Eventos
Detalhes
Início
10 Nov 2022 – 09h00
Fim
10 Nov 2022 – 18h00
Local
Online, Presencial (Porto)
Contacto
(+351) 226 153 320
andreia.marques@apq.pt
O Colóquio da Qualidade, evento anualmente organizado pela APQ, vai realizar-se a 10 de novembro de 2022, data que este ano é convencionada internacionalmente como o Dia Mundial da Qualidade. Nesta que é a sua 46ª edição, o Colóquio tem como tema principal “LEIS Q – Liderança, Excelência, Inovação e Sustentabilidade com Qualidade” e será realizada em formato híbrido – presencial no Porto, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e com transmissão online.
Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade única para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais, permitindo debater temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional, nesta que continua a ser uma fase desafiante e que impõe exigências acrescidas a todos os profissionais, muito em especial à “comunidade da Qualidade”.
Qual balanceamento que devemos procurar entre os “standards” e a customização dos sistemas de gestão? Qual deve ser o papel da gestão de topo na Qualidade? O novo líder inova e gere, estamos prontos para os desafios atuais em Portugal? E a sustentabilidade, que papel pode ter em tempos mais incertos e até incompreensíveis? O que podem as empresas portuguesas fazer nos próximos tempos para almejar melhores resultados? Como potenciar uma cultura de qualidade? E como podemos comunicar melhor para demonstrar qualidade?
Estas e outras questões serão objeto de discussão, partilha e respostas durante o colóquio nestes tempos desafiantes e de coragem.
Este grande evento da APQ está aberto a todas as organizações e profissionais da área da Qualidade e Excelência, desde decisores de topo, gestores da Qualidade, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais, sustentáveis e com maior previsibilidade. Em simultâneo será, também, uma oportunidade exclusiva para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e medir o seu impacto.
Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.
Não perca esta oportunidade!
Programa
09h00 | Receção aos participantes |
|
09h15 | Sessão de Abertura |
|
Pedro Saraiva | Associação Portuguesa para a Qualidade | ||
Testemunho – António Costa Silva | Ministro da Economia e do Mar | ||
09h30 | Avaliação da Conformidade. Standardizar vs Customizar (ou a relevância em alcançar um equilíbrio) | |
Pedro Alves | IQNET |
||
10h30 | Pausa para café |
|
11h00 | Mesa Redonda – Liderança para a Qualidade |
|
Liliana Viana | Painhas, S.A. | ||
Purificação Tavares | Unilabs | ||
Sérgio Luciano | Quilaban | ||
Tiago Braga | Metro do Porto | ||
Moderador: Carlos Brito | FEP |
||
Testemunho – William J. Troy | Independent consultant and lecturer | ||
12h30 | Almoço livre |
|
14h00 | Mesa Redonda | Sustentabilidade |
|
Hugo Ribeiro da Silva | Porsche & Bentley | ||
Anabela Vaz Ribeiro | UN Global Compact | ||
Cláudia Coelho | PwC | ||
Rui Pedro Silva | Cork Supply | ||
Moderadora: Arminda Deusdado | Farol de Ideias | ||
15h00 | Mesa Redonda | O novo líder: inova e gere. Estamos prontos?
