Eventos

Detalhes

Início

10 Nov 2022 – 09h00


Fim

10 Nov 2022 – 18h00


Local

Online, Presencial (Porto)


Contacto

(+351) 226 153 320


Email

andreia.marques@apq.pt

O Colóquio da Qualidade, evento anualmente organizado pela APQ, vai realizar-se a 10 de novembro de 2022, data que este ano é convencionada internacionalmente como o Dia Mundial da Qualidade. Nesta que é a sua 46ª edição, o Colóquio tem como tema principal “LEIS Q – Liderança, Excelência, Inovação e Sustentabilidade com Qualidade” e será realizada em formato híbrido – presencial no Porto, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e com transmissão online.

Na tradição das anteriores edições, o Colóquio constitui uma oportunidade única para os participantes tomarem contacto com experiências e boas práticas nacionais e internacionais, permitindo debater temas atuais da Qualidade e Excelência Organizacional, nesta que continua a ser uma fase desafiante e que impõe exigências acrescidas a todos os profissionais, muito em especial à “comunidade da Qualidade”.
Qual balanceamento que devemos procurar entre os “standards” e a customização dos sistemas de gestão? Qual deve ser o papel da gestão de topo na Qualidade? O novo líder inova e gere, estamos prontos para os desafios atuais em Portugal? E a sustentabilidade, que papel pode ter em tempos mais incertos e até incompreensíveis? O que podem as empresas portuguesas fazer nos próximos tempos para almejar melhores resultados? Como potenciar uma cultura de qualidade? E como podemos comunicar melhor para demonstrar qualidade?
Estas e outras questões serão objeto de discussão, partilha e respostas durante o colóquio nestes tempos desafiantes e de coragem.

Este grande evento da APQ está aberto a todas as organizações e profissionais da área da Qualidade e Excelência, desde decisores de topo, gestores da Qualidade, consultores, auditores, certificadores, avaliadores, docentes e estudantes, que visam a obtenção de desempenhos excecionais, sustentáveis e com maior previsibilidade. Em simultâneo será, também, uma oportunidade exclusiva para estabelecer contactos, aceder às melhores práticas e medir o seu impacto.

Estamos certos de que este será um evento da maior relevância para as organizações e profissionais que privilegiam a Qualidade e a Excelência como fatores de crescimento e de competitividade sustentada.

Não perca esta oportunidade!

Programa

09h00 Receção aos participantes
09h15 Sessão de Abertura
Pedro Saraiva | Associação Portuguesa para a Qualidade
Testemunho – António Costa Silva | Ministro da Economia e do Mar
09h30 Avaliação da Conformidade. Standardizar vs Customizar (ou a relevância em alcançar um equilíbrio)
Pedro Alves | IQNET
10h30 Pausa para café
11h00 Mesa Redonda – Liderança para a Qualidade
Liliana Viana | Painhas, S.A.
Purificação Tavares | Unilabs
Sérgio Luciano | Quilaban
Tiago Braga | Metro do Porto
Moderador: Carlos Brito | FEP
Testemunho – William J. Troy | Independent consultant and lecturer
12h30 Almoço livre
14h00 Mesa Redonda | Sustentabilidade
Hugo Ribeiro da Silva | Porsche & Bentley
Anabela Vaz Ribeiro | UN Global Compact
Cláudia Coelho | PwC
Rui Pedro Silva | Cork Supply
Moderadora: Arminda Deusdado | Farol de Ideias
15h00 Mesa Redonda | O novo líder: inova e gere. Estamos prontos?

