Eventos

Detalhes

Início

10 Nov – 09h00


Fim

10 Nov – 18h00


Local

Online, Presencial (Porto)


Contacto

(+351) 226 153 320


Email

andreia.marques@apq.pt

O Colóquio da Qualidade, evento anualmente organizado pela APQ, vai realizar-se a 10 de novembro de 2022, data que este ano é convencionada internacionalmente como o Dia Mundial da Qualidade. Nesta que é a sua 46ª edição, o Colóquio tem como tema principal “LEIS Q – Liderança, Excelência, Inovação e Sustentabilidade com Qualidade” e será realizada em formato híbrido – presencial no Porto, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e com transmissão online.

Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade única para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais, permitindo debater temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional, nesta que continua a ser uma fase desafiante e que impõe exigências acrescidas a todos os profissionais, muito em especial à “comunidade da Qualidade”.
Qual balanceamento que devemos procurar entre os “standards” e a customização dos sistemas de gestão? Qual deve ser o papel da gestão de topo na Qualidade? O novo líder inova e gere, estamos prontos para os desafios atuais em Portugal? E a sustentabilidade, que papel pode ter em tempos mais incertos e até incompreensíveis? O que podem as empresas portuguesas fazer nos próximos tempos para almejar melhores resultados? Como potenciar uma cultura de qualidade? E como podemos comunicar melhor para demonstrar qualidade?
Estas e outras questões serão objeto de discussão, partilha e respostas durante o colóquio nestes tempos desafiantes e de coragem.

Este grande evento da APQ está aberto a todas as organizações e profissionais da área da Qualidade e Excelência, desde decisores de topo, gestores da Qualidade, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais, sustentáveis e com maior previsibilidade. Em simultâneo será, também, uma oportunidade exclusiva para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e medir o seu impacto.

Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.

Não perca esta oportunidade!

Programa

[Em atualização]

09h00 Receção aos participantes
09h15 Sessão de Abertura
Pedro Saraiva | Associação Portuguesa para a Qualidade
09h30 Management Systems – Standardizing Vs Customizing (striving for the right balance)
Pedro Alves | IQNET
10h30 Pausa para café
11h00 Mesa Redonda – Liderança para a Qualidade
Purificação Tavares | CGC Genetics /Unilabs
Manuel Violas | Grupo Violas
Alexandre Oliveira | Riopele
Moderador: Carlos Brito
Testemunho – William J. Troy | Independent consultant and lecturer
12h30 Almoço livre
14h00 Mesa Redonda | Sustentabilidade
Hugo Ribeiro da Silva | Porsche & Bentley
Anabela Vaz Ribeiro | UN Global Compact
15h00 Workshop 1 | O novo líder: inova e gere. Estamos prontos? Workshop 2 | Equipas melhoria
Daniela Simões | Miio
Carlos Oliveira | Fundação José Neves
Pedro Sá | Polisport
Raquel Miranda | Colep
Dinamizador: Hugo de Sousa – Innovation by Kaizen
16h00 Workshop 3 | Sustentabilidade e Segurança Alimentar Workshop 4 | Estudantes
Ondina Afonso | Sonae MC
Pedro Norton Matos | Greenfest
Maria João Cunha | Delta
António Vasconcelos | Planetiers New Generation
17h00 Pausa para café
17h30 Decifrar pessoas em auditoria
Alexandre Monteiro | Profiler
18h00 Sessão de Encerramento

Oradores Confirmados

Alexandre Monteiro

Alexandre Monteiro

Profiler

Alexandre Monteiro é mestre em Decifrar Pessoas©, profiler, palestrante internacional, autor dos best’s Sellers “Os segredos que o nosso Corpo Revela” e “Torne-se um Decifrador de Pessoas”, coach de Negociadores e equipas de alta performance, Líderes, influenciadores e Políticos.
Durante a última década aprendeu como Decifrar Pessoas com os maiores especialistas do mundo em comportamento humano, espiões ,Ex agentes do FBI, CIA, MI6, neurocientistas e engenharia social.