Sessão paralela com transmissão online |
Qualidade no Ensino Superior
Sessão paralela sem transmissão online |
Daniela Simões | Miio | Gestão de Alimentação e Bebidas – Fichas Técnicas, Modelação e Análise de Menus | Daniela Silvestre | |
Carlos Oliveira | Fundação José Neves | Caracterização da Consciencialização Ambiental da Comunidade do Politécnico do Porto | Hugo Teixeira | |
Pedro Sá | Polisport | Melhoria da Eficiência de uma linha de produção multirreferências| Manuel Reis | |
Raquel Passos Miranda | Colep Packaging | APGEI | Otimização de Processos como Contributo para a Melhoria da Qualidade: Metodologia Lean numa Urgência Hospitalar | Milene Salvador | |
Moderador: Hugo de Sousa – Innovation by Kaizen | Proposta de um Modelo de Criação e Priorização de Soluções Inovadoras em Ambientes de Melhoria Contínua | Vasco Soares | |
Moderador: Rui Ramos | ||
16h00 | Mesa Redonda | Sustentabilidade e Segurança dos Alimentos
Sessão paralela com transmissão online |
Projetos de melhoria
Sessão paralela sem transmissão online |
Ondina Afonso | Sonae MC | Lean-Green Value Stream Mapping e redução da geração resíduos de cola | Colquímica – Cláudia Pereira e Gonçalo Neto | |
Pedro Norton Matos | Greenfest | Projeto Auditorias 5S Sistemáticas | Polisport – Carolina Almeida | |
Maria João Cunha | Delta | Agilizar os processos de logística no armazém (receção, armazenamento, inventário, picking e expedição) | Neptune Ring – Margarida Pires | |
António Vasconcelos | Planetiers New Generation | Projeto eLogbook- transformação digital dos logbooks dos processos operacionais | Labesfal – Luís Martins | |
Moderador: Nuno Soares | Uma Cultura de Accountability & Inteligência na Execução | Unitel – Ricardina Andrade | |
Modelo de Gestão de Interação com o Cidadão (MoGIC) | DGS – Diana Costa | ||
Moderador: Bruno Vieira | ||
17h00 | Pausa para café |
|
17h30 | Decifrar pessoas em auditoria |
|
Alexandre Monteiro | Profiler | ||
18h00 | Sessão de Encerramento |
Oradores Confirmados
Alexandre Monteiro
Profiler
Durante a última década aprendeu como Decifrar Pessoas com os maiores especialistas do mundo em comportamento humano, espiões ,Ex agentes do FBI, CIA, MI6, neurocientistas e engenharia social.
Anabela Vaz Ribeiro
Executive Director Global Compact Network Portugal
Managing Partner da Pedra Base, a sua carreira é marcada por anos de experiência na gestão e implementação de projetos de consultoria e formação, operando em diversos setores de atividade: banca, transportes, petrolífero, telecomunicações, inteligência artificial, minas, hospitalidade, indústria farmacêutica, segurança privada, packaging, entre outros. Experiente na conceção de metodologias, diagnósticos, auditorias e estudos de avaliação e recursos pedagógicos aplicáveis à formação e desenvolvimento de competências.
É uma das peritas a nível nacional nos domínios da ética e da sustentabilidade, realizando assessoria na definição de estratégias de sustentabilidade, relatórios de sustentabilidade, diagnósticos de maturidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, diagnósticos e planos para a Igualdade de Género, projetos especiais e programas de treino em organizações privadas e públicas.
Executive Director do Global Compact Network Portugal, iniciativa das Nações Unidas para a Sustentabilidade empresarial, desde Janeiro de 2018.
Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Ética Empresarial desde 2018.
Presidente da Sub-Comissão de Sustentabilidade que assegurou o acompanhamento da norma ISO 20400 Compras Sustentáveis
Presidente da Comissão Técnica da Responsabilidade Social e das Organizações Familiarmente Responsáveis, do Organismo de Normalização Setorial (ONS) APEE.
Coordenou e esteve envolvida na conceção de diversos referenciais relacionados com a ética, responsabilidade social, sustentabilidade, anticorrupção e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
Membro da Delegação Portuguesa que acompanha o Technical Committtee TC 323 que está a desenvolver normas internacionais em “Circular Economy”.
Pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Licenciatura pelo ISCTE-UL em Organização e Gestão de Empresas. Certificação pelo IEFP como formadora, e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora. Auditora certificada.
António Vasconcelos
Co-líder INSURE.Hub | Innovation in Sustainability and Regeneration e chairman | The Natural Step International
Arminda Deusdado
Directora-geral e sócia | Farol de Ideias
Jornalista especializada em ambiente há mais de duas décadas.
Realizadora, fundamentalmente de documentários de ciência.
Carlos Brito
Professor da Faculdade de Economia do Porto
É professor de marketing na Faculdade de Economia do Porto e na Porto Business School.
É presidente do Observatório do Vinho do Porto, vice-presidente da Associação Portuguesa de Management, administrador da APCER Brasil, membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto e membro de vários conselhos consultivos.
Tem participação regular em órgãos de comunicação social, sendo frequentemente convidado como orador e motivational speaker para abordar temas de marketing, inovação e empreendedorismo.
Carlos Oliveira
Presidente Executivo | Fundação José Neves
Com um percurso ligado à economia, à inovação e ao empreendedorismo, ocupou o cargo de Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional.
Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português.
Criou aos 22 anos, a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. É um empreendedor em série, tendo co-fundado e investido em diversas startups como a Automaise, iMobileMagic, Asap54, PeekMed, Cardmobili, entre outras.
Foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio como Oficial da Ordem de Mérito.