Sessão paralela com transmissão online

Qualidade no Ensino Superior

Sessão paralela sem transmissão online

Daniela Simões | Miio Gestão de Alimentação e Bebidas – Fichas Técnicas, Modelação e Análise de Menus | Daniela Silvestre
Carlos Oliveira | Fundação José Neves Caracterização da Consciencialização Ambiental da Comunidade do Politécnico do Porto | Hugo Teixeira
Pedro Sá | Polisport Melhoria da Eficiência de uma linha de produção multirreferências| Manuel Reis
Raquel Passos Miranda | Colep Packaging | APGEI Otimização de Processos como Contributo para a Melhoria da Qualidade: Metodologia Lean numa Urgência Hospitalar | Milene Salvador
Moderador: Hugo de Sousa – Innovation by Kaizen Proposta de um Modelo de Criação e Priorização de Soluções Inovadoras em Ambientes de Melhoria Contínua | Vasco Soares
  Moderador: Rui Ramos
16h00 Mesa Redonda | Sustentabilidade e Segurança dos Alimentos

Sessão paralela com transmissão online

Projetos de melhoria

Sessão paralela sem transmissão online

Ondina Afonso | Sonae MC Lean-Green Value Stream Mapping e redução da geração resíduos de cola | Colquímica – Cláudia Pereira e Gonçalo Neto
Pedro Norton Matos | Greenfest Projeto Auditorias 5S Sistemáticas | Polisport – Carolina Almeida
Maria João Cunha | Delta Agilizar os processos de logística no armazém (receção, armazenamento, inventário, picking e expedição) | Neptune Ring – Margarida Pires
António Vasconcelos | Planetiers New Generation Projeto eLogbook- transformação digital dos logbooks dos processos operacionais | Labesfal – Luís Martins
Moderador: Nuno Soares Uma Cultura de Accountability & Inteligência na Execução | Unitel – Ricardina Andrade
  Modelo de Gestão de Interação com o Cidadão (MoGIC) | DGS – Diana Costa
  Moderador: Bruno Vieira
17h00 Pausa para café
17h30 Decifrar pessoas em auditoria
Alexandre Monteiro | Profiler
18h00 Sessão de Encerramento

Oradores Confirmados

Alexandre Monteiro

Alexandre Monteiro

Profiler

Alexandre Monteiro é mestre em Decifrar Pessoas©, profiler, palestrante internacional, autor dos best’s Sellers “Os segredos que o nosso Corpo Revela” e “Torne-se um Decifrador de Pessoas”, coach de Negociadores e equipas de alta performance, Líderes, influenciadores e Políticos.
Durante a última década aprendeu como Decifrar Pessoas com os maiores especialistas do mundo em comportamento humano, espiões ,Ex agentes do FBI, CIA, MI6, neurocientistas e engenharia social.

Anabela Vaz Ribeiro

Anabela Vaz Ribeiro

Executive Director Global Compact Network Portugal

Coordenou e desenvolveu projetos de referência nas áreas de Gestão, Mudança Organizacional, Recursos Humanos, Bem-Estar Organizacional, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Managing Partner da Pedra Base, a sua carreira é marcada por anos de experiência na gestão e implementação de projetos de consultoria e formação, operando em diversos setores de atividade: banca, transportes, petrolífero, telecomunicações, inteligência artificial, minas, hospitalidade, indústria farmacêutica, segurança privada, packaging, entre outros. Experiente na conceção de metodologias, diagnósticos, auditorias e estudos de avaliação e recursos pedagógicos aplicáveis à formação e desenvolvimento de competências.
É uma das peritas a nível nacional nos domínios da ética e da sustentabilidade, realizando assessoria na definição de estratégias de sustentabilidade, relatórios de sustentabilidade, diagnósticos de maturidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, diagnósticos e planos para a Igualdade de Género, projetos especiais e programas de treino em organizações privadas e públicas.
Executive Director do Global Compact Network Portugal, iniciativa das Nações Unidas para a Sustentabilidade empresarial, desde Janeiro de 2018.
Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Ética Empresarial desde 2018.
Presidente da Sub-Comissão de Sustentabilidade que assegurou o acompanhamento da norma ISO 20400 Compras Sustentáveis
Presidente da Comissão Técnica da Responsabilidade Social e das Organizações Familiarmente Responsáveis, do Organismo de Normalização Setorial (ONS) APEE.
Coordenou e esteve envolvida na conceção de diversos referenciais relacionados com a ética, responsabilidade social, sustentabilidade, anticorrupção e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal.
Membro da Delegação Portuguesa que acompanha o Technical Committtee TC 323 que está a desenvolver normas internacionais em “Circular Economy”.
Pós-graduação em Marketing pela Universidade Católica. Licenciatura pelo ISCTE-UL em Organização e Gestão de Empresas. Certificação pelo IEFP como formadora, e pela Persona Awareness Systems, Inc. como consultora. Auditora certificada.
António Vasconcelos

