FORMAÇÃO
Enquadramento
As organizações necessitam de fomentar uma cultura de melhoria contínua, assente na utilização estruturada e sistemática de metodologias e ferramentas de análise e resolução de problemas. A aplicação das chamadas ferramentas básicas da qualidade, eventualmente enriquecidas com algumas ferramentas e abordagens adicionais, uma vez dominadas, darão boa resposta a esta necessidade, permitindo a resolução de problemas relacionados com a eficácia ou eficiência das organizações e dos seus processos.
Destinatários
Profissionais com responsabilidade na área da gestão da qualidade.
Objetivos
– Compreender o conceito de resolução de problemas
– Identificar as técnicas de análise, controlo e de melhoria que permitem o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade
– Compreender as diferentes fases de um processo de resolução de problemas e saber aplicar as Ferramentas Básicas da Qualidade e outras que permitam aplicar a melhoria estruturada
– Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas
– Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa
– Identificar as técnicas de análise, controlo e de melhoria que permitem o desenvolvimento contínuo da Qualidade e da produtividade
– Compreender as diferentes fases de um processo de resolução de problemas e saber aplicar as Ferramentas Básicas da Qualidade e outras que permitam aplicar a melhoria estruturada
– Promover a melhoria da qualidade, através da utilização das ferramentas básicas e estratégicas na resolução estruturada de problemas
– Articular as várias ferramentas da qualidade, colocando em relevo o seu forte conteúdo visual e enfatizando o trabalho de equipa
Conteúdos Programáticos
1. Ferramentas da qualidade: o que são e para que servem
2. Abordagem à resolução de problemas: clarificação de um problema (técnica 5W2H)
3. O PDCA – Conceito
4. PLAN – conceito e ferramentas de apoio (incluindo Registos de dados (também relevante para “C”, Fluxograma, Pareto, 5 Porquês (vários porquês) e Espinha de Peixe ou Ishikawa, análise de campo de forças e PMI)
5. DO – conceito e ferramentas de apoio incluindo Brainstorming, também relevantes para Plan, Planos de Acão, referência a ferramentas de gestão de projeto e importância das equipas de trabalho
6. CHECK – conceito e ferramentas de apoio (incluindo histogramas e diagramas de dispersão (também relevantes para Plan), registo de dados, Avaliação de eficácia; Ferramentas de análise de dados;
7. ACT – conceito e ferramentas de apoio (definição de monitorização, referência à Gestão da Mudança)
8. Ferramentas adicionais de apoio à resolução de problemas
9. Avaliação
2. Abordagem à resolução de problemas: clarificação de um problema (técnica 5W2H)
3. O PDCA – Conceito
4. PLAN – conceito e ferramentas de apoio (incluindo Registos de dados (também relevante para “C”, Fluxograma, Pareto, 5 Porquês (vários porquês) e Espinha de Peixe ou Ishikawa, análise de campo de forças e PMI)
5. DO – conceito e ferramentas de apoio incluindo Brainstorming, também relevantes para Plan, Planos de Acão, referência a ferramentas de gestão de projeto e importância das equipas de trabalho
6. CHECK – conceito e ferramentas de apoio (incluindo histogramas e diagramas de dispersão (também relevantes para Plan), registo de dados, Avaliação de eficácia; Ferramentas de análise de dados;
7. ACT – conceito e ferramentas de apoio (definição de monitorização, referência à Gestão da Mudança)
8. Ferramentas adicionais de apoio à resolução de problemas
9. Avaliação
Metodologia Formativa
-Expositiva e demonstrativa
Preços
Preço Sócios Colectivos | 145.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 180.00 EUR |
Preço Não Sócios | 220.00 EUR |
Nome do Curso
Ferramentas da Qualidade
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Duração
16h00
IN COMPANY
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