FORMAÇÃO
Enquadramento
O Design Thinking e o Service Design agregam um conjunto de métodos e ferramentas para nos ajudar a enfrentar com sucesso qualquer desafio, problema, necessidade ou desejo de inovar, através de uma estrutura que nos guia, desde a caracterização do tema a trabalhar até à prototipagem da melhor solução.
Dado que nem tudo termina no protótipo, é importante conhecer também a metodologia de Gestão de Projetos, por forma a que os participantes na equipa de Design Thinking possam melhor planear de acordo com a fase seguinte: a concretização do projeto.
Dado que nem tudo termina no protótipo, é importante conhecer também a metodologia de Gestão de Projetos, por forma a que os participantes na equipa de Design Thinking possam melhor planear de acordo com a fase seguinte: a concretização do projeto.
NOTA: Entre a segunda e terceira sessão haverá algum trabalho assíncrono, que será gerido pelos próprios formandos, em função da sua disponibilidade.
Destinatários
Qualquer adulto, com ou sem experiência profissional, e qualquer formação académica a partir da escolaridade mínima obrigatória – preferencialmente >12º ano.
Objetivos
– Saber:
1. Aprender o que é o Design Thinking (e o Service Design) e algumas técnicas e ferramentas práticas para utilização na resolução de problemas, para enfrentar desafios ou inovar em produtos, processos ou serviços:
Aprender (tomar conhecimento) com a linguagem da gestão de projetos: conceitos, técnicas e ferramentas.
– Saber fazer:
1. Aplicar as ferramentas práticas em exemplos teóricos e pelo menos num caso a identificar, por cada grupo, no decurso da formação;
2. Aplicar as ferramentas essenciais num ou dois projetos definidos nas sessões anteriores de Design Thinking, em trabalho colaborativo de equipa.
– Adotar a atitude:
1. Avaliar em que áreas da vida pessoal e/ou profissional se pode aplicar a metodologia do Design Thinking e da Gestão de Projetos e ficar com vontade de o fazer:
Balanço e lições aprendidas para os futuros projetos.
1. Aprender o que é o Design Thinking (e o Service Design) e algumas técnicas e ferramentas práticas para utilização na resolução de problemas, para enfrentar desafios ou inovar em produtos, processos ou serviços:
Aprender (tomar conhecimento) com a linguagem da gestão de projetos: conceitos, técnicas e ferramentas.
– Saber fazer:
1. Aplicar as ferramentas práticas em exemplos teóricos e pelo menos num caso a identificar, por cada grupo, no decurso da formação;
2. Aplicar as ferramentas essenciais num ou dois projetos definidos nas sessões anteriores de Design Thinking, em trabalho colaborativo de equipa.
– Adotar a atitude:
1. Avaliar em que áreas da vida pessoal e/ou profissional se pode aplicar a metodologia do Design Thinking e da Gestão de Projetos e ficar com vontade de o fazer:
Balanço e lições aprendidas para os futuros projetos.
Conteúdos Programáticos
– Introdução ao Design Thinking e ao Service Design (Darden School of Business)
– Diferentes papéis em projeto
– Compreensão e reformulação de problemas
– Geração, análise e seleção de ideias
– Teste, prototipagem e implementação de soluções
– Exercícios práticos individuais e em grupo (todo o processo e fases seguintes)
– Conceitos fundamentais de Gestão de Projetos:
1. Projeto e gestão de projetos;
2. Projeto e operações:
3. Ciclo de vida de um projeto;
4. A triple constraint
– Framework dos processos da gestão de projetos (PMBOK):
1. Áreas de conhecimento versus grupos de processos
– Trabalho de planeamento de um projeto
– Diferentes papéis em projeto
– Compreensão e reformulação de problemas
– Geração, análise e seleção de ideias
– Teste, prototipagem e implementação de soluções
– Exercícios práticos individuais e em grupo (todo o processo e fases seguintes)
– Conceitos fundamentais de Gestão de Projetos:
1. Projeto e gestão de projetos;
2. Projeto e operações:
3. Ciclo de vida de um projeto;
4. A triple constraint
– Framework dos processos da gestão de projetos (PMBOK):
1. Áreas de conhecimento versus grupos de processos
– Trabalho de planeamento de um projeto
Metodologia Formativa
Método dos 6 passos UpSideUp:
Ver. Ouvir. Perguntar. Fazer. Sentir. Ensinar.
Incluindo:
– Expositiva
– Interrogativa
– Demonstrativa
– Ativa
Ver. Ouvir. Perguntar. Fazer. Sentir. Ensinar.
Incluindo:
– Expositiva
– Interrogativa
– Demonstrativa
– Ativa
Preços
Preço Sócios Colectivos | 185.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 230.00 EUR |
Preço Não Sócios | 280.00 EUR |
Acções
1 - Online
Início: 17/07/2023
Fim: 24/07/2023
Sessões / Horários
Nome do Curso
Design Thinking e Gestão de Projetos (em parceria com UpSideUp)
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Datas
1 - Online
Início: 17/07/2023
Fim: 24/07/2023
Duração
15h00
Localidades
OnlineContactos
IN COMPANY
Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?
Contacte-nos e peça uma proposta AQUI