Excelência e Inovação Empresarial

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DESTINATÁRIOS : PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Sobre

A capacitação para a excelência e inovação empresarial é, indubitavelmente, a principal fonte de motivação para a adoção de novas tecnologias e Inovação Organizacional, produto e serviço ou de Marketing, contribuindo para fortalecer a competitividade de qualquer país. Assim, promover um ambiente de Inovação e melhoria do Desempenho Organizacional é crucial para o sucesso das empresas Nacionais.

Em todos os setores de atividade, enquadrados em mercados cada vez mais concorrenciais e de dimensão global, existe uma necessidade premente de que todos os fatores produtivos sejam otimizados pela implementação de ferramentas e conceitos que envolvam a gestão do negócio rumo à excelência e da qualidade e inovação, criando-se assim vantagens competitivas minimizando o risco de perda de competitividade das empresas.

Na sua maioria as Organizações que investem nestes conceitos é composta por empresas exportadoras. Estas apostam na sustentabilidade e diferenciação e inovam continuamente os seus processos organizacionais de Gestão e Produtivos e, consequentemente uma abordagem estruturada e estratégica da Inovação e relacionada com os fatores de competitividade facilita a antecipação de novas necessidades e tendências permitindo-lhes antecipar-se mais facilmente às alterações dos mercados.

Essa é a convicção da APQ, que assume indiscutivelmente a Inovação e a melhoria do Desempenho Organizacional como elementos estratégicos para promover a competitividade das Empresas pela adoção de boas práticas e instrumentos de gestão apropriados às necessidades de Gestão do negócio numa envolvente cada vez mais complexa e onde os atores e partes interessadas são bastante diversificados e com exigências cada vez mais explícitas.

Neste sentido, torna-se, também, necessário promover ações que possibilitem apoiar as empresas no acesso a conhecimento, instrumentos e ferramentas de gestão para desenvolverem e explorarem ideias e oportunidades em termos de negócio nacional e internacional, novas tecnologias e novos processos organizacionais promotores da

Eficiência e desempenho das organizações rumo à excelência empresarial.

Algumas das prioridades identificadas são:

  • Desenvolvimento de instrumentos de apoio à Excelência e inovação empresarial;
  • Desenvolvimento de ferramentas de Auto-avaliação;
  • A incorporação permanente de novo conhecimento nos processos e atividades;
  • A adoção de novas tecnologias, quer produtivas quer de suporte à atividade;
  • A Utilização de Ferramentas de desmaterialização de Processos;
  • A partilha de experiências e boas práticas nacionais e internacionais, de gestão da qualidade e inovação, tendo como fundamento conceitos da qualidade, inovação e excelência;
  • A adoção de instrumentos e tecnologias que potenciem a gestão de relações externas, conhecimento, das ideias e oportunidades, de ações e iniciativas de melhoria e inovação;
  • Introdução de práticas de benchmarking;

Outra dificuldade que enfrentam as Organizações e em particular as Empresas Nacionais prende-se com a comunicação e divulgação de resultados de projetos de Inovação e Melhoria do Desempenho Organizacional. Esta é, de facto, uma questão relevante para as diversas organizações e instituições, que têm vindo a ser confrontadas com a necessidade crescente de comunicar os seus resultados numa linguagem estimulante e acessível ao público.

Desta forma, pretendendo o presente projeto contribuir para colmatar esta realidade através da adoção de metodologias e ferramentas que ajudem a otimizar e organizar processos de inovação e qualidade, para que as empresas possam apresentar-se junto dos clientes e parceiros de uma forma mais firme e diferenciada.

