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ECSI – Índice Nacional de Satisfação do Cliente
O ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente.
Com o objetivo de desenvolver o ECSI Portugal com a isenção, a credibilidade e o rigor necessários, foi constituída uma equipa composta pelas seguintes entidades:
- APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
- IPQ – Instituto Português da Qualidade
- NOVA Information Management School – Universidade Nova de Lisboa
É desenvolvido, a nível nacional, desde 1999 e integra os seguintes setores de atividade: Águas (Abastecimento), Banca, Combustíveis (marcas de postos de abastecimento de combustíveis), Comunicações (subsetor das telecomunicações móveis, da rede fixa, da televisão por subscrição, da internet fixa, da internet móvel e dos serviços postais), Eletricidade, Gás em Garrafa, Gás Natural, Seguros e Transportes Públicos de Passageiros (áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto). A expansão progressiva a vários setores de atividade, considerados estratégicos para a economia nacional, abrangendo organizações privadas e públicas, tem permitido o cálculo de um índice de satisfação do cliente com significativa representatividade nacional. O ECSI Portugal encontra-se reconhecido pela prestigiada rede internacional ACSI – American Customer Satisfaction Index. Este reconhecimento vem atestar não só a credibilidade do estudo realizado em Portugal, mas também o seu alinhamento com o estado da arte e as melhores práticas a nível mundial neste domínio do conhecimento. A obtenção deste reconhecimento, constitui ainda um enorme incentivo para a continuação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal.
Acreditando que medir a qualidade e conhecer o nível de satisfação dos clientes são fatores de enorme importância para as empresas, as três entidades juntaram sinergias e experiências na promoção, execução e desenvolvimento do projeto nacional ECSI Portugal – Índice Nacional de Satisfação do Cliente e na prossecução de um objetivo comum – a criação de um verdadeiro índice nacional de satisfação do cliente.
Para mais informações visite: www.ecsiportugal.pt
Modalidades de Participação e Benefícios
Existem disponíveis diferentes modalidades de participação das entidades no Projeto ECSI Portugal:
Como aderente – modalidade reservada às organizações pertencentes aos setores de atividade estudados em cada edição.
Como patrocinador ou parceiro – modalidade vocacionada para entidades reguladoras ou outras que tenham características de âmbito setorial, como é o caso das associações empresariais e setoriais.
Resultados ECSI 2020 e Edição de 2021
Os resultados ECSI 2020, relativos à 21ª edição do ECSI Portugal, podem ser consultados aqui.
Em 2021, o âmbito do ECSI Portugal será alargado e adaptado às novas realidades, dando origem ao projeto Melhor Experiência do Cliente, ou BECX (Best European Customer Experience).
Para saber mais sobre este projeto, contacte por favor a equipa, através do email becx@novaims.unl.pt.