António Vasconcelos

António Vasconcelos

Co-líder INSURE.Hub | Innovation in Sustainability and Regeneration e chairman | The Natural Step International

António Vasconcelos dirige a boutique de consultoria de alta direção New-Next e foi Vice-President internacional da Oliver Wyman, uma das mais prestigiadas consultoras estratégicas a nível mundial. Co-lidera a Planetiers New Generation e o INSURE.Hub – Innovation in Sustainability and Regeneration, em resultado de uma parceria daquela com a Católica Business School e a Escola Superior de Biotecnologia. É co-promotor do Planetiers World Gathering, evento internacional em sustentabilidade, e o atual chairman da The Natural Step International, NGO de origem sueca que há mais de 30 anos aplica conhecimento científico em sustentabilidade por organizações progressivas a nível mundial. Com mais de três décadas de experiência em serviços profissionais, tem trabalhado nos últimos 12 anos em estratégias articulando negócio e sustentabilidade em vários setores (agro-alimentar, moda, químicos, sistemas de mobilidade). É licenciado em gestão pela Católica Lisbon e MBA pela Nova SBE.

Carlos Brito

Carlos Brito

Professor da Faculdade de Economia do Porto

Carlos Brito é professor universitário, gestor e opinion maker.
É professor de marketing na Faculdade de Economia do Porto e na Porto Business School.
É presidente do Observatório do Vinho do Porto, vice-presidente da Associação Portuguesa de Management, administrador da APCER Brasil, membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto e membro de vários conselhos consultivos.
Tem participação regular em órgãos de comunicação social, sendo frequentemente convidado como orador e motivational speaker para abordar temas de marketing, inovação e empreendedorismo.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Presidente Executivo | Fundação José Neves

É cofundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves.
Com um percurso ligado à economia, à inovação e ao empreendedorismo, ocupou o cargo de Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional.
Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português.
Criou aos 22 anos, a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. É um empreendedor em série, tendo co-fundado e investido em diversas startups como a Automaise, iMobileMagic, Asap54, PeekMed, Cardmobili, entre outras.
Foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio como Oficial da Ordem de Mérito.
Daniela Simões

Daniela Simões

Engenheira Informática de formação e co-fundadora e CEO da Miio

Engenheira Informática de formação e co-fundadora e CEO da Miio
Hugo Ribeiro da Silva

Hugo Ribeiro da Silva

Administrador | Member of the Board - Centro Porsche Porto

Doutorado em Economia de Empresa - Universidad Rey Juan Carlos Madrid
MBA Internacional - Católica Porto Business School
Mestre em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Licenciado em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Programa C. Management - Universidade Católica Portuguesa
PAGE - Programa avançado de gestão para executivos - Universidade Católica Portuguesa
Experiência profissional
Accionista e administrador executivo da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), desde 2014
Administrador executivo/Direção geral da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), de 2011 a 2014
Docente convidado no IPAM, de 2013/2014 e 2014/2015
Administrador da Everjets-Aviação Executiva SA, de 2011 a 2013
Diretor Comercial da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart) de 2007 e 2011
Diretor de Vendas de Viaturas de Turismo e Smart da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart), de 1996 a 2006
Chefe de Vendas na Filinto Mota, SA (Concessionário Citroen), de 1992 a 1996

Hugo Sousa

Hugo Sousa

Empreendedor digital e expert em Inovação Corporativa

Hugo de Sousa é um empreendedor digital e especialista em inovação corporativa.
Lidera o IBK – Kaizen Institute Western Europe Centre of Excellence for Growth Innovation – e ensina Strategic Business Analytics em Londres na Bayes Business School, City University of London e Transformação Digital nos programas executivos da Nova SBE Executive Education
A sua carreira inclui uma lista diversificada de empresas, consultoras e entidades de serviço público de renome, incluindo Capita Plc, BearingPoint, Lionbridge, Arthur D. Little, Inetum e os setores da Justiça e Turismo do Governo Português.
Em 26 de fevereiro, fundou o wehelpukraine.org após uma uma publicação no LinkedIn. A plataforma foi desenvolvida por mais de 300 voluntários, ajudou milhares de pessoas em apenas algumas semanas e foi recomendada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa
José Alexandre Oliveira

José Alexandre Oliveira

Presidente do Conselho de Administração da Riopele

Com 40 anos de experiência profissional na indústria têxtil, José Alexandre Oliveira é o Presidente do Conselho de Administração da Riopele, uma das maiores empresas de têxteis na Europa.