António Vasconcelos

Co-líder INSURE.Hub | Innovation in Sustainability and Regeneration e chairman | The Natural Step International

António Vasconcelos dirige a boutique de consultoria de alta direção New-Next e foi Vice-President internacional da Oliver Wyman, uma das mais prestigiadas consultoras estratégicas a nível mundial. Co-lidera a Planetiers New Generation e o INSURE.Hub – Innovation in Sustainability and Regeneration, em resultado de uma parceria daquela com a Católica Business School e a Escola Superior de Biotecnologia. É co-promotor do Planetiers World Gathering, evento internacional em sustentabilidade, e o atual chairman da The Natural Step International, NGO de origem sueca que há mais de 30 anos aplica conhecimento científico em sustentabilidade por organizações progressivas a nível mundial. Com mais de três décadas de experiência em serviços profissionais, tem trabalhado nos últimos 12 anos em estratégias articulando negócio e sustentabilidade em vários setores (agro-alimentar, moda, químicos, sistemas de mobilidade). É licenciado em gestão pela Católica Lisbon e MBA pela Nova SBE.

Arminda Deusdado

Arminda Deusdado

Directora-geral e sócia | Farol de Ideias

Directora-geral e sócia da Farol de Ideias, empresa produtora de conteúdos de media
Jornalista especializada em ambiente há mais de duas décadas.
Realizadora, fundamentalmente de documentários de ciência.

Carlos Brito

Carlos Brito

Professor da Faculdade de Economia do Porto

Carlos Brito é professor universitário, gestor e opinion maker.
É professor de marketing na Faculdade de Economia do Porto e na Porto Business School.
É presidente do Observatório do Vinho do Porto, vice-presidente da Associação Portuguesa de Management, administrador da APCER Brasil, membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto e membro de vários conselhos consultivos.
Tem participação regular em órgãos de comunicação social, sendo frequentemente convidado como orador e motivational speaker para abordar temas de marketing, inovação e empreendedorismo.
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

Presidente Executivo | Fundação José Neves

É cofundador e Presidente Executivo da Fundação José Neves.
Com um percurso ligado à economia, à inovação e ao empreendedorismo, ocupou o cargo de Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional.
Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação (EIC), entre 2016 e 2021, sendo o único representante português.
Criou aos 22 anos, a sua primeira empresa, a MobiComp, que seria adquirida pela Microsoft em 2008. É um empreendedor em série, tendo co-fundado e investido em diversas startups como a Automaise, iMobileMagic, Asap54, PeekMed, Cardmobili, entre outras.
Foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio como Oficial da Ordem de Mérito.
Cláudia Coelho

Cláudia Coelho

Partner PwC | Sustentabilidade e Alterações Climáticas

Cláudia Coelho é a partner responsável pela área de Sustentabilidade e Alterações Climáticas na PwC Portugal. Licenciada em Engenharia do Ambiente pelo IST e com Pós graduação em Sistemas de Gestão Ambiental pelo ISQ e Programa de Direção de Empresas da AESE, tem vinte anos de experiência profissional na indústria e como consultora na área do ambiente e sustentabilidade.
Integrou a equipa de sustentabilidade da PwC em 2006, sendo atualmente a responsável da área, realizando coordenação de projetos de ambiente, de sustentabilidade, de resposta a investidores e índices de sustentabilidade e de reporting não financeiro.
Com extensa experiência em diversos setores de atividade, como a energia, a banca, o retalho, entre outros, participa ainda, regularmente e com diversas instituições de ensino, no desenvolvimento de sessões sobre sustentabilidade em cursos de várias naturezas (gestão, comunicação, etc).
Daniela Simões

Daniela Simões

Engenheira Informática de formação e co-fundadora e CEO da Miio

Engenheira Informática de formação e co-fundadora e CEO da Miio
Hugo Ribeiro da Silva

