Eventos

Detalhes

Início

14h00


Fim

18h00


Custo

Associados: 15€

Não Associados: 25€


Local

Casa do Corim


Contacto

(+351) 967 045 774


Email

andreia.marques@apq.pt

É incontornável a importância da Sustentabilidade na gestão das empresas e nas escolhas dos consumidores. Muitas empresas, proactivamente, implementam praticas sustentáveis e definem projetos que se diferenciam no impacto que tem nos três pilares da sustentabilidade. Ao mesmo tempo a regulamentação europeia pede ação por parte das empresas.

À medida que a sustentabilidade se torna um imperativo da estratégia e do investimento das empresas, torna-se cada vez mais importante trazer a debate os instrumentos e estratégias que podem ser adotadas pelas empresas.

ESG – Environmental, Social and Governance – refere-se às políticas e aos procedimentos de uma organização nas áreas ambientais, sociais e de governo, que podem afetar a marca, a receita, a avaliação e a perceção de mercado, além de reduzir o risco.

As áreas de governo e financeira têm uma grande influência no ESG. O ESG é um conceito que impacta positivamente as empresas, seja em termos de lucro ou mesmo em valor de mercado. As empresas que aderem à regulamentação ESG são preferenciais para os investidores e para a banca. Os indicadores ESG estão cada vez mais a conquistar espaço e relevância no mercado financeiro atual, sendo indispensáveis para a tomada de decisão no universo corporativo.

PAINEL DE ORADORES

Abertura

António Frutuoso – APQ

Oradores

Filipa Pantaleão – Women in ESG

Maria Borges Reis – PwC

Rui Pedro Silva – Cork Supply

Moderação

Cláudia Pereira – EPS

Isabel Silva – EPS

>>INSCRIÇÕES<<

Apoios:

   

Oradores

Maria Borges Reis

Maria Borges Reis

PwC

A Maria é licenciada em Ciências da Educação e mestre em Educação e Formação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e possui uma pós-graduação em Inovação e Sustentabilidade Empresarial pela Universidade Lusófona.
Conta com mais de cinco anos de experiência profissional como consultora na área da sustentabilidade. Desde que integrou a PwC, tem colaborado em projetos de consultoria nas vertentes de estratégia e reporting de sustentabilidade, incluindo indicadores económicos, ambientais e sociais e respetivo alinhamento com regulamentos internacionais. Colaborou ainda em diversos projetos de auscultação de stakeholders e análise de materialidade, apoio na resposta a índices de sustentabilidade e projetos de avaliação de direitos humanos.
Filipa Pantaleão

Filipa Pantaleão

Women in ESG

Natural de Ourém, é Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade dos Açores e Doutorado em Ciências Aplicadas pela Delft University of Technology (Países Baixos). Ao longo do seu percurso formativo, qualificou-se ainda em “Gestão da Qualidade” e como “Técnico Superior de Segurança e Saúde Ocupacional”. Em 2002 iniciou trabalhos de investigação no Instituto Tecnológico Nuclear e no Nuclear Engineering Teaching Laboratory, University of Texas” em Austin (EUA) e aí desenvolveu a sua atividade até 2005 na Análise Instrumental por Ativação com Neutrões. Posteriormente desenvolveu as suas atividades e gestão da qualidade e ambiente em indústrias, tendo assumido ainda responsabilidades como Chefe de Departamento na supervisão de projetos relacionados com as ISO 9001, ISO 14001, EMAS III e ISO 12647-2:2007. Foi docente na Universidade dos Açores e em escolas profissionais nas áreas de “Gestão Ambiental” e “Segurança e Saúde Ocupacional”. Alguns dos seus projetos de intervenção ambiental na indústria foram reconhecidos por prémios nacionais e em 2011 foi distinguido com o prémio “Young Scientist and Student Competitive Award”, atribuído pela Texas A&M University.

Em 2015 ingressou na EDA, S.A. onde atualmente lidera a Direção de Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança.

Rui Pedro Silva

Rui Pedro Silva

Cork Supply

Como Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mais tarde Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia (Universidade do Porto), assume hoje as funções de Diretor de Sustentabilidade e Engenharia de Processo na Cork Supply Portugal. A sua experiência com a indústria da cortiça já acumula 17 anos, iniciando com a área da investigação e desenvolvimento, produção e engenharia de processo e recentemente sustentabilidade. Considerando que a implementação da metodologia LEAN na Cork Supply é um caso de sucesso, no qual acompanhou de perto, assumindo desde 2015 as funções de diretor de Engenharia de Processo | LEAN. Desde 2021 passou a acumular as funções da direção de sustentabilidade, considerando que o LEAN quase que assume a visão holística da sustentabilidade baseado em dois princípios fundamentais de respeito pelas pessoas e sociedade e melhoria contínua.