Cláudia Coelho
Partner PwC | Sustentabilidade e Alterações Climáticas
Integrou a equipa de sustentabilidade da PwC em 2006, sendo atualmente a responsável da área, realizando coordenação de projetos de ambiente, de sustentabilidade, de resposta a investidores e índices de sustentabilidade e de reporting não financeiro.
Com extensa experiência em diversos setores de atividade, como a energia, a banca, o retalho, entre outros, participa ainda, regularmente e com diversas instituições de ensino, no desenvolvimento de sessões sobre sustentabilidade em cursos de várias naturezas (gestão, comunicação, etc).
Daniela Simões
Engenheira Informática de formação e co-fundadora e CEO da Miio
Hugo Ribeiro da Silva
Administrador | Member of the Board - Centro Porsche Porto
MBA Internacional - Católica Porto Business School
Mestre em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Licenciado em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Programa C. Management - Universidade Católica Portuguesa
PAGE - Programa avançado de gestão para executivos - Universidade Católica Portuguesa
Experiência profissional
Accionista e administrador executivo da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), desde 2014
Administrador executivo/Direção geral da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), de 2011 a 2014
Docente convidado no IPAM, de 2013/2014 e 2014/2015
Administrador da Everjets-Aviação Executiva SA, de 2011 a 2013
Diretor Comercial da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart) de 2007 e 2011
Diretor de Vendas de Viaturas de Turismo e Smart da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart), de 1996 a 2006
Chefe de Vendas na Filinto Mota, SA (Concessionário Citroen), de 1992 a 1996
Hugo Sousa
Empreendedor digital e expert em Inovação Corporativa
Lidera o IBK – Kaizen Institute Western Europe Centre of Excellence for Growth Innovation – e ensina Strategic Business Analytics em Londres na Bayes Business School, City University of London e Transformação Digital nos programas executivos da Nova SBE Executive Education
A sua carreira inclui uma lista diversificada de empresas, consultoras e entidades de serviço público de renome, incluindo Capita Plc, BearingPoint, Lionbridge, Arthur D. Little, Inetum e os setores da Justiça e Turismo do Governo Português.
Em 26 de fevereiro, fundou o wehelpukraine.org após uma uma publicação no LinkedIn. A plataforma foi desenvolvida por mais de 300 voluntários, ajudou milhares de pessoas em apenas algumas semanas e foi recomendada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa
Maria João Cunha
Diretora de Sistemas Integrados e Certificação do Grupo Nabeiro
Atualmente, assume a direção de sistemas integrados e certificações, no grupo Nabeiro – Delta Cafés, prestando serviços de consultoria, formação e implementação de sistemas nas áreas da qualidade, segurança alimentar, ambiente, SST, Responsabilidade Social, Conciliação e sustentabilidade.
É também, vogal da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar, na Ordem dos Engenheiros. Vice-presidente da direção sul da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). E, membro do board do Global Compact Portugal.
Nuno Soares
Especialista em Engenharia Alimentar
Liliana Viana
Diretora Ambiente, Qualidade, Segurança e Continuidade do Negócio da PAINHAS, S.A.
Com formações de referência, destaca-se o curso NEBOSCH HSE - Health and Safety Leadership Excellence.
Em 1999, iniciou a o seu percurso na área da Qualidade, na empresa “Quintas & Quintas, Cordoarias e Redes”, na Póvoa de Varzim, como responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade.
Desde 2001 que integra a equipa da Painhas SA, empresa líder na área da Energia e que se destaca pelos fortes pendores em políticas sustentáveis, exercendo funções como Diretora do Sistema de Gestão Integrado (Ambiente, Qualidade, Segurança do trabalho, Segurança da Informação e Continuidade do Negócio) e Auditora interna da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde.
Em paralelo, é, ainda, formadora nas áreas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho e orientadora e Membro de Júri do Curso de Técnico de Segurança e Saúde do Trabalho, em algumas entidades formadoras.
Ondina Afonso
Diretora da Qualidade e Investigação
Desde 2003 é avaliadora de Projetos Europeus de Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia & Inovação na Comissão Europeia. De 2009 a 2016 foi Diretora Executiva da PORTUGALFOODS – Pólo de Competitividade e Tecnologia para o setor agroalimentar.