Hugo Ribeiro da Silva

Administrador | Member of the Board - Centro Porsche Porto

Doutorado em Economia de Empresa - Universidad Rey Juan Carlos Madrid
MBA Internacional - Católica Porto Business School
Mestre em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Licenciado em Gestão de Marketing - Instituto Português de Administração de Marketing
Programa C. Management - Universidade Católica Portuguesa
PAGE - Programa avançado de gestão para executivos - Universidade Católica Portuguesa
Experiência profissional
Accionista e administrador executivo da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), desde 2014
Administrador executivo/Direção geral da XRS Motor SA (Concessários Porsche Porto/Braga), de 2011 a 2014
Docente convidado no IPAM, de 2013/2014 e 2014/2015
Administrador da Everjets-Aviação Executiva SA, de 2011 a 2013
Diretor Comercial da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart) de 2007 e 2011
Diretor de Vendas de Viaturas de Turismo e Smart da Soc.Com.C.Santos Lda (Concessionário Mercedes-Benz, Smart), de 1996 a 2006
Chefe de Vendas na Filinto Mota, SA (Concessionário Citroen), de 1992 a 1996

Hugo Sousa

Hugo Sousa

Empreendedor digital e expert em Inovação Corporativa

Hugo de Sousa é um empreendedor digital e especialista em inovação corporativa.
Lidera o IBK – Kaizen Institute Western Europe Centre of Excellence for Growth Innovation – e ensina Strategic Business Analytics em Londres na Bayes Business School, City University of London e Transformação Digital nos programas executivos da Nova SBE Executive Education
A sua carreira inclui uma lista diversificada de empresas, consultoras e entidades de serviço público de renome, incluindo Capita Plc, BearingPoint, Lionbridge, Arthur D. Little, Inetum e os setores da Justiça e Turismo do Governo Português.
Em 26 de fevereiro, fundou o wehelpukraine.org após uma uma publicação no LinkedIn. A plataforma foi desenvolvida por mais de 300 voluntários, ajudou milhares de pessoas em apenas algumas semanas e foi recomendada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa
Maria João Cunha

Maria João Cunha

Diretora de Sistemas Integrados e Certificação do Grupo Nabeiro

Maria João Cunha, é licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, Pós-Graduada em Qualidade e Segurança Alimentar, pelo Instituto Superior Egas Moniz e em Gestão Estratégica na Agroindústria, pelo Instituto Politécnico de Portalegre, e é reconhecida como especialista em Engenharia Alimentar pela Ordem dos Engenheiros.
Atualmente, assume a direção de sistemas integrados e certificações, no grupo Nabeiro – Delta Cafés, prestando serviços de consultoria, formação e implementação de sistemas nas áreas da qualidade, segurança alimentar, ambiente, SST, Responsabilidade Social, Conciliação e sustentabilidade.
É também, vogal da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar, na Ordem dos Engenheiros. Vice-presidente da direção sul da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). E, membro do board do Global Compact Portugal.
Nuno Soares

Nuno Soares

Especialista em Engenharia Alimentar

Ao longo dos 21 anos como engenheiro alimentar abraçou muitos desafios e projetos. Desde a sua primeira experiência profissional que tem trabalhado com diversas equipas nas áreas da produção, qualidade e segurança alimentar. Mais tarde na carreira, percebeu a importância de ter uma visão mais alargada dos negócios e por isso frequentou um MBA. No seu doutoramento investigou uma nova abordagem para a vidragem do pescado congelado procurando mudar alguns dos mais antigos paradigmas desta indústria. Teve a honra de ser agraciado com o título de especialista em Eng. Alimentar pela Ordem dos Engenheiros (2018). A cada dia que passa ficou mais apaixonado pela sua missão de partilhar conhecimento e desenvolver pessoas. Como consequência disso mesmo, nos últimos anos, publicou livros e artigos sobre os temas de segurança alimentar e fundou o movimento “I’m a SLO” como princípio basilar para uma mudança de mentalidade na indústria alimentar e construção da uma cultura de Segurança Alimentar. Desde de 2019 que se dedica a contribuir para que profissionais que trabalham, ou pretendem trabalhar, na área de Segurança Alimentar tenham uma carreira profissional mais realizada e impactante com base no desenvolvimento constante do seu conhecimento, produtividade e mentalidade.
Liliana Viana

Liliana Viana

Diretora Ambiente, Qualidade, Segurança e Continuidade do Negócio da PAINHAS, S.A.

