FORMAÇÃO
Enquadramento
A estratégia para transformar a UE numa Economia Circular, inclui um conjunto de medidas que se baseiam na redução drástica da produção de resíduos e na sua utilização como recursos, assim como, no uso de energia de fontes renováveis, com a finalidade de alcançar, em 2050, uma sociedade Zero resíduos e Zero emissões de gases de efeito de estufa.
O modelo de Economia Circular fundamenta-se no principio de manter o valor dos produtos, materiais e recursos (água, energia, matérias primas, resíduos, subprodutos…) no ciclo económico, durante o máximo tempo possível, reduzindo ao mínimo a geração de resíduos e os consumos de recursos virgens, energia de origem fóssil, etc. Para alcançar os seus objetivos, fundamenta-se na observação do funcionamento dos sistemas naturais, definindo ferramentas e métricas relevantes para a sustentabilidade.
A Circularidade começa no Design de soluções de produtos e/ou serviços direcionadas para o uso reduzido, eficiente e eficaz dos recursos e para prevenir emissões prejudiciais, perdas e degradação ambiental, ao mesmo tempo que satisfazem as necessidades da sociedade.
Neste contexto, o workshop “Como aplicar a Gestão e os Modelos de Economia Circular nas organizações?” integra as temáticas inerentes ao desenvolvimento de um modelo de gestão de Economia Circular “a medida” de cada organização e de acordo com os requisitos das normas mais recentes:
– ISO 59004: Economia circular — Vocabulário, princípios e orientações para implementação;
– ISO 59010: Economia circular — Orientação sobre a transição de modelos de negócios e redes de valor.
– ISO 59020: Economia circular — Economia circular — Medindo e avaliando o desempenho da circularidade.
Destinatários
Objetivos
– Entender e saber aplicar os princípios e ferramentas em que se baseia a Economia Circular.
– Identificar os atores intervenientes e a sua capacidade de atuação.
– Efetuar uma abordagem real e tangível à Economia Circular e aplicá-la à empresa ou instituição que representam.
– Projetar e implementar uma estratégia de economia circular na organização.
Conteúdos Programáticos
1.1. O que é a Economia Circular?
1.2. A Economia Circular e a criação de valor na empresa.
1.3. Medidas impulsionadas pela UE em matéria de economia circular: um mundo de novas oportunidades.
1.4. Vantagens e benefícios na aplicação de uma estratégia de Economia Circular.
2. A ECONOMIA CIRCULAR NAS ORGANIZAÇÕES: implementação das normas ISO 59004 e ISO 59010
2.1. A família de normas ISO 59000: Economia Circular
2.2. Definições e termos fundamentais
2.3. Os seis princípios da Economia Circular e a sua aplicação
2.4. Ações que contribuem para a Economia Circular e criação de valor
– Design para circularidade
– Abastecimento Circular: circularidade na gestão dos recursos e fornecedores
– Procurement circular: requisitos circulares aplicados à cadeia de abastecimento
– Otimização dos processos
– Simbiose industrial, regional ou urbana
2.5. Ações que contribuem para a retenção de valor
– Reduzir, reutilizar e repropor
– Manutenção e reparação
– Abordagens baseadas em desempenho: conceito de servitização5.
– Uso partilhado
– Recondicionamento
– Remanufatura
2.6. Ações que contribuem para a recuperação de valor
– Logística Inversa
– Uso de recursos “em cascata” : ciclos técnicos e bio-materiais
– Reciclagem
– Gestão de resíduos
– Recuperação de materiais
– Recuperação de energia
2.7. Ações para regenerar ecossistemas
2.8. Ações para apoiar a transição para uma economia circular
– Educação e investigação
– Uso e consumo responsáveis
– Inovação: tecnológica, organizacional e institucional
– Colaboração e networks: principio do valor partilhado
– Promover a mudança do comportamento dos usuários
– Avaliação de políticas e enquadramento legal
– Marcas e certificações associadas à EC
– Contratação Pública Circular
– Mecanismos de financiação
– Taxonomia verde Europeia: Sistema de classificação de finanças sustentáveis
– Digitalização em todas as etapas da cadeia de valor circular
2.9. Orientação para ações de gestão de recursos
2.10. Orientações para a implementação
2.11. Avaliação do contexto e da situação de referência
– Identificar as componentes do contexto
– Avaliar a situação de referência
– Avaliar a importância da EC para a organização: interrelação com objetivos sociais e ambientais
– Avaliar as condições do sistema para a transição para uma economia circular.
