FORMAÇÃO

Enquadramento

Em plena Pandemia COVID-19, devido às restrições e regras instituídas, muitas empresas tiveram de se adaptar e transitar para um “novo normal”, de forma salvaguardar e proteger a segurança e saúde dos seus trabalhadores. Muitos têm sido os desafios associados a todas estas mudanças, em retomar ou manter a actividade garantindo a segurança de todos, pela adopção de medidas que diminuíam a transmissão do vírus.
A necessidade imediata de orientações e informação levou a Organização Internacional de Normalização (ISO) a desenvolver, em tempo recorde (3 meses), uma nova especificação na série 45000 para a saúde e segurança no trabalho durante a Pandemia – a ISO 45005 (ISO/PAS 45005 – Occupational health and safety management – General guidelines for safe working during the COVID-19 pandemic).
Esta nova norma pretende apoiar as empresas a se adaptarem rapidamente, de forma a cumprirem as medidas definidas pelas entidades reguladoras, fornecendo orientações e melhores práticas de trabalho e outras medidas que permitam garantir a proteção de todos os trabalhadores e outras partes interessadas seguros.

Objetivos

Esta formação irá apoiar os formandos a:
– Planear e assegurar a Gestão do Risco de forma eficaz numa situação pandémica (COVID-19 ou similar) no contexto da organização em que se enquadra;
– Garantir uma liderança ativa, com compromisso visível e envolvimento de todos os trabalhadores na gestão dos riscos;
– Implementar medidas que assegurem ambientes de trabalho seguros e saudáveis para seus trabalhadores;
– Assegurar a gestão de casos suspeitos ou casos confirmados, teste, rastreio de contatos e quarentena;
– Gerir fatores psicossociais e afiançar o bem estar dos trabalhadores;
– Preparar a resposta à emergência em situações COVID-19 ou similares;
– Cumprir as regras exigidas localmente associadas ao COVID-19, restrições e contingências associadas à pandemia;
– Fazer uma abordagem sistemática de gestão de crise e contingências que possam pôr em risco a continuidade de negócio, melhorando a capacidade de resposta para recuperar as perturbações que possam surgir;
– Apostar num plano de comunicação ativo;
– Criar clima de confiança para os seus clientes e outras partes interessadas de que suas instalações são seguras;
– Estabelecer medidas de acompanhamento e controlo no respeito pelas práticas instituídas, garantindo o tratamento rápido de desvios;
– Delinear os aspetos relevantes para desenvolver um Plano de Continuidade de Negócio (PCN).

Conteúdos Programáticos

1. Gestão de crise a situações pandémicas: a) Compreender o problema; b) Definir principais vetores para a sua gestão, c) Definição de estratégia para tomada de decisão; d) Papel da Liderança; e) Acompanhamento e revisão – aprendizagem com a experiência
2.Análise do Impacto no Negócio e Apreciação do Risco a) Definição de estratégia da continuidade do negócio; c) Orientações para preparar procedimentos de continuidade do negócio
3. Planear e avaliar os riscos: a) Contexto da organização. b) Instalações de trabalho – empresa, teletrabalho ou outras; c) Papel da liderança e envolvimento dos trabalhadores, d) Recursos necessários; e) Análise da vulnerabilidade – trabalhadores e população envolvente
4. Definição de papeis e responsabilidades: actividades, preparação da resposta à emergência e planeamento para adaptação às restrições que são instituídas ao longo do tempo; formação e exercícios de simulação, validação e aprendizagem
5. Gestão de casos suspeitos e / ou confirmados por COVID-19: a) Formas de atuar nos diferentes locais de trabalho, b) Teste, rastreio de contatos e quarentena
6. Criação de ambientes de trabalho seguro e saudáveis – medidas a implementar para evitar / controlar contágio por COVID-19: a) Higiene, b) Uso de equipamentos de proteção individual; c) Definição de áreas de movimentação nos diferentes ambientes, d) Entrada e saída dos locais de trabalho; e) Relação com elementos exteriores – fornecedores, clientes e outras partes interessadas
7. Definição de medidas de controlo e gestão: a) Fatores psicossociais e de bem-estar, b) Inclusividade, c) Plano de comunicação ativa; d) Monitorização e avaliação do cumprimentos das medidas
8. Melhoria contínua – avaliação, validação e revisão processos instituídos – plano de contingência e / ou continuidade de negócio (PCN)

Metodologia Formativa

– Expositiva
– Debate/Discussão

Preços

Preço Sócios Colectivos 110.00 EUR
Preço Sócios Individuais 130.00 EUR
Preço Não Sócios 150.00 EUR

Nome do Curso

Preparação para situações pandémicas – ISO 45005: 2020: Diretrizes gerais para o trabalho seguro durante a pandemia de COVID-19

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Duração

08h00

IN COMPANY

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