FORMAÇÃO

Enquadramento

A Gestão de Projetos é hoje uma realidade nas organizações. O Project Management Institute (PMI) é a maior organização mundial de certificação de várias temáticas relacionadas com a gestão de projetos, nomeadamente a certificação PMP (Project Management Professional), entre outras. A certificação PMP é a mais reconhecida mundialmente para gestores de projetos profissionais. Para quem quer abraçar esta profissão e não tem experiência o PMI tem a certificação CAPM (Certified Associate in Project Management), onde o público-alvo não necessita de experiência na área.
Esta formação permite dotar os formandos de um conhecimento de boas práticas e conceitos básicos na área de gestão projetos, alinhada com Project Management Institute (PMI), que permite aos formandos continuar a sua formação com vista a uma certificação do PMI.

Objetivos

– Dotar os formandos de um conhecimento da framework de gestão de projetos PMBOK 6th, constituída por 5 grupos de processos (Iniciação, planeamento, execução, monitorização e controlo, e fecho), e as 10 áreas de conhecimento (integração, gestão do âmbito, gestão do cronograma, gestão do custo, gestão da qualidade, gestão dos recursos, gestão das comunicações, gestão do risco, gestão das aquisições, gestão das partes interessadas (stakeholders).
– Conceitos fundamentais de gestão de projetos (projeto, programa, portfólio, estruturas organizacionais, PMO), e exercícios sobre as diversas temáticas, incluindo, planeamento de projeto.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Fundamentais.
1.1. Projetos.
1.1.1 – Definição de Projeto.
1.1.2 – Projetos vs. Operações.
1.1.3 – Fatores Críticos de Sucesso.
1.2. A Gestão de Projetos.
1.2.1 – Enquadramento Histórico.
1.2.2 – Definição da Gestão de Projetos.
1.2.3 – Organismos de certificação Projetos e Standards.
1.3. O Gestor de Projeto.
1.3.1 – Responsabilidades.
1.3.2 – Características Principais.
1.3.3 – Certificações.
1.4. Contexto de um Projeto.
1.4.1 – Programas e Portfólios.
1.4.2 – PMO-Project Management Office.
1.4.2.1 O papel do PMO nas organizações.
1.4.2.2 Tipos de PMOs.
1.4.2.3 Definição de funções e responsabilidades do PMO.
1.4.2.4 Gestão de portfolio no PMO.
1.4.3 – Estruturas Organizacionais.

2. Framework da Gestão de Projetos (PMBOK®).
2.1. As 10 áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos.
2.1.1 Integração, Âmbito, Cronograma, Custo, Qualidade, Recursos, Comunicação,
Risco, fornecedores, Stakeholders.
2.2. Os 5 Grupos de Processos da Gestão de Projetos.
2.2.1 Iniciação, Planeamento, Execução, Monitorização & Controlo, Fecho.
2.3. Processos Individuais da Gestão de Projetos.

3. Calendarização e Planeamento de Projetos.
3.1 Critérios para a calendarização.
3.2 Fatores que influenciam a calendarização e o planeamento.
3.3 Criação da Estrutura do calendário – criação WBS.
3.4 Técnicas de desenvolvimento do calendário.
3.5 Plano de Gestão do Tempo.

4. Gestão do Custo
4.1. Estimação Detalhada dos Custos de um Projeto
4.1.1 Introdução à Estimação de Custos
4.1.2 Níveis de Estimação
4.1.3 Principais Elementos de Custo
4.1.4 Metodologias de Estimação de Custo
4.1.5 Incerteza na Estimação do Custo
4.1.6 A Orçamentação do Projeto

5. Gestão do Risco.
5.1. Introdução à Gestão do Risco.
5.1.1. O Enquadramento da Gestão do Risco na Gestão de um Projeto.
5.1.2. O Risco como Elemento Crítico de Sucesso de um Projeto.
5.1.3. O que é um Risco.
5.1.4. Riscos Primários, Secundários e Residuais.
5.2. Planeamento da Gestão do Risco.
5.2.1. Tolerância ao Risco dos Stakeholders.
5.2.2. Definição de Responsabilidades.
5.2.3. O Plano de Gestão do Risco.
5.3. Identificação dos Riscos.
5.3.1. Classificação e Tipologias dos Riscos.
5.3.2. Principais Técnicas.
5.3.3. Agrupamento dos Riscos.
5.4. Análise dos Riscos.
5.4.1. Análise Qualitativa.
5.4.2. Análise Quantitativa.
5.5. Planeamento de Respostas aos Riscos.
5.5.1. Estratégias de Resposta.
5.5.2. Definição, Seleção e Justificação de Respostas.
5.6 Exercícios.

6. O Método de Earned Value Management.
6.1 Exercícios.

Preços

Preço Sócios Colectivos 140.00 EUR
Preço Sócios Individuais 160.00 EUR
Preço Não Sócios 200.00 EUR

Acções

5 - Online

Início: 09/10/2023

Fim: 17/10/2023

Sessões / Horários

Inscrever

Nome do Curso

Gestão de Projetos – Técnicas e Ferramentas (alinhado com o PMI)

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Datas

5 - Online

Início: 09/10/2023

Fim: 17/10/2023

Duração

15h00

Localidades

Online

Horário

5 - Online

IN COMPANY

Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?

Contacte-nos e peça uma proposta AQUI