FORMAÇÃO

Enquadramento

A gestão da continuidade do negócio não pode ser dissociada da constante avaliação do modelo de negócio e das estratégias corporativas ou organizacionais. Num contexto e em ecossistemas onde os ciclos de crise são cada vez mais frequentes e com maior impacto global, é fundamental preservar a capacidade de ser ágil e de testar práticas que permitam responder a crises e manter a sustentabilidade do negócio / atividade.

Destinatários

Este curso é destinado a quem pretenda compreender de forma integrada os conceitos de gestão de crise e da resposta a crises, gestão de contingência e gestão da continuidade do negócio; permitirá aplicar de forma prática ferramentas para melhorar a gestão do risco, com base em cenários e na reavaliação das estratégias do negócio.

Objetivos

No final do curso, os participantes deverão ser capazes de.
– Dominar os conceitos de gestão de risco, de crise, de contingência e da continuidade do negócio.
– Identificar as práticas e referenciais normativos de referência no âmbito da continuidade do negócio.
– Saber elaborar cenários para suporte à reavaliação da estratégia.
– Implementar um processo e as práticas necessárias para gerir a continuidade do negócio: da gestão de incidentes, à resposta em situação de crise e de disrupção, à continuidade e à sustentabilidade do negócio.

Conteúdos Programáticos

– Os Ciclos de gestão encurtados; Ecossistemas em disrupção; O Mundo é mesmo VUCA.
– Impactos na governação, nos sistemas de gestão, nas pessoas, nas práticas, na cadeia de valor, na relação com os stakeholders.
– A importância de dominar os conceitos de base da gestão de risco, de crise, de contingência e da continuidade do negócio.
– Práticas e normas de referência: ISO 22301, 22313, 22316, 22317, 22318, 22330, 22331; ISO 31000.
– Gestão de incidentes, gestão da capacidade, gestão da continuidade, gestão da disponibilidade, planeamento de alterações a serviços e a níveis de serviço.
– Um ponto de partida: a análise e a avaliação do risco e a gestão por cenários.
– Stakeholder journey – a importância de prever comportamentos em situação de crise.
– A análise de impacto no negócio.
– O plano de continuidade do negócio.
– Ferramentas para implementar a gestão da continuidade do negócio.
– Scanning, Elaboração, Cenarização e Decisão, Testar, Implementação e Avaliação, Aprendizagem e Inovação.
– O papel dos processos de inovação e as ferramentas de design thinking aplicados à continuidade do negócio.
– Empatizar e Insights; Ideação; Prototipagem; Testagem; Iteração incremental; Aprendizagem e Refinamento.

Preços

Preço Sócios Colectivos 70.00 EUR
Preço Sócios Individuais 80.00 EUR
Preço Não Sócios 100.00 EUR

Nome do Curso

Gestão de cenários de crise e da continuidade do negócio

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Duração

07h00

IN COMPANY

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