Pedro Castro Alves
Diretor Executivo da IQNET Association e CEO da IQNet Ltd
Pedro Norton de Matos
Mentor do Greenfest, Bluefest e Academia G , literacia para a sustentabilidade
Um livro de Aquilino Ribeiro “Aldeia, Terra , Gente e Bichos” adequa-se ao seu auto retrato. Privilegia a harmonia entre o Homem e a Natureza e sente-se mais rural que urbano.
Economista/gestor de profissão , desenvolveu competências de liderança , fez carreira internacional e dedica parte da sua actividade à consultoria e formação em “soft skills, nomeadamente através de mentoria e “coaching” de equipas de executivos.
É mentor e organizador do Greenfest , maior festival de sustentabilidade em Portugal que já conta com 15 anos . O ano de 2021 vê também chegar o primeiro Bluefest com enfase na economia do mar.
Lecciona Empreendedorismo num mestrado de gestão da universidade católica e o seu triângulo de intervenção, no dia a dia, passa pelo três vértices: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Alterações comportamentais/liderança/ gestão da mudança.
É um grande entusiasta do movimento de mudança e procura juntar pessoas e projectos em prol de um mundo mais justo, equilibrado e cooperante. Não se importa de , às vezes, ser apelidado de romântico, pois acredita convictamente que a humanidade não pode voltar as costas à Natureza , com quem tem muito que aprender. Ao invés, considera fundamental aprender com a Natureza as leis da regeneração e zero desperdício.
Pedro Sá
Diretor de Inovação & Desenvolvimento de Negócio
Gestor do Sistema Gestão de IDI da Polisport NP4457.
Produtos e tecnologias inovadoras premiadas internacionalmente.(IMDA e IF Design Award)*
Carreira desenvolvida na indústria da mobilidade, bicicletas, motos e acessórios automóvel, e com passagem pela indústria do mar com o foco no marítimo e pescas.
Purificação Tavares
Administração e Business Developper | Unilabs
Raquel Passos Miranda
Sustainability & Continuous Improvement Director na Colep Packaging | Membro do Conselho Diretor na APGEI - Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial
Com mais de 25 anos de experiência profissional em vários setores de atividade, nomeadamente na indústria, distribuição, retalho e farmacêutica, trabalhou em Supply Chain, Desenvolvimento de Negócios, Melhoria Contínua e Sustentabilidade.
Rui Pedro Silva
Sustainability and Process Engineering Manager | Cork Supply
Sérgio Luciano
CEO da Quilaban
Tendo iniciado a sua carreira em auditoria na EY, é na área da saúde que a tem desenvolvido. Esteve envolvido em vários projetos de integração de pequenas empresas familiares em unidades de negócio de maior dimensão e perfil multinacional e no lançamento e desenvolvimento de unidades de negócio internacionais.
É presentemente CEO da Quilaban, uma empresa que disponibiliza soluções para a saúde, ao nível de distribuição farmacêutica, diagnóstico, healthcare, sourcing e logística de exportação, em Portugal e em mercados internacionais.
Tiago Braga
Presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto, S.A
É desde 2019 Presidente do Conselho de Administração da TRANSPUBLICIDADE - Publicidade em Transportes, S.A. , Presidente do Conselho de Administração do NORTREM - Aluguer de Material Ferroviário, ACE bem como Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, S.A.
William J. Troy
Independent consultant and lecturer
Prior to being named CEO at ASQ, Bill had a 38-year U.S. Army career, from which he retired as Lieutenant General (three stars). His last position was Director of U.S. Army Staff at the Pentagon. Troy served in Europe, the United States, and the Middle East. Prior to his tour as Director of the Army Staff, he served as the Commanding General, U.S. Army Alaska, where he was responsible for the combat readiness of 12,000 soldiers, and the welfare of 20,000 family members. He has held a number of significant general officer positions in the U.S. military, including Chief of Staff for Ill Corps in Iraq during Operation Iraqi Freedom.
Troy was commissioned in the Infantry from the United States Military Academy, where he received a Bachelor of Science degree. He received master's degrees from the Naval Postgraduate School, and the Naval War College, and was a Senior Fellow at Harvard University's Weatherhead Center for International Affairs.
He is the recipient of the Bronze Star, the Combat Infantryman Badge, the Ranger Tab, Master Parachute Wings, the Distinguished Service Medal, and Commander in the French National Order of Merit.
Participação em Formato Presencial | Inscreva-se aqui!
Participação em Formato Online | Inscreva-se aqui!
NOTA 1: Só os Associados com quotas em dia poderão usufruir dos preços especiais de Associado APQ.