– Identificar pontos no sistema, sob controlo direto da organização.
– Identificar os riscos e oportunidades de uma economia circular para a organização
2.12. Definição do propósito, missão, visão e objetivos da economia circular
2.13. Desenvolvimento de prioridades estratégicas e de um plano de ação para a economia circular
– Estabelecer a estratégia de economia circular
– Explorar um modelo de criação de valor
– Avaliar a viabilidade
– Desenvolver o Plano de Ação para a EC
– Desenvolver projetos “piloto”
– Apresentação de casos de estudo
2.14. Implementação da Economia Circular
– Aumentar a consciencialização e construir capacidade para a ação: coaching, formação e desenvolvimento de habilidades
– Testar e iterar modelo(s) de criação de valor
– Executar o Plano de Ação para a EC
2.15. Monitorização, revisão e reporte da economia circular
– Indicadores de circularidade / desempenho
– Relatório
3. TRANSIÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIO PARA A ECONOMIA CIRCULAR – ISO 59010
3.1. Definir objetivos para a transição para um modelo de criação de valor de economia circular
– Definir objetivos
– Compreender o modelo atual de criação de valor e a rede de valor da organização
– Mapear a cadeia de valor e as redes de fluxos
– Definir os limites para abordar a circularidade
– Compreender o desempenho atual de circularidade
– Exercício prático: Auto diagnóstico de Circularidade
3.2. Definir uma estratégia de economia circular
– Identificar desvios (GAPs) e Oportunidades
– Apoiar a estratégia nos princípios da EC
– Abordar a racionalização económica
3.3. Transição do modelo de criação de valor de uma organização para um modelo circular
– Desenvolver o Plano de transição para a Economía Circular
– Rever os elementos do modelo de criação de valor à luz das mudanças desejadas.
3.4. Transição de uma rede de valor para um modelo circular
– Objetivos, estratégia e plano partilhados
– Implementação de uma governança adequada da rede de valor
– Aproveitamento ou estabelecimento de infraestruturas partilhadas (físicas e digitais)
3.5. Revisão e monitorização para a melhoria contínua
– Medir e avaliar o desempenho de circularidade
– Métodos complementares ISO 14044: ACV, ISO 26000: responsabilidade social)
– Melhorar o modelo de criação de valor da organização
– Melhorar a rede de valor
3.6. Realização de exercício prático: CANVAS CIRCULAR
4. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE CIRCULARIDADE: ISO 590208
4.1.Princípios de medição e avaliação da circularidade
4.2. Estrutura para medir e avaliar o desempenho da circularidade
4.3. Etapas do processo de medição da circularidade e aquisição de dados
4.4. Sistema em foco e seus limites
4.5. Medição da circularidade e aquisição de dados
– Taxonomia de medição da circularidade
– Exemplos de medição da circularidade ao nível organizacional
– Indicadores de circularidade
– Seleção de indicadores para medir a circularidade:
4.6. Processo de aquisição de dados
4.7 Documentação para avaliar a qualidade
5. TESTE DE AUTO AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
Preços
Preço Sócios Colectivos | 135.00 EUR |
Preço Sócios Individuais | 160.00 EUR |
Preço Não Sócios | 195.00 EUR |
Acções
1 - Online
Início: 18/11/2024
Fim: 20/11/2024
Sessões / Horários
Nome do Curso
Workshop: Como aplicar a Gestão e os Modelos de Economia Circular nas organizações?
Versão
5 – Formação a distância (outros)
Datas
1 - Online
Início: 18/11/2024
Fim: 20/11/2024
Duração
12h00
Localidades
OnlineContactos
IN COMPANY
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