Licenciada em Química – ramo de polímeros pela Universidade do Minho em 1998, especializou-se em Gestão da Qualidade, completando uma Pós-Graduação em Gestão Integrada do Ambiente e da Paisagem e uma Pós-Graduação como Técnica Superior de Segurança e Saúde do Trabalho.

Com formações de referência, destaca-se o curso NEBOSCH HSE - Health and Safety Leadership Excellence.

Em 1999, iniciou a o seu percurso na área da Qualidade, na empresa “Quintas & Quintas, Cordoarias e Redes”, na Póvoa de Varzim, como responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade.

Desde 2001 que integra a equipa da Painhas SA, empresa líder na área da Energia e que se destaca pelos fortes pendores em políticas sustentáveis, exercendo funções como Diretora do Sistema de Gestão Integrado (Ambiente, Qualidade, Segurança do trabalho, Segurança da Informação e Continuidade do Negócio) e Auditora interna da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde.

Em paralelo, é, ainda, formadora nas áreas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho e orientadora e Membro de Júri do Curso de Técnico de Segurança e Saúde do Trabalho, em algumas entidades formadoras.

Ondina Afonso

Ondina Afonso

Diretora da Qualidade e Investigação

Ondina Afonso é Presidente do Clube de Produtores Continente acumulando com o cargo de Diretora de Qualidade e Investigação, MC Sonae. É Presidente do Comité Alimentar no EuroCommerce e do Comité Técnico da Cadeia de Custódia do GlobalG.A.P. . Durante dez anos foi coordenadora dos Serviços de Tecnologia e Inovação e docente na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
Desde 2003 é avaliadora de Projetos Europeus de Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia & Inovação na Comissão Europeia. De 2009 a 2016 foi Diretora Executiva da PORTUGALFOODS – Pólo de Competitividade e Tecnologia para o setor agroalimentar.
Pedro Castro Alves

Pedro Castro Alves

Diretor Executivo da IQNET Association e CEO da IQNet Ltd

Desde 2013 como responsavel dos escritorios centrais da rede IQNET, localizados em Berna, Suica. A sua experiencia profissional inclui mais de 25 anos em formacao e docencia, em consultoria e auditoria bem como em funcoes de gestao em organismos de avaliacao da conformidade, tanto em Portugal como no estrangeiro. Em complemento as suas funcoes atuais na IQNET Association e IQNet Ltd (um organismo de auditoria e certificacao atuando fundamentalmente na area da sustentabilidade), assume mandatos em outras organizacoes internacionais, destacando-se a sua nomeacao como Tesoureiro da IAF e como membro do ISO CASCO Chair’s Policy and Coordination Group, sendo igualmente representante oficial para a ISO, IAF, EA, EOQ, GFSI entre outras.

Pedro Norton de Matos

Pedro Norton de Matos

Mentor do Greenfest, Bluefest e Academia G , literacia para a sustentabilidade

Pedro Norton de Matos é um grande apaixonado pela fauna e flora e desde que se conhece põe as mãos na Terra.
Um livro de Aquilino Ribeiro “Aldeia, Terra , Gente e Bichos” adequa-se ao seu auto retrato. Privilegia a harmonia entre o Homem e a Natureza e sente-se mais rural que urbano.
Economista/gestor de profissão , desenvolveu competências de liderança , fez carreira internacional e dedica parte da sua actividade à consultoria e formação em “soft skills, nomeadamente através de mentoria e “coaching” de equipas de executivos.
É mentor e organizador do Greenfest , maior festival de sustentabilidade em Portugal que já conta com 15 anos . O ano de 2021 vê também chegar o primeiro Bluefest com enfase na economia do mar.
Lecciona Empreendedorismo num mestrado de gestão da universidade católica e o seu triângulo de intervenção, no dia a dia, passa pelo três vértices: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Alterações comportamentais/liderança/ gestão da mudança.
É um grande entusiasta do movimento de mudança e procura juntar pessoas e projectos em prol de um mundo mais justo, equilibrado e cooperante. Não se importa de , às vezes, ser apelidado de romântico, pois acredita convictamente que a humanidade não pode voltar as costas à Natureza , com quem tem muito que aprender. Ao invés, considera fundamental aprender com a Natureza as leis da regeneração e zero desperdício.
Pedro Sá

