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Por norma… às quintas! – Sessão #08

Nesta sessão iremos abordar a capacidade de gestão da crise em ligação com a preparação e resposta da sociedade e das organizações à proliferação de ciberameaças, apresentando os elementos estruturantes da nova norma ISO 22361 e partilhando desenvolvimentos, experiências e perspetivas neste âmbito.
No atual contexto caraterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade de elementos potencialmente geradores de perturbações significativas no normal funcionamento das organizações e da sociedade, temos vindo a constatar crescentes incidentes e crises com origem no ciberespaço, enfatizando a necessidade de se desenvolver uma adequada consciencialização e capacitação para lidar com esta nova realidade. Proporcionando linhas de orientação para ajudar as organizações a planear, estabelecer, manter, rever e melhorar continuadamente uma capacidade estratégica de gestão da crise, a ISO 22361 apresenta boas práticas no âmbito dos processos de antecipação, apreciação, prevenção, preparação, resposta e recuperação de crises. Para além destas linhas de orientação, o desenvolvimento de ações complementares orientadas para a sociedade, as organizações e, em última instância, as pessoas que as integram e que com elas interagem — incluindo a partilha de iniciativas, experiências, perspetivas e lições aprendidas — tende a desempenhar um papel fundamental para a pretendida resiliência e segurança coletiva.
| Agenda: | |
|---|---|
| 17h30 | Boas vindas Luís Coelho (CT195)  | 
| 17h35 | O papel da Normalização na Gestão da Crise
 José Vale Matos (Made2Coach)  | 
| 17h50 | As Crises de Cibersegurança e a Capacitação da Sociedade
 António Gameiro Marques (Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança)  | 
| 18h05 | Lidar com um Ciberataque de Grande Impacte
 Nuno Bastos (Vodafone)  | 
| 18h20 | Perguntas & Respostas | 
| 18h40 | Encerramento | 
