FORMAÇÃO
Enquadramento
As atividades humanas intensificaram-se a tal ponto que os seus efeitos atuais, de que se destacam as alterações climáticas, a diminuição crescente de recursos naturais e da biodiversidade, ameaçam a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas que compõem a Terra. Neste contexto, a estratégia para transformar a UE numa Economia Circular, inclui um conjunto de medidas que se baseiam na redução drástica da produção de resíduos e na sua utilização como recursos, assim como, no uso de energia de fontes renováveis, com a finalidade de alcançar, em 2050, uma sociedade Zero resíduos e Zero emissões de gases de efeito de estufa.
O modelo de Economia Circular fundamenta-se no principio de manter o valor dos produtos, materiais e recursos no ciclo económico, durante o máximo tempo possível. A Circularidade começa no Design de soluções de produtos e/ou serviços direcionadas para o uso reduzido, eficiente e eficaz dos recursos, e para prevenir emissões prejudiciais, perdas e degradação ambiental, ao mesmo tempo que satisfazem as necessidades da sociedade.
Neste sentido, a ação de formação “Economia Circular: Oportunidades e Estratégia” aborda os requisitos fundamentais para definir e implementar um modelo de gestão de Economia Circular numa organização, seguindo as orientações das normas mais recentes da família 59000: Economia Circular.
– ISO 59004: Vocabulário, princípios e orientações para implementação.
– ISO 59010: Orientação sobre a transição de modelos de negócios e redes de valor.
– ISO 59020: Medir e avaliar o desempenho da circularidade.
O modelo de Economia Circular fundamenta-se no principio de manter o valor dos produtos, materiais e recursos no ciclo económico, durante o máximo tempo possível. A Circularidade começa no Design de soluções de produtos e/ou serviços direcionadas para o uso reduzido, eficiente e eficaz dos recursos, e para prevenir emissões prejudiciais, perdas e degradação ambiental, ao mesmo tempo que satisfazem as necessidades da sociedade.
Neste sentido, a ação de formação “Economia Circular: Oportunidades e Estratégia” aborda os requisitos fundamentais para definir e implementar um modelo de gestão de Economia Circular numa organização, seguindo as orientações das normas mais recentes da família 59000: Economia Circular.
– ISO 59004: Vocabulário, princípios e orientações para implementação.
– ISO 59010: Orientação sobre a transição de modelos de negócios e redes de valor.
– ISO 59020: Medir e avaliar o desempenho da circularidade.
Destinatários
Dirigentes, responsáveis, pessoal técnico e profissionais do setor ambiental, consultores, assessores ambientais, estudantes e licenciados.
Objetivos
No final da ação, os formandos vão ser capazes de:
– Conhecer os princípios e ferramentas em que se baseia a Economia Circular.
– Identificar os atores intervenientes e a sua capacidade de atuação.
– Obter os conhecimentos necessários para realizar uma aproximação real e tangível à Economia Circular.
– Identificar oportunidades de melhoria nos resultados económicos, sociais e ambientais da sua organização, por via da circularidade.
– Projetar uma Estratégia de Economia Circular na sua organização.
– Conhecer os princípios e ferramentas em que se baseia a Economia Circular.
– Identificar os atores intervenientes e a sua capacidade de atuação.
– Obter os conhecimentos necessários para realizar uma aproximação real e tangível à Economia Circular.
– Identificar oportunidades de melhoria nos resultados económicos, sociais e ambientais da sua organização, por via da circularidade.
– Projetar uma Estratégia de Economia Circular na sua organização.
Conteúdos Programáticos
1. INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO
1.1. O que é a Economia Circular?
1.2. Medidas impulsionadas pela UE em matéria de economia circular: um mundo de novas oportunidades.
1.3. Vantagens e benefícios na aplicação de uma estratégia de Economia Circular.
2. A ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES
2.1. A família de normas ISO 59000: Economia Circular
2.2. Os seis princípios da Economia Circular e a sua aplicação
2.3. Ações que contribuem para a Economia Circular e criação de valor
– Design para circularidade
– Abastecimento Circular e Procurement circular
– Otimização dos processos
– Simbiose industrial
2.4. Ações que contribuem para a retenção de valor
– Reduzir, reutilizar1 e repropor2
– Manutenção e reparação
– Abordagens baseadas em desempenho: conceito de servitização.
