 - Online
Início: 15/04/2026
Fim: 17/04/2026
1 - Online
Início: 21/10/2026
Fim: 22/10/2026
Sessões / Horários
Nome do Curso
Gestão de incidentes, gestão de problemas – ISO20000
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Datas
1 - Online
Início: 15/04/2026
Fim: 17/04/2026
1 - Online
Início: 21/10/2026
Fim: 22/10/2026
Duração
08h00
Formato
OnlineContactos
IN COMPANY
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