Ao longo dos anos, o seu nome foi também relacionado com a atividade desenvolvida em associações de têxtil, em Portugal e na Europa, destacando a sua contribuição como Presidente da ANITAF, Presidente da Assembleia Geral da ATP, Vice-Presidente da Assembleia Geral da CITEVE, Presidente da Eurocoton e Representante em Portugal da Euratex em Bruxelas.

Em 2006, José Alexandre Oliveira foi distinguido com a honra de “Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Categoria do Mérito Industrial”, pelo Presidente da República Portuguesa.

Manuel Violas

Manuel Violas

Grupo Violas

Manuel Soares de Oliveira Violas é licenciado em Economia e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica de Fribourg, Suíça.

Em 1983, iniciou a sua atividade profissional na COTESI (Companhia de Têxteis Sintéticos), como responsável pelo Departamento Comercial. Presidente da Solverde desde 1991, tendo ganho a Concessão dos Casinos de Espinho, Monte Gordo, Vilamoura e Chaves. Em 2017, inaugurou o Casino Online.

O seu percurso profissional está também ligado ao desporto tendo sido Presidente do Sporting Clube de Espinho e, atualmente, é Presidente do Oporto Golf Club.

Atualmente é Presidente da Violas – SGPS, S.A.; Solverde – Sociedade de Investimentos Turísticos da Costa Verde, S.A.; Cotesi – Companhia de Têxteis Sintéticos, S.A.; Sociedade Imobiliária da Praia da Rocha; Viogesp – Sociedade Imobiliária, S.A.; Clip – Colégio Luso Internacional do Porto; Gerente da Viacer – Sociedade Gestora de Participações Sociais, Lda e Chairman da Super Bock Group.

Pertence ainda ao Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal, Conselho de Fundadores da Casa da Música e Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves.

Maria João Cunha

Maria João Cunha

Diretora de Sistemas Integrados e Certificação do Grupo Nabeiro

Maria João Cunha, é licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, Pós-Graduada em Qualidade e Segurança Alimentar, pelo Instituto Superior Egas Moniz e em Gestão Estratégica na Agroindústria, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, e é reconhecida como especialista em Engenharia Alimentar pela Ordem dos Engenheiros.
Atualmente, assume a direção de sistemas integrados e certificações, no grupo Nabeiro – Delta Cafés, prestando serviços de consultoria, formação e implementação de sistemas nas áreas da qualidade, segurança alimentar, ambiente, SST, Responsabilidade Social, Conciliação e sustentabilidade.
É também, vogal da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar, na Ordem dos Engenheiros. Vice-presidente da direção sul da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). E, membro do board do Global Compact Portugal.
Nuno Soares

Nuno Soares

Especialista em Engenharia Alimentar

Ao longo dos 21 anos como engenheiro alimentar abraçou muitos desafios e projetos. Desde a sua primeira experiência profissional que tem trabalhado com diversas equipas nas áreas da produção, qualidade e segurança alimentar. Mais tarde na carreira, percebeu a importância de ter uma visão mais alargada dos negócios e por isso frequentou um MBA. No seu doutoramento investigou uma nova abordagem para a vidragem do pescado congelado procurando mudar alguns dos mais antigos paradigmas desta indústria. Teve a honra de ser agraciado com o título de especialista em Eng. Alimentar pela Ordem dos Engenheiros (2018). A cada dia que passa ficou mais apaixonado pela sua missão de partilhar conhecimento e desenvolver pessoas. Como consequência disso mesmo, nos últimos anos, publicou livros e artigos sobre os temas de segurança alimentar e fundou o movimento “I’m a SLO” como princípio basilar para uma mudança de mentalidade na indústria alimentar e construção da uma cultura de Segurança Alimentar. Desde de 2019 que se dedica a contribuir para que profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar, na área de Segurança Alimentar tenham uma carreira profissional mais realizada e impactante com base no desenvolvimento constante do seu conhecimento, produtividade e mentalidade.
Ondina Afonso