Pedro Sá

Diretor de Inovação & Desenvolvimento de Negócio

Entusiasta da inovação e tecnologia, engenheiro, com experiência profissional de mais de 18 anos na liderança de equipas focadas na gestão de projetos de I&D+i de produtos e processos produtivos em diferentes indústrias.

Gestor do Sistema Gestão de IDI da Polisport NP4457.

Produtos e tecnologias inovadoras premiadas internacionalmente.(IMDA e IF Design Award)*

Carreira desenvolvida na indústria da mobilidade, bicicletas, motos e acessórios automóvel, e com passagem pela indústria do mar com o foco no marítimo e pescas.

Purificação Tavares

Purificação Tavares

Administração e Business Developper | Unilabs

Médica Geneticista, foi Prof Catedrática na Univ do Porto. Fundou a CGC Genetics em 1992, no seu regresso dos EUA, hoje Genética Unilabs, um dos principais laboratórios de análises de Genética Médica europeus, com 4000 testes para todas as áreas médicas, com ampla experiência internacional de serviços de Genética médica. A prestação é nacional e internacional, em especial Europa, Medio Oriente e América do Sul. A sua carreira tem especial enfoque na prevenção pelo diagnóstico preciso e precoce, e a valorização do conhecimento no âmbito da inovação, com diversos prémios e reconhecimentos.
Raquel Passos Miranda

Raquel Passos Miranda

Sustainability & Continuous Improvement Director na Colep Packaging | Membro do Conselho Diretor na APGEI - Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial

Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pela Universidade do Porto e com um MBA Executivo pela Porto Business School, hoje a Raquel é responsável pela Sustentabilidade e Melhoria Contínua na Colep Packaging, assim como membro do Conselho Diretor da APGEI - Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial da APGEI.
Com mais de 25 anos de experiência profissional em vários setores de atividade, nomeadamente na indústria, distribuição, retalho e farmacêutica, trabalhou em Supply Chain, Desenvolvimento de Negócios, Melhoria Contínua e Sustentabilidade.
Rui Pedro Silva

Rui Pedro Silva

Sustainability and Process Engineering Manager | Cork Supply

Como Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mais tarde Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia (Universidade do Porto), assume hoje as funções de Diretor de Sustentabilidade e Engenharia de Processo na Cork Supply Portugal. A sua experiência com a indústria da cortiça já acumula 17 anos, iniciando com a área da investigação e desenvolvimento, produção e engenharia de processo e recentemente sustentabilidade. Considerando que a implementação da metodologia LEAN na Cork Supply é um caso de sucesso, no qual acompanhou de perto, assumindo desde 2015 as funções de diretor de Engenharia de Processo | LEAN. Desde 2021 passou a acumular as funções da direção de sustentabilidade, considerando que o LEAN quase que assume a visão holística da sustentabilidade baseado em dois princípios fundamentais de respeito pelas pessoas e sociedade e melhoria contínua.
Sérgio Luciano

Sérgio Luciano

CEO da Quilaban

Licenciado em Gestão Financeira e MBA com especialização em Finanças Empresariais, tem uma larga experiência profissional em funções de administração como CFO e CEO.
Tendo iniciado a sua carreira em auditoria na EY, é na área da saúde que a tem desenvolvido. Esteve envolvido em vários projetos de integração de pequenas empresas familiares em unidades de negócio de maior dimensão e perfil multinacional e no lançamento e desenvolvimento de unidades de negócio internacionais.
É presentemente CEO da Quilaban, uma empresa que disponibiliza soluções para a saúde, ao nível de distribuição farmacêutica, diagnóstico, healthcare, sourcing e logística de exportação, em Portugal e em mercados internacionais.

