FORMAÇÃO

Enquadramento

Num mundo progressivamente interligado, dinâmico e complexo, com as inerentes perturbações significativas, multifacetadas e de origem diversa, ao normal funcionamento das empresas e da sociedade, o desenvolvimento de uma adequada capacidade das organizações para lidar com incidentes e crises tende a ser cada vez mais relevante para o seu sucesso sustentado. Adicionalmente, a rápida difusão de notícias e a correspondente necessidade de uma atempada e proativa gestão da comunicação, frequentemente determinante no desenrolar e desfecho de uma crise, não tende a coadunar-se com faltas de preparação individual e em equipa. Por forma a ajudar as organizações na conceção e desenvolvimento continuado da sua capacidade de gestão da crise, foi recentemente publicada a norma ISO 22361, em cujo desenvolvimento a CT195 (no âmbito da APQ) esteve ativamente envolvida desde o início. Neste contexto, a partilha dos mais recentes desenvolvimentos merecedores de consenso internacional para a edificação de uma capacidade organizacional de gestão da crise é especialmente oportuna.

Objetivos

– Distinguir os principais conceitos e aspetos envolvidos na Gestão da Crise em articulação com as demais disciplinas que contribuem para a resiliência organizacional (gestão do risco, continuidade do negócio, cibersegurança, emergência, etc.)
– Conhecer os princípios, quadro e processo envolvidos na conceção, implementação e desenvolvimento continuado de uma capacidade organizacional de Gestão da Crise, com base na ISO 22316.
– Aprofundar conhecimentos sobre a preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional.
– Obter noções básicas sobre os aspetos específicos da liderança, tomada de decisão e comunicação numa crise.
– Sensibilizar para a relevância do treino prático, adequada conceção e realização de exercícios em equipa, validação de capacidades e implementação de lições aprendidas, no âmbito da melhoria contínua.

Conteúdos Programáticos

A. Gestão da Crise e resiliência organizacional: conceitos e articulação disciplinar
B. Capacidade de Gestão da Crise (ISO 22361) – Conceção e implementação
1.Princípios, quadro e processo
2.Melhoria contínua
C. Preparação, resposta e recuperação de uma crise organizacional
1.Aspetos gerais – Enquadramento, escalada e coordenação
2.Plano de Gestão da Crise (PGC) – Conteúdos
3.Equipa de Gestão da Crise (EGC) – Papéis e responsabilidades
D.Liderança, desafios e orientações para a tomada de decisão numa crise
E.Comunicação na crise
F.Treino, exercícios e melhoria contínua (componente interativa prática)

Preços

Preço Sócios Colectivos 91.00 EUR
Preço Sócios Individuais 112.00 EUR
Preço Não Sócios 140.00 EUR

Nome do Curso

Desenvolvimento da Capacidade Organizacional de Gestão da Crise e a ISO 22361

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Duração

08h00

IN COMPANY

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