FORMAÇÃO
Enquadramento
A Sustentabilidade é atualmente um elemento fundamental para a valorização das organizações de qualquer sector de atividade, quer por parte dos possíveis investidores quer pelos potenciais clientes. Qualquer organização que pretenda alcançar uma posição relevante no mercado da UE e/ou no Mercado Global terá não apenas que cumprir as normas de sustentabilidade, mas também deverá saber comunicar os resultados obtidos.aos seus diferentes tipos de audiência (stakeholders),
Para completar este imperativo, o Relato de Informação Não Financeira assume atualmente uma importância idêntica ao tradicional reporte financeiro devendo assegurar o mesmo nível de qualidade. Este é o principal objetivo da Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (Corporate Sustainability Disclosure Directive – CSRD). Esta diretiva da UE, que entrou em vigor para as empresas com mais de 500 trabalhadores já no ano fiscal de 2024 (grandes empresas), vê ampliado o seu nível de abrangência ás PME cotadas, segundo os seguintes critérios: “Ativos Totais de 20.000.000€”; “Volume de negócios Superior a 40.000.000”€ e/ou “Número de Trabalhadores = 250” , bastando cumprir dois deles para estar obrigada a elaborar o reporte do Estado de Informação Não Financeira (EINF)
Neste sentido, a ação de formação “Caminho para um Negócio Sustentável: Relatórios de Sustentabilidade” aborda:
– os requisitos fundamentais para definir e implementar um Modelo de Negócio Sustentável contemplando os três eixos da Sustentabilidade: Social, Ambiental e Governança (ESG);
– como aplicar ferramentas para definir a Estratégia de Sustentabilidade e implementá-la em cada organização;
– a Comunicação dos Resultados seguindo as orientações das normas mais recentes para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.
Através da sua componente prática, serão realizados exercios e analisados Casos de Estudo sobre: mapeamento das Partes Interessadas (Stakeholders); aplicação da Matriz de Dupla Materialidade, compilação e medição de indicadores de sustentabilidade e elaboração de relatórios de sustentabilidade (conteúdo alinhado com as normas GRI, CSRD, etc).
Para completar este imperativo, o Relato de Informação Não Financeira assume atualmente uma importância idêntica ao tradicional reporte financeiro devendo assegurar o mesmo nível de qualidade. Este é o principal objetivo da Diretiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (Corporate Sustainability Disclosure Directive – CSRD). Esta diretiva da UE, que entrou em vigor para as empresas com mais de 500 trabalhadores já no ano fiscal de 2024 (grandes empresas), vê ampliado o seu nível de abrangência ás PME cotadas, segundo os seguintes critérios: “Ativos Totais de 20.000.000€”; “Volume de negócios Superior a 40.000.000”€ e/ou “Número de Trabalhadores = 250” , bastando cumprir dois deles para estar obrigada a elaborar o reporte do Estado de Informação Não Financeira (EINF)
Neste sentido, a ação de formação “Caminho para um Negócio Sustentável: Relatórios de Sustentabilidade” aborda:
– os requisitos fundamentais para definir e implementar um Modelo de Negócio Sustentável contemplando os três eixos da Sustentabilidade: Social, Ambiental e Governança (ESG);
– como aplicar ferramentas para definir a Estratégia de Sustentabilidade e implementá-la em cada organização;
– a Comunicação dos Resultados seguindo as orientações das normas mais recentes para a elaboração de Relatórios de Sustentabilidade.
Através da sua componente prática, serão realizados exercios e analisados Casos de Estudo sobre: mapeamento das Partes Interessadas (Stakeholders); aplicação da Matriz de Dupla Materialidade, compilação e medição de indicadores de sustentabilidade e elaboração de relatórios de sustentabilidade (conteúdo alinhado com as normas GRI, CSRD, etc).
Destinatários
Dirigentes, Responsáveis ESG, pessoal técnico e profissionais dos setores ambiental e de responsabilidade social, consultores, assessores, estudantes e licenciados.
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO
– O que é a Sustentabilidade?
– A importância da Sustentabilidade no contexto atual
– Enquadramento da estratégia de Sustentabilidade com as estratégias de Descarbonização, Economia Circular da UE e com o Pacto Mundial (ODS)
– Medidas impulsionadas pela UE em matéria de sustentabilidade: a Diretiva UE) 2022/2464 (CSRD).
– Legislação Nacional – Decreto-Lei n.º 89/2017 (EINF).
– Vantagens, benefícios e desafios na implementação de uma Estratégia de Negócio Sustentável.
– Exercício: Auto diagnóstico de Sustentabilidade
2. A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
– O que é a Sustentabilidade Corporativa?
