FORMAÇÃO

Enquadramento

O Design Thinking e o Service Design agregam um conjunto de métodos e ferramentas para nos ajudar a enfrentar com sucesso qualquer desafio, problema, necessidade ou desejo de inovar, através de uma estrutura que nos guia, desde a caracterização do tema a trabalhar até à prototipagem da melhor solução.
Dado que nem tudo termina no protótipo, é importante conhecer também a metodologia de Gestão de Projetos, por forma a que os participantes na equipa de Design Thinking possam melhor planear de acordo com a fase seguinte: a concretização do projeto.

NOTA: Entre a segunda e terceira sessão haverá algum trabalho assíncrono, que será gerido pelos próprios formandos, em função da sua disponibilidade.

Destinatários

Qualquer adulto, com ou sem experiência profissional, e qualquer formação académica a partir da escolaridade mínima obrigatória – preferencialmente >12º ano.

Objetivos

– Saber:
1. Aprender o que é o Design Thinking (e o Service Design) e algumas técnicas e ferramentas práticas para utilização na resolução de problemas, para enfrentar desafios ou inovar em produtos, processos ou serviços:
Aprender (tomar conhecimento) com a linguagem da gestão de projetos: conceitos, técnicas e ferramentas.
– Saber fazer:
1. Aplicar as ferramentas práticas em exemplos teóricos e pelo menos num caso a identificar, por cada grupo, no decurso da formação;
2. Aplicar as ferramentas essenciais num ou dois projetos definidos nas sessões anteriores de Design Thinking, em trabalho colaborativo de equipa.
– Adotar a atitude:
1. Avaliar em que áreas da vida pessoal e/ou profissional se pode aplicar a metodologia do Design Thinking e da Gestão de Projetos e ficar com vontade de o fazer:
Balanço e lições aprendidas para os futuros projetos.

Conteúdos Programáticos

– Introdução ao Design Thinking e ao Service Design (Darden School of Business)
– Diferentes papéis em projeto
– Compreensão e reformulação de problemas
– Geração, análise e seleção de ideias
– Teste, prototipagem e implementação de soluções
– Exercícios práticos individuais e em grupo (todo o processo e fases seguintes)
– Conceitos fundamentais de Gestão de Projetos:
1. Projeto e gestão de projetos;
2. Projeto e operações:
3. Ciclo de vida de um projeto;
4. A triple constraint
– Framework dos processos da gestão de projetos (PMBOK):
1. Áreas de conhecimento versus grupos de processos
– Trabalho de planeamento de um projeto

Metodologia Formativa

Método dos 6 passos UpSideUp:
Ver. Ouvir. Perguntar. Fazer. Sentir. Ensinar.
Incluindo:
– Expositiva
– Interrogativa
– Demonstrativa
– Ativa

Preços

Preço Sócios Colectivos 185.00 EUR
Preço Sócios Individuais 230.00 EUR
Preço Não Sócios 280.00 EUR

Nome do Curso

Design Thinking e Gestão de Projetos (em parceria com UpSideUp)

Versão

5 – Formação a distância (outros)

Duração

15h00

IN COMPANY

Gostaria de adaptar esta ação de formação às necessidades e características específicas da sua organização?

Contacte-nos e peça uma proposta AQUI