NOTA 2: O valor de estudante só é válido mediante envio por e-mail de documento comprovativo da situação de estudante e comprovativo de pagamento.
A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.
Modalidades de Patrocínio
Clique e faça o download do documento das Modalidades de Patrocínio aqui!
PLATINA | 4000€ + IVA
- 5 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 15 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 5 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de uma página na Revista Qualidade
- Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 40 exemplares da revista
- Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
- Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
- 28 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
OURO | 2500€ + IVA
- 3 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 12 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 3 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
- Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 30 exemplares da revista
- Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
- Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
- 21 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
PRATA | 1000€ + IVA
- 2 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 8 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 1 entrada gratuita no jantar de gala (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
- Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
- 14 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
BRONZE | 500€ +IVA
- 1 inscrição presencial gratuita (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 4 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
- 7 horas de formação gratuitas*
- Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
- Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
- Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
- Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento
* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido de 11 de Novembro de 2022 até final de 2023.
Local do evento
Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Saiba como chegar:
Jantar APQ Awards
Casa do Ribeirinho
Não perca a oportunidade de participar no Jantar APQ Awards, que decorrerá no mesmo dia do evento pelas 20h, na Casa do Ribeirinho, em Matosinhos.
NOTA: para mais informações relativas à iniciativa APQ Awards clique aqui!
A participação no jantar é opcional, tendo o custo de 37,50€ por pessoa (preço de inscrição para participantes do Colóquio da Qualidade com IVA incluído).
Caso pretenda participar no jantar sem inscrição no Colóquio da Qualidade o valor será de 50€ (IVA incluído).
A cerimónia irá contar também com a atuação do famoso violinista português Pedro Carneiro!
Pedro Carneiro
Was born in 1977 in Santo Tirso, Portugal.
At age of 15, he made a tour in Brazil, playing in cities as Rio de Janeiro, Victoria, Sao Paulo, Belem,
Brasilia, Recife, receiving an honorable mention by the Music Conservatory of São Paulo.
Was awarded on the Young Musicians competition in both categories, medium and higher level, also in
the Portuguese Musical Youth contest. At 19, he was invited to join the Madeira Classical Orchestra,
continuing his violin studies with Yuri Kiritchenko.
In that same year, he won a government scholarship of the Madeira Autonomous Region to continue his
studies at the Tchaikovsky Conservatory in Kiev, having been accepted unanimously after played for the
chair of violin teachers, where he was student of Nikolaev Gorohov (Yampolsky disciple.)
Gave recitals and played solo in countries like Portugal, Spain, France, Netherlands, Russia, Ukrain,
United States of America. He has played with orchestras such as the Orchestra of the Algarve, North
Orchestra, Symphony Orchestra of Porto, Orchestra of Beiras, Remix Ensemble, Orchestra Remix, English
Chamber Orchestra, Paris Opera, Gulbenkian Orchestra, among others.
He played with conductors as Baldur Brönnimann, Olari Elts, Leopold Hager, Michail Jurowski, Christoph
König , Andris Nelsons, Vasily Petrenko, Emilio Pomàrico, Jérémie Rohrer, Peter Rundel, Michael
Sanderling, Tugan Sokhiev, John Storgårds, Joseph Swensen, Gilbert Varga, Antoni Wit, Takuo Yuasa,
Lothar Zagrosek, Peter Eötvös , Ilan Volkov, Lawrence Foster, etc.
In addition to his work on the concert platform, he has made incursions into opera and music theatre,
music accompanying films, dance and jazz. Regularly invited featured composers to undertake
workshops alongside performances of their works, including Brice Pauset, Emmanuel Nunes, Frédéric
Durieux, Heiner Goebbels, Iris ter Schiphorst, James Dillon, Magnus Lindberg, Mark-Anthony Turnage,
Georges Aperghis, Helmut Lachenmann, Bernhard Lang, Matthias Pintscher, Harrison Birtwistle, David
Horne, Wolfgang Mitterer, Hans Abrahamsen, Karin Rehnqvist, Jonathan Harvey, Kaija Saariaho and
Pascal Dusapin.
He was concertmaster at the Sifónica Orchestra of the Murcia Region (Spain) and concertmaster at the
Symphony Orchestra of Torrevieja (Spain).
In 2016 he made a tour playing de Four Seasons of Vivaldi and Piazzola in Sevilla, Santo Tirso, Oporto,
Lisbon, Algarve, Argentina and Brazil.
He has recorded for Classic Radio (RDP), including the live recording of the Tchaikovsky Violin Concerto.