– As três dimensões da Sustentabilidade (ESG): Ambiental, Social e Bom Governo
– Conceito de “Cadeia de Valor”
– Conceito de “dupla Materialidade” e seleção dos Assuntos Materiais para a organização
– Como integrar a Sustentabilidade na estratégia da organização?
* Diálogo com as partes interessadas:
* Expectativas do consumidor
* Cadeia de abastecimento responsável
* Gestão responsável das pessoas
* Responsabilidade Social e Ambiental
* Gestão económica responsável
* Comunicação responsável
3. COMO PROJETAR UMA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
– Etapas para a definição de uma Estratégia de Sustentabilidade
– Normas e ferramentas a aplicar:
* Mapeamento de Stakeholders
* Análise da Dupla Materialidade
* Benchmark
* Matriz de Riscos e Oportunidades
* Seleção de Iniciativas de Sustentabilidade e viabilidade económica
* Desenho do Roadmap de Sustentabilidade
* Medição e compilação de indicadores chave de sustentabilidade
– Realização de exercícios e estudo de casos.
4. OS RELATOS DE SUSTENTABILIDADE: COMO ESTRUTURAR, ELABORAR E COMUNICAR O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE?
– Seleção da Estrutura do Relatório de acordo com a Norma/Diretrizes escolhidas (GRI, CSRD entre outras)
– Definição e Implementação do Plano para Recolha e Consolidação de Dados
– Desenvolvimento do Conteúdo do Relatório com base nas Análises previamente realizadas (análise de materialidade, identificação de riscos e oportunidades, gap analysis, roadmap de sustentabilidade, indicadores, etc.) e na Informação Recolhida
– Otimização do Design do Relatório
– Processos de Revisão e Validação do Relatório
– Verificação externa do Relatório de Sustentabilidade
– Comunicação
– Empresas lideres em sustentabilidade: estudo de casos e debate.
– O que é a Sustentabilidade?
– A importância da Sustentabilidade no contexto atual
– Enquadramento da estratégia de Sustentabilidade com as estratégias de Descarbonização, Economia Circular da UE e com o Pacto Mundial (ODS)
– Medidas impulsionadas pela UE em matéria de sustentabilidade: a Diretiva UE) 2022/2464 (CSRD).
– Legislação Nacional – Decreto-Lei n.º 89/2017 (EINF).
– Vantagens, benefícios e desafios na implementação de uma Estratégia de Negócio Sustentável.
– Exercício: Auto diagnóstico de Sustentabilidade
2. A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
– O que é a Sustentabilidade Corporativa?
– As três dimensões da Sustentabilidade (ESG): Ambiental, Social e Bom Governo
– Conceito de “Cadeia de Valor”
– Conceito de “dupla Materialidade” e seleção dos Assuntos Materiais para a organização
– Como integrar a Sustentabilidade na estratégia da organização?
* Diálogo com as partes interessadas:
* Expectativas do consumidor
* Cadeia de abastecimento responsável
* Gestão responsável das pessoas
* Responsabilidade Social e Ambiental
* Gestão económica responsável
* Comunicação responsável
3. COMO PROJETAR UMA ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE?
– Etapas para a definição de uma Estratégia de Sustentabilidade
– Normas e ferramentas a aplicar:
* Mapeamento de Stakeholders
* Análise da Dupla Materialidade
* Benchmark
* Matriz de Riscos e Oportunidades
* Seleção de Iniciativas de Sustentabilidade e viabilidade económica
* Desenho do Roadmap de Sustentabilidade
* Medição e compilação de indicadores chave de sustentabilidade
– Realização de exercícios e estudo de casos.
4. OS RELATOS DE SUSTENTABILIDADE: COMO ESTRUTURAR, ELABORAR E COMUNICAR O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE?
– Seleção da Estrutura do Relatório de acordo com a Norma/Diretrizes escolhidas (GRI, CSRD entre outras)
– Definição e Implementação do Plano para Recolha e Consolidação de Dados
– Desenvolvimento do Conteúdo do Relatório com base nas Análises previamente realizadas (análise de materialidade, identificação de riscos e oportunidades, gap analysis, roadmap de sustentabilidade, indicadores, etc.) e na Informação Recolhida
– Otimização do Design do Relatório
– Processos de Revisão e Validação do Relatório
– Verificação externa do Relatório de Sustentabilidade
– Comunicação
– Empresas lideres em sustentabilidade: estudo de casos e debate.
Preços
Preço Sócios Colectivos | 160.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 180.00 EUR |
Preço Não Sócios | 300.00 EUR |
Acções
1 - Online
Início: 12/05/2025
Fim: 14/05/2025
Sessões / Horários
Nome do Curso
Caminho para um modelo de Negócio Sustentável: Relatórios de Sustentabilidade
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Datas
1 - Online
Início: 12/05/2025
Fim: 14/05/2025
Duração
12h00
Formato
OnlineHorário e Formadores
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