Tiago Braga

Tiago Braga

Presidente do Conselho de Administração do Metro do Porto, S.A

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e com pós-graduação em Política e Gestão Ambiental pela Universidade de Aveiro

É desde 2019 Presidente do Conselho de Administração da TRANSPUBLICIDADE - Publicidade em Transportes, S.A. , Presidente do Conselho de Administração do NORTREM - Aluguer de Material Ferroviário, ACE bem como Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, S.A.

William J. Troy

William J. Troy

Independent consultant and lecturer

Currently an independent consultant on leader development and strategy. Bill serves on the boards of The Old Soldiers Home Foundation, Washington, D.C.; the Froedtert Hospital Board, Milwaukee, Wisconsin; and American Association of Laboratory Accreditation (A2LA), Frederick, Maryland. He was Chief Executive Officer of American Society for Quality (ASQ), an international professional society with 68,000 members 2014 – 2019.
Prior to being named CEO at ASQ, Bill had a 38-year U.S. Army career, from which he retired as Lieutenant General (three stars). His last position was Director of U.S. Army Staff at the Pentagon. Troy served in Europe, the United States, and the Middle East. Prior to his tour as Director of the Army Staff, he served as the Commanding General, U.S. Army Alaska, where he was responsible for the combat readiness of 12,000 soldiers, and the welfare of 20,000 family members. He has held a number of significant general officer positions in the U.S. military, including Chief of Staff for Ill Corps in Iraq during Operation Iraqi Freedom.
Troy was commissioned in the Infantry from the United States Military Academy, where he received a Bachelor of Science degree. He received master's degrees from the Naval Postgraduate School, and the Naval War College, and was a Senior Fellow at Harvard University's Weatherhead Center for International Affairs.
He is the recipient of the Bronze Star, the Combat Infantryman Badge, the Ranger Tab, Master Parachute Wings, the Distinguished Service Medal, and Commander in the French National Order of Merit.

Participação em Formato Presencial | Inscreva-se aqui!

Participação em Formato Online | Inscreva-se aqui!

NOTA 1: Só os Associados com quotas em dia poderão usufruir dos preços especiais de Associado APQ.

NOTA 2: O valor de estudante só é válido mediante envio por e-mail de documento comprovativo da situação de estudante e comprovativo de pagamento.

A participação inclui a emissão de uma Declaração de Presença.

Modalidades de Patrocínio

Clique e faça o download do documento das Modalidades de Patrocínio aqui!

PLATINA | 4000€ + IVA

  • 5 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 15 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 5 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de uma página na Revista Qualidade
  • Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 40 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 28 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

OURO | 2500€ + IVA

  • 3 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 12 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 3 entradas gratuitas no jantar de gala (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Possibilidade de inclusão de um anúncio publicitário de ½ página na Revista Qualidade
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 30 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • Projeção de vídeo institucional dos patrocinadores durante as pausas do evento
  • 21 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

PRATA | 1000€ + IVA

  • 2 inscrições presenciais gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 8 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 1 entrada gratuita no jantar de gala (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • Artigo na Revista Qualidade | Publicação na Revista Qualidade de um artigo elaborado pelo patrocinador sobre uma boa prática da organização relacionada com a excelência organizacional e oferta de 20 exemplares da revista
  • Colocação de documentação na bolsa entregue aos participantes presenciais
  • 14 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

BRONZE | 500€ +IVA

  • 1 inscrição presencial gratuita (extensível a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 4 inscrições online gratuitas (extensíveis a pessoas externas à organização, nomeadamente clientes/fornecedores)
  • 7 horas de formação gratuitas*
  • Colocação do logótipo da empresa do patrocinador na página do evento, no site da APQ, com inclusão de link para o site do patrocinador (Local e tamanho, em conformidade com a modalidade de patrocínio)
  • Campanhas de marketing e comunicação | Colocação do logótipo em todos os suportes promocionais do evento, nos anúncios da revista Qualidade e em outros meios de comunicação
  • Inserção de separador com os logotipos dos patrocinadores antes das apresentações powerpoint
  • Distribuição de uma brochura de apresentação da entidade, em formato eletrónico, a enviar aos participantes após a realização do evento

* Formação gratuita em atividades formativas realizadas pela APQ em regime interempresas (exclui atividades organizadas em parceria com outras entidades e cursos EFQM). Este benefício é válido de 11 de Novembro de 2022 até final de 2023. 

