FORMAÇÃO

Destinatários

– Gestores, chefias e/ou colaboradores de organizações públicas ou privadas.
– Público em geral.

Objetivos

1. Compreender o que é a IE – Inteligência Emocional
2. Reconhecer as características das emoções básicas
3. Compreender de que forma os nossos níveis comunicacionais são influenciados pelas nossas emoções
4. Desenvolver a literacia emocional para o quotidiano
5. Conhecer as competências intra e interpessoais da IE
6. Conhecer ferramentas para gestão eficaz as suas próprias emoções
7. Melhorar os níveis de assertividade na relação com os diferentes interlocutores, em contexto de trabalho
8. Desconstruir crenças emocionais, fazendo ressignificação emocional para uma comunicação mais assertiva
9. Construir um novo mindset alinhado com o estado emocional mais eficaz

Conteúdos Programáticos

1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O SEU IMPACTO:
Porque a IE assume importância cada vez mais relevante nos dias de hoje?; Relevância da gestão emocional, em todos os contextos da vida; Porque não conseguimos gerir as nossas emoções?; O binómio razão – emoção / Cérebro racional e cérebro emocional; O cérebro Trino; O sequestro da Amígdala e seus custos; Crenças limitadoras e programas mentais (PNL); O “GPS” do cérebro: SAR (Sistema de Ativação Reticular)
2. O QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
O que é, afinal, a Inteligência Emocional?; O Quociente Emocional (QE). A Inteligência Emocional como um conjunto de competências que podemos aprender e desenvolver.; IE e Congruência Pessoal (PNL); Competências intra e interpessoais. As 4 competências da IE segundo Daniel Goleman
3. COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
Competência #1 – Estratégias práticas para Auto-reconhecimento das emoções – As 6 emoções básicas “MARTAS”; As funcionalidades das emoções: não há emoções “negativas”; Aumentar a literacia emocional: o “Emocionário”: dicionário das emoções; Como identificar as emoções que sente em cada momento
Competência #2 – Estratégias práticas para Auto-regulação das emoções – Níveis neurológicos e alinhamento relacional (PNL); A fisiologia e a reprogramação das emoções (PNL); Reprogramar o SAR; Mindfulness; Modelo ABC; Zooming (PNL); Ressignificação de eventos (PNL); Crenças ilimitadas (PNL)
Competência #3 – Estratégias práticas para Reconhecer as emoções nos outros – Modelo de comunicação da PNL e subjetividade na análise de situações; As diferentes necessidades humanas: o fenómeno da motivação e o seu impacto no desempenho dos indivíduos (PNL); Escuta ativa e reformulação; Meta programas mentais e o seu impacto no desempenho e atitude dos indivíduos (PNL)
Competência #4 – Estratégias práticas para desenvolver habilidades sociais – Sistemas de representação preferencial e adaptação da comunicação aos diferentes tipos de interlocutor; Comunicação verbal e não-verbal com técnicas da PNL; Estabelecimento de rapport verbal e não-verbal: calibragem, sincronização e condução; A janela de Johari e as suas implicações na abertura dos diferentes indivíduos

Metodologia Formativa

– Método interrogativo
– Método expositivo
– Método ativo/participativo
– Trabalhos de grupo
– Simulações

Preços

Preço Sócios Colectivos 135.00 EUR
Preço Sócios Individuais 160.00 EUR
Preço Não Sócios 195.00 EUR

Acções

1 - Online

Início: 19/09/2022

Fim: 22/09/2022

Sessões / Horários

Inscrever

Nome do Curso

Inteligência Emocional

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Datas

1 - Online

Início: 19/09/2022

Fim: 22/09/2022

Duração

14h00

Localidades

Online

Horário

1 - Online

IN COMPANY

Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?

Contacte-nos e peça uma proposta AQUI