– Uso partilhado
– Recondicionamento
– Remanufatura
2.5. Ações que contribuem para a recuperação de valor
– Logística Inversa
– Uso de recursos “em cascata” : ciclos técnicos e bio-materiais
– Reciclagem
– Gestão de resíduos
– Recuperação de materiais
– Recuperação de energia
2.6. Ações para regenerar ecossistemas
2.7. Ações para Apoiar a Transição para uma Economia Circular
– Educação e investigação
– Uso e consumo responsáveis
– Inovação
– Colaboração e networks: principio do valor partilhado
– Promover a mudança do comportamento dos usuários
– Avaliação de políticas e enquadramento legal
– Marcas e certificações associadas à EC
– Contratação Pública Circular
– Taxonomia Verde Europeia: Sistema de classificação de finanças sustentáveis
– Digitalização em todas as etapas da cadeia de valor circular
3. TRANSIÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A ECONOMIA CIRCULAR
3.1. Definir objetivos
3.2. Compreender o modelo atual de criação de valor e a rede de valor da organização
3.3. Mapear a cadeia de valor e as redes de fluxos
3.4. Definir os limites para abordar a circularidade
3.5. Compreender o desempenho atual de circularidade
– Exercício prático: Auto diagnóstico de Circularidade
3.6. Definir uma estratégia de economia circular
3.7. Desenvolver o Plano de Ação para a EC
3.8. Desenvolver projetos “piloto”
4. MONITORIZAÇÃO, REVISÃO E REPORTE DA ECONOMIA CIRCULAR
4.1. Medir e avaliar o desempenho de circularidade: indicadores de circularidade
4.2. Avaliação e relatório de circularidade
1.1. O que é a Economia Circular?
1.2. Medidas impulsionadas pela UE em matéria de economia circular: um mundo de novas oportunidades.
1.3. Vantagens e benefícios na aplicação de uma estratégia de Economia Circular.
2. A ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES
2.1. A família de normas ISO 59000: Economia Circular
2.2. Os seis princípios da Economia Circular e a sua aplicação
2.3. Ações que contribuem para a Economia Circular e criação de valor
– Design para circularidade
– Abastecimento Circular e Procurement circular
– Otimização dos processos
– Simbiose industrial
2.4. Ações que contribuem para a retenção de valor
– Reduzir, reutilizar1 e repropor2
– Manutenção e reparação
– Abordagens baseadas em desempenho: conceito de servitização.
– Uso partilhado
– Recondicionamento
– Remanufatura
2.5. Ações que contribuem para a recuperação de valor
– Logística Inversa
– Uso de recursos “em cascata” : ciclos técnicos e bio-materiais
– Reciclagem
– Gestão de resíduos
– Recuperação de materiais
– Recuperação de energia
2.6. Ações para regenerar ecossistemas
2.7. Ações para Apoiar a Transição para uma Economia Circular
– Educação e investigação
– Uso e consumo responsáveis
– Inovação
– Colaboração e networks: principio do valor partilhado
– Promover a mudança do comportamento dos usuários
– Avaliação de políticas e enquadramento legal
– Marcas e certificações associadas à EC
– Contratação Pública Circular
– Taxonomia Verde Europeia: Sistema de classificação de finanças sustentáveis
– Digitalização em todas as etapas da cadeia de valor circular
3. TRANSIÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A ECONOMIA CIRCULAR
3.1. Definir objetivos
3.2. Compreender o modelo atual de criação de valor e a rede de valor da organização
3.3. Mapear a cadeia de valor e as redes de fluxos
3.4. Definir os limites para abordar a circularidade
3.5. Compreender o desempenho atual de circularidade
– Exercício prático: Auto diagnóstico de Circularidade
3.6. Definir uma estratégia de economia circular
3.7. Desenvolver o Plano de Ação para a EC
3.8. Desenvolver projetos “piloto”
4. MONITORIZAÇÃO, REVISÃO E REPORTE DA ECONOMIA CIRCULAR
4.1. Medir e avaliar o desempenho de circularidade: indicadores de circularidade
4.2. Avaliação e relatório de circularidade
Metodologia Formativa
A metodologia de formação utilizada centra-se na interação formador – formandos, procurando ajustar-se em cada edição aos setores de atividade e aspirações de cada grupo-alvo.
Nesse sentido, inclui:
– Questionamento permanente (pergunta – resposta) sobre as várias temáticas abordadas.
– Exercicio de auto diagnóstico para caracterização de cada organização participante e debate dos resultados.
– Apresentação e debate de exemplos.
Preços
Preço Sócios Colectivos | 100.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 130.00 EUR |
Preço Não Sócios | 200.00 EUR |
Acções
1 - Online
Início: 17/02/2025
Fim: 18/02/2025
Sessões / Horários
Nome do Curso
Economia Circular: Oportunidades e Estratégia
Versão
Datas
1 - Online
Início: 17/02/2025
Fim: 18/02/2025
Duração
08h00
Formato
OnlineHorário e Formadores
Saber maisContactos
IN COMPANY
Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?
Contacte-nos e peça uma proposta AQUI