Ondina Afonso

Diretora da Qualidade e Investigação

Ondina Afonso é Presidente do Clube de Produtores Continente acumulando com o cargo de Diretora de Qualidade e Investigação, MC Sonae. É Presidente do Comité Alimentar no EuroCommerce e do Comité Técnico da Cadeia de Custódia do GlobalG.A.P. . Durante dez anos foi coordenadora dos Serviços de Tecnologia e Inovação e docente na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Desde 2003 é avaliadora de Projetos Europeus de Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia & Inovação na Comissão Europeia. De 2009 a 2016 foi Diretora Executiva da PORTUGALFOODS – Pólo de Competitividade e Tecnologia para o setor agroalimentar.
Pedro Sá

Pedro Sá

Diretor de Inovação & Desenvolvimento de Negócio

Entusiasta da inovação e tecnologia, engenheiro, com experiência profissional de mais de 18 anos na liderança de equipas focadas na gestão de projetos de I&D+i de produtos e processos produtivos em diferentes indústrias.

Gestor do Sistema Gestão de IDI da Polisport NP4457.

Produtos e tecnologias inovadoras premiadas internacionalmente.(IMDA e IF Design Award)*

Carreira desenvolvida na indústria da mobilidade, bicicletas, motos e acessórios automóvel, e com passagem pela indústria do mar com o foco no marítimo e pescas.

William J. Troy

William J. Troy

Independent consultant and lecturer

Currently an independent consultant on leader development and strategy. Bill serves on the boards of The Old Soldiers Home Foundation, Washington, D.C.; the Froedtert Hospital Board, Milwaukee, Wisconsin; and American Association of Laboratory Accreditation (A2LA), Frederick, Maryland. He was Chief Executive Officer of American Society for Quality (ASQ), an international professional society with 68,000 members 2014 – 2019.
Prior to being named CEO at ASQ, Bill had a 38-year U.S. Army career, from which he retired as Lieutenant General (three stars). His last position was Director of U.S. Army Staff at the Pentagon. Troy served in Europe, the United States, and the Middle East. Prior to his tour as Director of the Army Staff, he served as the Commanding General, U.S. Army Alaska, where he was responsible for the combat readiness of 12,000 soldiers, and the welfare of 20,000 family members. He has held a number of significant general officer positions in the U.S. military, including Chief of Staff for Ill Corps in Iraq during Operation Iraqi Freedom.
Troy was commissioned in the Infantry from the United States Military Academy, where he received a Bachelor of Science degree. He received master's degrees from the Naval Postgraduate School, and the Naval War College, and was a Senior Fellow at Harvard University's Weatherhead Center for International Affairs.
He is the recipient of the Bronze Star, the Combat Infantryman Badge, the Ranger Tab, Master Parachute Wings, the Distinguished Service Medal, and Commander in the French National Order of Merit.

Inscrições Presenciais

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Inscrições Online

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NOTA 1: Só os Associados com quotas em dia poderão usufruir dos preços especiais de Associado APQ.

NOTA 2: O valor de estudante só é válido mediante envio por e-mail de documento comprovativo da situação de estudante e comprovativo de pagamento.

A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.

Modalidades de Patrocínio

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PLATINA | 4000€ + IVA

  • 5 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 15 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 5 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de uma página na Revista Qualidade
  • Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 40 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 28 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

OURO | 2500€ + IVA

  • 3 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 12 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 3 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 30 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 21 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

PRATA | 1000€ + IVA

  • 2 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 8 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 1 entrada gratuita no jantar de gala (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • 14 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

BRONZE | 500€ +IVA

  • 1 inscrição presencial gratuita (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 4 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 7 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido de 11 de Novembro de 2022 até final de 2023. 

Local do evento

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Saiba como chegar:

Jantar de Gala

Casa do Ribeirinho

Não perca a oportunidade de participar no Jantar de Gala – APQ Awards, que decorrerá no mesmo dia do evento pelas 20h, na Casa do Ribeirinho, em Matosinhos e que contará com a atuação do conhecido violinista português, Pedro Carneiro!

NOTA: para mais informações relativas à iniciativa APQ Awards clique aqui!

A participação no jantar é opcional, tendo o custo de 37,50€ por pessoa (preço de inscrição para participantes do Colóquio da Qualidade).

Caso pretenda participar no jantar sem inscrição no Colóquio da Qualidade o valor será de 50€.

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