IV Jornadas Regionais da Qualidade

A Delegação da Madeira da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, realiza este ano as IV Jornadas Regionais da Qualidade, no dia 23 de outubro.

Este ano, pretendemos ir ao encontro das necessidades atuais do nosso público-alvo que, no atual contexto económico e social, sente a necessidade de reformular e flexibilizar os métodos e processos de trabalho para alcançar vantagem competitiva e assegurar a continuidade das organizações. Assim, faz todo o sentido que o tema central das jornadas seja RFM: Reformulação Flexível dos Métodos.

Comissão Técnica

Comissão Organizadora

Ana MelimCarla Candeias
Dinarte RodriguesIdalina Martins
José FrancoLaura Teixeira
José VieiraRaquel Berenguer
Luís SantosSandra Vasconcelos

Programa

Pode consultar aqui o programa detalhado

Editorial

A moda R.F.M.

Reformulação Flexível de Métodos

Vivemos tempos em que a competitividade é a chave para a sobrevivência das organizações. Fazer mais com menos, cada vez com menos recursos e meios.

Vivemos tempos em que a flexibilidade e a rapidez na adaptação a novos contextos é determinante para sintonia das organizaçõe com o mercado e a envolvente externa.

Vivemos tempos de novas modas. As modas de novas técnicas, novas metodologias com siglas e slogans apelativos, consideradas a chave, o alfa e o ómega do sucesso organizacional.

Vivemos tempos de esquecimento, de falta de memória, a memória e a lembrança do passado, das coisas básicas e simples, as “fundamentais” do desenvolvimento organizacional, particularmente no domínio da qualidade.

É neste contexto que as Jornadas Regionais da Qualidade, na sua 4ª edição, irão realizar-se sob o signo R.F.M. – Reformulação Flexível de Métodos (de trabalho e de processos). Os principais objetivos que estiveram na base da seleção desta temática foram os seguintes:

  • Contribuir para o desenvolvimento sustentado das organizações regionais, com a promoção de práticas inovadoras nos domínios da gestão e da qualidade;
  • Ir ao encontro das necessidades atuais do público-alvo que, no atual contexto económico e social, sente a necessidade de reformular e flexibilizar os métodos e processos de trabalho para alcançar vantagem competitiva e assegurar a continuidade das organizações;
  • Abordar conteúdos com ênfase na vertente prática e em detrimento da vertente conceptual em temáticas cuja oferta regional é muito limitada.

Assim, nas IV Jornadas Regionais da Qualidade pretende-se mostrar aos participantes como os círculos da qualidade estimulam a criatividade, a inovação e a adaptação ao dinâmico ambiente contextual onde a organização se insere, bem como mostrar como a filosofia de gestão Kaizen/Lean aumenta a competitividade empresarial e contribui para a obtenção de uma posição de excelência através de ferramentas que permitem reformular e flexibilizar processos.

A gestão do capital humano não poderia deixar de ser abordada, pois as pessoas são a base de todo o sucesso organizacional. Temáticas inovadoras como o “Coaching”, técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), gestão motivacional e liderança são ferramentas fulcrais na excelência organizacional, pela sua capacidade de potenciar comportamentos humanos para reformular e flexibilizar todos os processos e equipas de trabalho.

As IV Jornadas Regionais da Qualidade pretendem ser um acontecimento que contribua para a focagem das organizações nos seus métodos e processos de trabalho, que promova a utilização de instru¬mentos para a sua reformulação e modulação o mais simples e económicos possíveis, começando pelos círculos de controlo e melhoria da qualidade, que envolvem as pessoas na melhoria contínua das organizações e relembrando que a autodisciplina, a arrumação e a limpeza são determinantes para a eficiência de métodos e processos de trabalho, base da implantação da qualidade total.

As Jornadas Regionais da Qualidade são na Região Autónoma da Madeira (RAM), o evento anual mais importante ao nível da qualidade e excelência organizacional, pelo que pretende-se que estas Jornadas contribuam para o início de uma ”onda” de qualidade total na Região, sintonizada numa frequência tal que seja compatível com a modéstia e exiguidade dos recursos atualmente ao dispor das organizações.

Embora seja um evento realizado no Funchal, terá a participação de referências nacionais, quer ao nível dos oradores quer em termos de testemunhos práticos de sucesso. Os horizontes deste evento ultrapassam claramente os limites geográficos da RAM, pelo que apelamos à participação de todos

Laura Teixeira, Presidente da Delegação Regional da Madeira da APQ
ver pdf

Condições de Inscrição

Valores isentos de IVA. Os valores indicados incluem a participação nas Jornadas, Documentação, Coffee-Breaks e Almoços.

(*) Mediante cópia de comprovativo da situação a enviar com a inscrição.

(**) Valores válidos para estudantes de licenciaturas e mestrados, não abrangendo pós-graduações ou doutoramentos. As inscrições serão validadas mediante envio de cópia do cartão de estudante em vigor no presente ano letivo.

Almoço no Local

A APQ vai disponibilizar almoço buffet na sala dos Arcos.
O almoço inclui: entrada, saladas diversas, três pratos quentes, sobremesas diversas, bebidas (vinho branco, vinho tinto, água e sumos) e café.

Formas de Pagamento

– Transferência Bancária através do NIB 0010 0000 46503590001 23

– Cheque à ordem de Associação Portuguesa para a Qualidade

Prazos

– Data limite de inscrição: 20 de Outubro – Enviar para o e-mail drm@apq.pt

– Qualquer desistência deverá ser comunicada por carta, fax ou e-mail (drm@apq.pt), até dia 20 de Outubro. Até esta data haverá um reembolso de 75%. Após esta data não haverá lugar a reembolso.

– Qualquer participante inscrito poderá ser substituído, mediante a apresentação de declaração da organização a que pertence.

Informações e Contactos

APQ – Delegação Regional da Madeira

E-mail: drm@apq.pt
Telefone: 226 153 320

Local de Realização

Auditório da Universidade da Madeira
Colégio dos Jesuítas
Rua dos Ferreiros
9000-039 Funchal
(Mapa)

Hotel Recomendado

Hotel Orquídea

Vídeos

RTP Madeira – Vídeo
Jornal das 19h – “Jornadas da Qualidade”
Data – 2014-10-23
Maritimo TV – Vídeo

Recortes

António Ramos Pires
Presidente da Direção da APQJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-09-18Ver
Marco Neves
Responsável da qualidade,
Centro Técnico da Yazaki SaltanoJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-09-25Ver
Euclides Coimbra
Iberia Board PresidentJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-09-29Ver
Elsa Gouveia
Executive coach and Behavioural trainerJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-10-06Ver
Laura Teixeira
Presidente da Delegação Regional da Madeira
Associação Portuguesa para a QualidadeJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-10-13Ver
A Comissão Técnica das IV JRQ
Associação Portuguesa para a QualidadeJornal – Jornal da Madeira
Secção – Economia
Data – 2014-10-20Ver
Caderno das Jornadas
Jornal – Jornal da Madeira
Data – 2014-10-29Ver