Enquadramento

O projeto visa estimular a Inovação e o aumento do desempenho e Excelência Organizacional através de reforço dos fatores de competitividade, dotando as organizações dos instrumentos e know-how necessário para promover a gestão adequada da inovação e qualidade, privilegiando a colaboração e a cooperação entre empresas e outros atores da envolvente externa, de forma a incentivar e facilitar novas abordagens e estratégicas em termos de:

  • Inovação e melhoria de Processos Organizacionais, assegurando uma participação alargada de Empresas.
  • Através do desenvolvimento de diagnósticos e ferramentas de avaliação do projeto, pretende-se contribuir para que sejam atingidos horizontes de qualidade e inovação ao nível da excelência.
  • Aumentar a sustentabilidade e competitividade do tecido empresarial, especificamente das PME’s.

Abordagem

Face às lacunas identificadas nas empresas nacionais, e em particular nas PMEs, e àquela que é a “missão” deste projeto, a APQ pretende levar a cabo uma iniciativa estruturante e estratégica de divulgação, sensibilização e capacitação das empresas localizadas nas regiões do Norte e Centro, numa ótica de promoção da inovação e excelência organizacional enquanto fatores dinâmicos de competitividade.

Pretende-se assim através do presente projeto:

  • Contribuir para a qualificação das estratégias de negócio das PME, tornando-as mais sofisticadas, com estratégias de posicionamento inovadoras e que permitam criar vantagens competitivas;
  • Contribuir para a produtividade e eficiência das PME e para o aumento da produção de bens e serviços de valor acrescentado, transacionáveis e internacionalizáveis, e com elevado nível de incorporação nacional;
  • Fomentar nas PME’s uma necessidade constante de inovação e qualidade rumo à excelência.

Neste contexto, de acordo com a atividade que tem vindo a desenvolver, a APQ pretende, com este projeto, dinamizar ações que visem promover a inovação, qualidade e a competitividade empresarial divulgando informações, resultados e casos de sucesso, instigando a inclusão das empresas em dinâmicas constantes de investigação e Inovação. Assim este Projeto coletivo visa essencialmente Promover e Facilitar a utilização de ferramentas de gestão e inovação potenciando os fatores de competitividade e desenvolvimento sustentável das Organizações Empresariais através de:

  • O Acesso a conhecimento relevante em termos de Gestão Estratégica do Negócio, Inovação e melhoria da competitividade e desempenho Organizacional;
  • A Participação em eventos e workshops relacionados com Inovação e melhoria do Desempenho Organizacional, e aquisição de novos saberes e partilha de experiências.

O acesso a instrumentos e ferramentas WEB para auto-avaliação ao nível de excelência, desempenho Organizacional e para Gestão de Atividades relacionadas com a Inovação, nomeadamente Canvas Business Model Generation, Design Thinking, RADAR, Balanced scorecard, critérios EFQM, entre outros.

 

Atividades

Tendo em vista a concretização dos objetivos estratégicos identificados, o projeto prevê a realização de quatro atividades:

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Workshop

Excelência e Inovação nas PME

21 de Novembro 2016 | Porto – Exponor

A APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade vai realizar uma sessão de divulgação subordinada ao tema Excelência e Inovação nas PME, no próximo dia 21 de novembro, na Exponor, com o objetivo de sensibilizar as organizações, em especial as PME, para as temáticas da Excelência e da Inovação e, simultaneamente, dar a conhecer os projetos  aprovados nestes domínios, no âmbito do Programa Portugal 2020.

A sessão tem o seguinte programa:

17h00 – Abertura da sessão
António Ramos Pires
Presidente da Direção da APQ

17h15 – Promoção da Excelência e Inovação nas PME
Projetos APQ no Programa Portugal 2020
António Ramos Pires
Presidente da Direção da APQ

17h45 – Casos Práticos
Testemunho LIPOR – Abordagens à Inovação
Benedita Chaves

Testemunho ADRAVE – Modelo de Excelência da EFQM / C2E
Paula Dourado

18h15 – Debate

18h30 – Encerramento

APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
Delegação Regional do Norte
Rua Orfeão do Porto, Nº 360, Loja 3
4150-798 Porto
Tel. 226 153 320
E-mail: drn@apq.pt