Local do evento

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Saiba como chegar:

Jantar APQ Awards

Casa do Ribeirinho

Não perca a oportunidade de participar no Jantar APQ Awards, que decorrerá no mesmo dia do evento pelas 20h, na Casa do Ribeirinho, em Matosinhos.

NOTA: para mais informações relativas à iniciativa APQ Awards clique aqui!

A participação no jantar é opcional, tendo o custo de 37,50€ por pessoa (preço de inscrição para participantes do Colóquio da Qualidade com IVA incluído).

Caso pretenda participar no jantar sem inscrição no Colóquio da Qualidade o valor será de 50€ (IVA incluído).

A cerimónia irá contar também com a atuação do famoso violinista português Pedro Carneiro!

Pedro Carneiro

Was born in 1977 in Santo Tirso, Portugal.
At age of 15, he made a tour in Brazil, playing in cities as Rio de Janeiro, Victoria, Sao Paulo, Belem,
Brasilia, Recife, receiving an honorable mention by the Music Conservatory of São Paulo.
Was awarded on the Young Musicians competition in both categories, medium and higher level, also in
the Portuguese Musical Youth contest. At 19, he was invited to join the Madeira Classical Orchestra,
continuing his violin studies with Yuri Kiritchenko.
In that same year, he won a government scholarship of the Madeira Autonomous Region to continue his
studies at the Tchaikovsky Conservatory in Kiev, having been accepted unanimously after played for the
chair of violin teachers, where he was student of Nikolaev Gorohov (Yampolsky disciple.)
Gave recitals and played solo in countries like Portugal, Spain, France, Netherlands, Russia, Ukrain,
United States of America. He has played with orchestras such as the Orchestra of the Algarve, North
Orchestra, Symphony Orchestra of Porto, Orchestra of Beiras, Remix Ensemble, Orchestra Remix, English
Chamber Orchestra, Paris Opera, Gulbenkian Orchestra, among others.
He played with conductors as Baldur Brönnimann, Olari Elts, Leopold Hager, Michail Jurowski, Christoph
König , Andris Nelsons, Vasily Petrenko, Emilio Pomàrico, Jérémie Rohrer, Peter Rundel, Michael
Sanderling, Tugan Sokhiev, John Storgårds, Joseph Swensen, Gilbert Varga, Antoni Wit, Takuo Yuasa,
Lothar Zagrosek, Peter Eötvös , Ilan Volkov, Lawrence Foster, etc.
In addition to his work on the concert platform, he has made incursions into opera and music theatre,
music accompanying films, dance and jazz. Regularly invited featured composers to undertake
workshops alongside performances of their works, including Brice Pauset, Emmanuel Nunes, Frédéric
Durieux, Heiner Goebbels, Iris ter Schiphorst, James Dillon, Magnus Lindberg, Mark-Anthony Turnage,
Georges Aperghis, Helmut Lachenmann, Bernhard Lang, Matthias Pintscher, Harrison Birtwistle, David
Horne, Wolfgang Mitterer, Hans Abrahamsen, Karin Rehnqvist, Jonathan Harvey, Kaija Saariaho and
Pascal Dusapin.
He was concertmaster at the Sifónica Orchestra of the Murcia Region (Spain) and concertmaster at the
Symphony Orchestra of Torrevieja (Spain).
In 2016 he made a tour playing de Four Seasons of Vivaldi and Piazzola in Sevilla, Santo Tirso, Oporto,
Lisbon, Algarve, Argentina and Brazil.
He has recorded for Classic Radio (RDP), including the live recording of the Tchaikovsky Violin Concerto.

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