FORMAÇÃO

Enquadramento

As organizações necessitam de fomentar uma cultura de melhoria contínua, assente na utilização estruturada e sistemática de metodologias e ferramentas de análise e resolução de problemas. A aplicação das chamadas ferramentas básicas da qualidade, eventualmente enriquecidas com algumas ferramentas e abordagens adicionais, uma vez dominadas, darão boa resposta a esta necessidade, permitindo a resolução de problemas relacionados com a eficácia ou eficiência das organizações e dos seus processos.

Destinatários

Profissionais com responsabilidade na área da gestão da qualidade.

Objetivos

– Compreender o conceito de resolução de problemas
– Identificar as técnicas de análise, controlo e de melhoria que permitem o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade
– Compreender as diferentes fases de um processo de resolução de problemas e saber aplicar as Ferramentas Básicas da Qualidade e outras que permitam aplicar a melhoria estruturada
– Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas
– Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa

Conteúdos Programáticos

1. Ferramentas da qualidade: o que são e para que servem
2. Abordagem à resolução de problemas: clarificação de um problema (técnica 5W2H)
3. O PDCA – Conceito
4. PLAN – conceito e ferramentas de apoio (incluindo Registos de dados (também relevante para “C”, Fluxograma, Pareto, 5 Porquês (vários porquês) e Espinha de Peixe ou Ishikawa, análise de campo de forças e PMI)
5. DO – conceito e ferramentas de apoio incluindo Brainstorming, também relevantes para Plan, Planos de Acão, referência a ferramentas de gestão de projeto e importância das equipas de trabalho
6. CHECK – conceito e ferramentas de apoio (incluindo histogramas e diagramas de dispersão (também relevantes para Plan), registo de dados, Avaliação de eficácia; Ferramentas de análise de dados;
7. ACT – conceito e ferramentas de apoio (definição de monitorização, referência à Gestão da Mudança)
8. Ferramentas adicionais de apoio à resolução de problemas
9. Avaliação

Metodologia Formativa

-Expositiva e demonstrativa

Preços

Preço Sócios Colectivos 200.00 EUR
Preço Sócios Individuais 240.00 EUR
Preço Não Sócios 400.00 EUR

Acções

1 - Online

Início: 28/05/2025

Fim: 30/05/2025

Sessões / Horários

Inscrever

Nome do Curso

Ferramentas da Qualidade

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Datas

1 - Online

Início: 28/05/2025

Fim: 30/05/2025

Duração

16h00

Formato

Online

Horário e Formadores

Saber mais

IN COMPANY

Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?

Contacte-nos e peça uma proposta AQUI